Booking.com

Abruzzo

A Região de Abruzzo, atrações e cidades, L'Aquila, Parque Nacional do Abruzzo, Parque Nacional do Grand Sasso, Pescara, Chieti, Scanno, Sulmona, Alba Fucens.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Abruzzo, Itália - Foto Catherine Wilson CCBY

Sobre o Abruzzo

O Abruzzo, região de montanhas que já foi território romano e teve depois sua sorte ligada à de Nápoles, é esparsamente povoado. Sua economia é baseada na agropecuária, sobretudo na criação de ovinos.

A região possui três belíssimos parques nacionais que ocupam cerca de trinta por cento de seu território. O mais importante deles é o Parque Nacional do Abruzzo, um dos melhores lugares na Europa para a prática de caminhadas, montanhismo, equitação e observação de fauna e flora. Os outros são o Parque Nacional do Gran Sasso e o Parque della Maiella.
No Abruzzo estão alguns dos mais elevados maciços dos Apeninos, como o Gran Sasso, cujo ponto culminante, denominado Corno Grande, alcança 2.912 metros. Não é à toa que a região possui diversas estações de esporte de inverno.

A paisagem dos planaltos entre as montanhas é desolada. Do lado do Adriático, as colinas, bem mais baixas, alternam-se com vales e chegam perto da costa. É nessas terras mais férteis e nas cidades costeiras, como Pescara, que se concentra a maior parte da população.

O patrimônio artístico e cultural do Abruzzo pode ser considerado menos rico que o de outros pontos do país, mas conhecer a região é uma oportunidade de ver belas paisagens e pitorescas aldeias encravadas em montanhas, esquecidas pelo mundo, que mantêm antigos costumes e tradições. As cidades mais interessantes são L’Aquila (a capital), Sulmona e Scanno, que conservam boa parte de seus centros históricos medievais.

Mapa do Abruzzo

Como ir e conhecer o Abruzzo

O Abruzzo é uma das regiões italianas mais indicadas para visitar de carro, principalmente se você quer desfrutar as incríveis paisagens dos Apeninos e chegar às pequenas aldeias nas montanhas. As estradinhas são íngremes, estreitas e sinuosas, mas o levarão a recantos perdidos de uma Itália que pouca gente conhece. No inverno, informe-se sobre as nevascas e as condições das estradas secundárias. Seja cuidadoso: você pode fazer uma curva e dar de cara com um pastor atravessando a estrada com um rebanho de carneiros!

O trem, prático para quem deseja percorrer o litoral, liga Pescara a Roma e Sulmona a L´Aquila.
O ônibus, nem sempre com horários muito cômodos, liga as pequenas localidades do interior e também as cidades maiores.

Veja pacotes e excursões

Carro

De Roma (133 km) utilize a A24 até Pescina e em seguida a S83 até Pescasseroli, uma cidadezinha no interior do parque, com infraestrutura para receber visitantes.

Trem + ônibus

Pegue o trem em Roma até Avezzano (2h) e em seguida o ônibus até Pescasseroli (1h).

Hotéis no Abruzzo

Escolha e reserve seu hotel no Abruzzo 

Escolha e reserve seu hotel em L’Aquila  (capital regional)

Melhor época

A primavera e o verão são as melhores época. Faz frio no inverno e chega a nevar. O verão, além de lotado de turistas, é excessivamente quente. Primavera e outono são épocas mais agradáveis. O outono é mais chuvoso, mas as chuvas raramente chegam a incomodar.

Atrações

Parque Nacional do Abruzzo

Situado no meio dos Apeninos, com altitudes variáveis entre 900 e 2.200 metros e área de 50 mil hectares, o Parque Nacional do Abruzzo é um dos mais espetaculares parques italianos, e pode ser incluído entre os mais importantes da Europa em razão da riqueza da flora, que conta com grande variedade de árvores de diversos portes, e da fauna, que inclui ursos pardos, lobos, veados, animais menores e aproximadamente 300 espécies de aves.

Embora seja possível atravessar o parque de carro, você não poderá percorrer as trilhas de automóvel. Terá de fazê-lo a pé (sozinho ou em um tour guiado) ou alugar um cavalo ou uma bicicleta. Saiba, entretanto, que para ver os animais é preciso alguma sorte.
Conheça o site oficial do Parque Nacional do Abruzzo.

Parque Nacional do Grand Sasso

Nas proximidades de L’Aquila, o gigantesco parque, com 150 mil hectares e uma enorme biodiversidade, abriga os picos mais altos dos Apeninos. Entre as espécies de animais selvagens existentes no parque estão o urso, o lobo, o cabrito montês e muitos tipos de aves, entre elas a águia. Além das variadas fauna e flora e das espetaculares paisagens de montanha, o parque possui espalhados por seu território sítios arqueológicos, velhas abadias, castelos medievais e antigos povoados.
Conheça o site oficial do Parque Nacional do Gran Sasso.

Pescara

De Roma (205 km) pela A24-A25. Situada no litoral, a cidade, pátria de Gabriele d’Annunzio (cuja casa foi transformada em museu), é a maior do Abruzzo e um balneário frequentado por europeus no verão. Merece ser mencionada principalmente por ser um entroncamento ferroviário e rodoviário importante.  Província de Pescara. Oficial.
Chieti Fica bem do lado de Pescara. Entre montanhas, construída no alto de uma colina, a cidade é conhecida pelo Museo Archeologico Nazionale d’Abruzzo, instalado em uma villa neoclássica. Ela abriga as principais peças antigas da região, dentre elas a famosa escultura funerária Guerreiro de Capestrano, do século VI a.C.

Scanno

De Roma (127 km) pela A24-A25 e em seguida pela S479. Perto de um lago muito bonito, conservou um centro histórico com vários edifícios antigos, fontes, arcos, palácios e portais. As igrejas, construídas na Idade Média, foram reformadas e têm hoje um aspecto renascentista. A maior parte da cidade é ocupada por casinhas geminadas, construídas em terreno irregular, o que formou um labirinto de pequenas ruas, passagens e escadarias. Prefeitura de Scanno. Oficial.

Sulmona

De Roma (132 km) pela A24-A25. Cidade romana, foi a terra natal do poeta Ovídio e ainda conserva ruas de traçado medieval, bem como algumas construções de época, tais como a porta gótica com relevos dourados na entrada da cidade; o Palazzo Annunziata, no Corso Ovidio, onde funciona o Museo Civico; e a igreja de San Francesco della Scarpa, na Piazza del Carmine. Na Piazza Garibaldi, onde aos domingos de Páscoa ocorre a “Festa della Madonna che scappa in piazza”, pode-se ver um antigo aqueduto e, ao lado, a renascentista Fontana del Vecchio. Sulmona. Oficial.

Alba Fucens

De Roma (74 km) pela A24-A25. Bem ao lado de Avezzano, Alba Fucens é o sítio arqueológico romano mais importante do Abruzzo, onde podem ser vistas ruínas do anfiteatro, da basílica, das termas e de suas antigas muralhas.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens

Booking.com

Mais posts

San Gimignano, Itália

Centro da Itália em imagens

Centro da Itália em imagens: uma viagem fotográfica pelas cidades e pelos lugares mais interessantes da macrorregião Centro.

Centro da Itália

Cidades e atraçõe no centro da Itália, dicas de viagem, informações sobre transportes, compras, melhor época para visitar a Itália, vinhos, gastronomia.

Norte da Itália

Turismo no Norte da Itália, atrações, cidades e regiões, informações e dicas de viagem e turismo, transportes, onde se hospedar, como ir.

Sul da Itália

Turismo no Sul da Itália, atrações turísticas, cidades e regiões, dicas de viagem, transportes, como ir, onde se hospedar.