Itália

Sobre a Itália

O que conhecemos como “civilização ocidental” é o resultado da herança cultural greco-romana. Foi o Império Romano que (quase sempre na ponta da espada) levou essa civilização para toda a Europa e, por consequência, para as Américas. Para saber mais leia: Itália, para entender o país. É bom lembrarmos que o Brasil é um país recebeu milhares de imigrantes italianos que influenciaram profundamente a nossa cultura, principalmente no Sul e Sudeste.

Mapa da Itália

Como ir à Itália

Avião

Os voos que saem do Brasil aterrizam em dois grandes aeroportos italianos: Roma e o Milão. Desses aeroportos há voos da TAM e a Alitalia para as demais cidades italianas de certa importância.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis na Itália

Escolha e reserve seu hotel nas principais cidades italianas

Melhor época para visitar a Itália

Veja dicas e informações sore a melhor época para visitar a Itália

Vídeo sobre turismo na Itália

Atrações na Itália

Em centenas de sítios arqueológicos, museus, igrejas, palácios, castelos e edifícios de todo tipo espalhados pelo território italiano são conservadas e protegidas grandes e pequenas peças de séculos distantes. Teatros, templos e outras construções das épocas etrusca, grega e romana, cidades e estradas foram devolvidos à luz por pacientes e hábeis escavações. Um enorme acervo de estátuas, afrescos, mosaicos, moedas, inscrições e objetos de uso diário foi descoberto, e tudo isso está acessível àqueles que visitam o país. A Itália sozinha conserva cerca de 40% do que a UNESCO classifica, na Europa, como Patrimônio da Humanidade.  Uma viagem à Itália é muito romântica para um casal e uma excelente pedida para um grupo de amigos. A noite italiana é alegre, há mil lugares para passear, beber, deliciar-se com a gastronomia, ouvir música. Enfim, há atrações para todos os gostos e interesses.

O Renascimento

Quando a economia e as artes do mundo antigo se recuperaram por ocasião da Renascença, isso aconteceu na Itália antes de ocorrer em qualquer outro lugar da Europa. São dessa época as obras de alguns dos maiores artistas de todos os tempos, grande parte das quais se encontra – não por acaso – em Florença, Roma, Veneza e Milão.

A Itália da Idade Média

Mas mesmo nesse meio tempo entre a queda do Império Romano e a Renascença – a Idade Média –, a Itália continuava fervilhando de ideias e de acontecimentos, produzindo um patrimônio insuperável. Basta andar por Assis, San Gimignano ou Erice para confirmar: você se sente no cenário de O incrível exército de Brancaleone! Dessa época, ainda se erguem, no centro-norte, imponentes e não raro elegantemente decoradas catedrais românicas e góticas, enquanto no sul a arquitetura medieval é um fascinante festival de elementos bizantinos, muçulmanos e normandos.

O período barroco

Engana-se quem pensa que a arte italiana parou na Renascença. As obras barrocas, neoclássicas, enfim, de todos os estilos até o contemporâneo existem aos montes por todo o país.
Em suma, cada era deixou no solo italiano testemunhos inestimáveis. O país está cheio de vestígios de todas as épocas; você viaja no tempo, esbarra na História ao virar cada esquina. Nenhum país do mundo pode se gabar de possuir tantos tesouros culturais e artísticos do passado quanto a Itália.

Um país de paisagens variadas

O melhor de tudo isso é que toda essa riqueza se espalha por um território com paisagens variadíssimas de montanhas nevadas, lagos, ilhas, colinas e vales floridos, de rochedos à beira do mar azul profundo ou verde-esmeralda… Então, anote aí: a Itália é bella, e esse é outro ótimo motivo para conhecê-la! Basta pensar nos lindos lagos da Lombardia; na ensolarada costa da Ligúria; na beleza do vale do Rio Adige; nas falésias da Sicília; ou nas vistas da Villa Cimbrone, em Ravello…

Um lugar onde se aproveita a vida

Mas a Itália também é um lugar onde se aproveita a vida. A culinária e os vinhos italianos tornam qualquer viagem para lá uma deliciosa aventura gastronômica. Cada região tem suas especialidades e suas surpresas para o paladar; e isso faz parte dos encantos do país.   Diríamos que os italianos sabem viver.

Qual é a sua viagem?

O que você só precisa se decidir se vai viajar por conta própria ou pegar uma excursão ou pacote.

Que parte da Itália você quer conhecer?

A Itália tem tanto a oferecer, que é difícil numa só viagem conhecer tudo. Existem normalmente dois tipos de viagens à Itália que o turista costumava fazer. Uma delas é só conhecer as principais cidades, como Roma, Veneza, Milão e Nápoles, por exemplo. A outra é escolher um roteiro para percorrer o norte, o centro ou o sul do país. Embora o país disponha de bons transportes públicos, o carro é a melhor opção para uma viagem assim.

Norte da Itália e suas regiões

Emilia-Romagna: Bolonha (Bologna), Ferrara, Rimini, Modena, Parma, Ravenna etc.

Friuli-Venezia Giulia: Trieste, Aquilea, Udine etc.

LiguriaGênova, Riviera di Levante, Riviera di Ponente, Cinque Terre, Península de Portofino

LombardiaMilão (Milano), Como, Mântua (Mantova), Bergamo, Lago Maggiore, Lago di Como, Lago di Garda, Sabbioneta, Lago d’Iseo etc.

Piemonte: Turim (Torino)

Trentino-Alto AdigeTrento, Bolzano, Merano etc.

Valle d’Aosta: Aosta, Monte Bianco etc.

VênetoVeneza (Venezia), Verona, Pádua (Padova), Cortina d’Ampezo etc.

Centro da Itália e suas regiões

AbruzzoL’ Aquila, Parque Nacional do Abruzzo etc.

MarcheAncona, Urbino etc.

LácioRoma , Ostia Antica etc.

ToscanaFlorença (Firenze), Siena, Lucca, Pisa, San Gimignano etc.

Umbria: Perugia, Assis (Assisi), Gubbio, Orvieto, Spoleto etc.

Sul da Itália e suas regiões

Basilicata: Potenza, Matera etc.

Calabria: Reggio di Calabria etc.

Campania: Nápoles (Napoli), Costa Amalfitana, Amalfi, Pompéia, Capri, Ravello, Herculano e o Vesuvio etc.

Molise: Campobasso, Termoli etc.

Puglia: Bari, Alberobello, Lecce etc.

Sardenha: Cagliari, Costa Esmeralda etc.

Sicilia: Palermo, Cefalù, Erice, Agrigento, Siracusa, Taormina, Etna, Monreale, Piazza Armerina, Ilhas Eólicas etc.

A Itália em imagens

Maquina fotografica

Centro da Itália em imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens