Documentos para sua viagem: os necessários e os úteis

Documentos para viagem: Permissão Internacional para Dirigir
Documentos para viagem: Permissão Internacional para Dirigir

Quando se pensa em providenciar documentos para uma viagem, imediatamente vem a cabeça o passaporte. Mas não é só passaporte brasileiro (com visto, se for o caso, ou RG, nos casos de países que não exigem passaporte), que você precisa levar quando viaja para outros países como turista.

Pode ser necessário providenciar vários outros documentos para sua viagem: Permissão Internacional para Dirigir (“Carteira Internacional de Motorista”), Carteira de Vacinação, Certificado de Vacinação contra Febre Amarela… Alguns países exigem até que você tenha feito um seguro de viagem. 

Isso sem falar na Carteira Internacional de Estudante, de Professor ou de Jovem e da Carteira da Hostelling International – HI (antiga “Albergues da Juventude”), necessárias para você obter muitos benefícios caso se enquadre em uma dessas categorias.

A boa notícia é que obter esses documentos para sua viagem é mais simples do que pode parecer. Vamos lá!

Permissão Internacional para Dirigir – PID (Carteira internacional de habilitação ou de motorista)

Alguns países aceitam apenas a CNH (carteira de habilitação ou “de motorista”) original e válida como documento dirigir carro ou moto durante sua viagem.

Mas, para dirigir nos países que não aceitam só a CNH, você vai precisar de uma Permissão Internacional para Dirigir – PID (“Carteira internacional de habilitação”) fornecida pelo DETRAN de seu estado. Deverá levá-la com você, além da sua CNH original e válida.

No caso do DETRAN do Estado de São Paulo, você pode fazer o pedido online e receber a PID em casa, pelo correio. Veja no site do DETRAN-SP como proceder para obter sua Permissão Internacional para Dirigir.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP

Se antes já era obrigatório se vacinar contra certas doenças, como a febre amarela, antes de viajar para determinados países, a lista de países e vacinas só aumentou!

Para comprovar que você recebeu as vacinas exigidas para sua viagem, vai precisar do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Esse certificado é um documento específico emitido pela ANVISA, com validade internacional.

Não é sua carteirinha de vacinação comum. Mas você vai precisar dela carteirinha para que a ANVISA emita o CIVP, que é um documento para viagem, e não uma simples carteirinha. Antes de tudo, você precisa se informar sobre quais vacinas precisa tomar para viajar para o país ou países que irá visitar. Se já tiver tomado e guardado a carterinha, ótimo. Se não, vai precisar ir a um posto de saúde ou UBS para tomar as vacinas e pegar a carteirinha. 

Faça isso o mais rápido possível, logo que definir para onde irá viajar. Lembre que a vacina contra febre amarela precisa ser tomada no mínimo 10 dias antes de sua viagem. Considere também que, depois de tomar todas as vacinas, você ainda terá que pedir a CIVP à ANVISA. A partir daí, a expedição do certificado pode demorar até 10 dias úteis. 

Veja as informações oficiais da ANVISA sobre como obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

Seguro de viagem

Para viajar para determinados países da Europa, que são os países aderentes ao Tratado de Schengen, é obrigatório ter um seguro de viagem com uma cobertura específica. Alguém vai exigir a comprovação, por meio de um documento, de que você tem esse seguro quando você chegar ao país? É pouco provável, mas possível.

Alguns cartões de crédito fornecem esse seguro a seus clientes sem custo. Se não for o caso do seu cartão, contrate um seguro de viagem adequado para os países Schengen. Todas as boas seguradoras têm essa modalidade de produto.

Os países europeus que exigem a contratação desse seguro são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Carteira Mundial de Estudante, de Professor e de Jovem

Nem todos sabem, mas as carteiras ISIC – International Student Identity Card *, ITIC – International Teacher Identity Card** e  IYTC – International Youth International Card são valiosos documentos para sua viagem se você se enquadra em uma dessas categorias.  Elas dão a seus portadores direito a enorme quantidade e variedade de descontos em muitos países – inclusive no Brasil. (*Carteira Mundial de Estudante; ** Carteira Mundial de Professor;  ***Jovem Card)

Existem descontos em meios de transporte, atividades culturais, atrações turísticas, restaurantes etc.

A ISIC é para estudantes em geral, desde o ensino fundamental até o doutorado; a ITIC, para professores quer lecionem em colégios, faculdades, universidades, cursos pré-vestibulares, cursos técnicos e cursos de idiomas; e a IYTC, para jovens de 18 a 30 anos que não estejam estudando.

No Brasil, essas carteiras podem ser requeridas por meio do site oficial da Carteira do Estudante que, por sua vez, é o site da ISIC no Brasil.

Você pode obter mais informações sobre todas as carteiras e descontos, em nível mundial, no site oficial da ISIC.

Carteira do Hostelling International  – HI (antigo “Albergues da Juventude”)

Os hostels da tradicional organização “Albergues da Juventude”, que atualmente se chama Hostelling International (HI), continuam sendo uma excelente alternativa de hospedagem econômica em todo o mundo, e não são destinados apenas a jovens.

Para se hospedar com descontos nos hostels (albergues) da HI, é preciso se associar e obter a carteirinha, que é barata e vale muito a pena. Lembre, porém, que é bom reservar seu lugar para não dar de cara com um hostel lotado; e que os preços das diárias nos hostels variam entre si e e também de um quarto para outro no mesmo hostel.

Veja informações sobre como obter a carteirinha do HI.