Booking.com

Ancona

Turismo em Ancona, Itália: como ir, as atrações, melhor época para sua viagem, os parques nacionais próximos, atrações, dicas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Porto de Ancona
Ancona, Itália
Porto de Ancona, Itália

 

Ancona: cidade fundada pelos gregos

Ancona (cujo nome significa “cotovelo” em grego), fundada por gregos da colônia siciliana de Siracusa, é a capital regional e a cidade mais importante do Marche. Estabelecida sobre uma elevação à beira-mar, foi durante a Idade Média uma próspera república marítima.

Mapa de Ancona

Ancona: como ir

Confira preços de pacote e passagens aéreas

Avião

Não há voos diretos do Brasil. O aeroporto Raffaello Sanzio (Falconara) recebe voos nacionais e outros vindos de algumas grandes cidades europeias.

Carro

De Roma (285 km), pegue a A24/A25 em direção a Pescara e depois a A14, que acompanha a costa do Adriático. De Florença (320 km), pegue a S67 (direção Ravenna) e depois a A14, passando por Rimini. Há outros caminhos por estradas secundárias que cruzam os Apeninos, mas neles o trajeto é mais demorado e complicado.

Trem

Há trens diretos a partir de Roma (3h30 a 4h). Quem parte de Florença (3h30 a 4h) deve fazer baldeação em Bolonha.

Onde se hospedar em Ancona

Escolha e reserve seu hotel em Ancona

Melhor época

Evite o auge da estação de verão e o auge do inverno. Como sempre a primavera e o outono são as época mais bonitas e de temperaturas mais amenas.

Atrações turísticas em Ancona

É uma pena que, durante a Segunda Guerra, os bombardeios aliados (não os brasileiros, ainda bem!) tenham provocado sérios danos no centro histórico da cidade. Felizmente salvaram-se o lindo Duomo românico, que ostenta um pórtico gótico; a Loggia dei Mercanti, edifício gótico-veneziano do século XV, que tinha a função de bolsa de mercadorias e valores; a pequena igreja românica de Santa Maria della Piazza; a igreja de San Francesco delle Scale; e o Arco di Traiano, do século II, remanescente do Império Romano.

Museo Archeologico

Em Ancona há um Museo Archeologico, com um acervo de peças que vai da pré-história aos romanos, e uma boa pinacoteca, a Galleria Comunale Francesco Podesti, com obras de Tiziano e de outros grandes mestres, além de uma seção de arte moderna.

Atrações nos arredores de Ancona

Loreto

  Há trens diretos a partir de Ancona (20 minutos). De carro, em Ancona (15 km), pegue a S16. A pequenina cidade é um dos mais famosos locais de peregrinação cristã da Europa. A razão disso é a Santa Casa, ou Casa de Maria, que teria sido trazida de Nazaré por anjos em 1294 e colocada em um bosque de loureiros que deu nome ao lugar. Na verdade, as três paredes da casa onde teria vivido a Virgem foram levadas à Itália por anjos de carne e osso: a família bizantina Angeli (“anjos”, em italiano). Se essas são de fato paredes da casa em que Maria recebeu a Anunciação, não se sabe. Porém as dimensões delas são compatíveis com as das paredes internas da gruta existente em Nazaré. <comp./>  Basilica de Loreto e Santa Casa. Loreto

Jesi

 Há trens diretos a partir de Ancona (30 minutos). De carro, em Ancona (12 km), pegue a S76. Antiga cidade da época dos romanos que ainda conserva as muralhas e um centro histórico com edifícios medievais e renascentistas, com destaque para o Palazzo Pianetti, onde funciona uma pinacoteca, e o Palazzo della Signoria, do final do século XV. A região em volta é cheia de videiras: a cidade é famosa por seu vinho branco, o Verdicchio. Site: Jesi

Grotte di Frasassi

Há acesso por trem a partir de Ancona (1h) para a estação Genga/S. Vittore Terme, nas proximidades. De carro, pegue a S76 em Jesi (30 km). Um espetacular conjunto de cavernas, onde passarelas e um sistema de iluminação permitem a visitação. Compostas por diversas “salas” de diferentes tamanhos, onde se espalham estalactites e estalagmites, as grutas parecem ser de outro planeta! <comp./> Grotte di Frasassi. Oficial. Belas imagens!

Parque Regional do Conero

Cortado por uma estrada panorâmica que sai de Ancona e vai até Numana, o parque situado no Monte Conero, que fica à beira-mar, porém a 572m de altura, oferece maravilhosas paisagens de bosques, falésias e rochedos a pique à beira do oceano, pequenas praias e minúsculas baías escondidas entre as pedras, de frente para um mar de cor de esmeralda. É um ótimo passeio para quem está de carro. Site: Parque Regional do Conero

www.comune.ancona.it Site de turismo oficial de Ancona.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens

Booking.com

Mais posts

Urbino

Turismo em Urbino, no Marche, Itália, dicas de viagem,como ir, a melhor época para sua viagem, informações e dicas, atrações.

Panorâmica de San Leo, Itália

Marche

A região do Marche, Itália: as atrações, as cidades de Ancona, Loreto, Jesi, Grotte di Frasassi, Urbino, Pesaro, San Leo, San Marino, Ascoli Piceno.