Sabbioneta, a Brasília italiana

A cidade italiana de Sabbioneta, da segunda metade do século XVI foi, como Brasília, concebida seguindo um planejamento urbano. Veja as dicas sobre Sabbioneta.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Sabbioneta, Lombardia, Itália
Sabbionete, Lombardia, Itália

Sabioneta, uma cidade planejada no século XVI

Mapa de Sabbioneta

Só mesmo os italianos poderiam criar algo tão original: Sabbioneta é uma cidade planejada, como Brasília. A diferença é que sua construção começou em 1558, na região italiana da Lombardia, e foi uma das primeiras experiências urbanísticas da história.
A idéia foi de Vespaziano de Gonzaga, general de Felipe II da Espanha, que resolveu erguer o que seria, na sua visão, a cidade ideal.

Como a sobrevivência de qualquer centro urbano dependia, na época, de sua defesa, ele construiu antes de mais nada um conjunto de muralhas em forma hexagonal, dentro das quais traçou os planos das ruas e edifícios. Tranquila e bela, Sabbioneta é hoje uma pequena cidade 100% renascentista, um bom lugar para perambular sem pressa e um prato cheio para os amantes de arquitetura.

Vídeo sobre Sabbioneta

Como ir

Sabbioneta fica na província de Mântua (Mantova), a 30 km ao norte da cidade de Mântova.

Veja passagens e pacotes par a Itália

Melhor época

Em qualquer época do ano.

Principais atrações turísticas em Sabbioneta

Palazzo Giardino

Construído para guardar a coleção de mármores dos Gonzaga. Tem belos afrescos nas paredes e tetos e uma galeria de impressionantes 96 metros de comprimento, também decorada com afrescos.

Teatro All Antica

É provavelmente o primeiro teatro italiano coberto, muito mais próximo dos contemporâneos do que os antigos teatros romanos.

Palazzo Ducale

Antiga residência oficial dos duques de Sabbioneta.

Incoronata

Linda igreja que abriga o túmulo de Vespaziano, idealizador da cidade.

Museo di Arte Sacra

Museu com interessantes paramentos litúrgicos e com o Tosão de Ouro, condecoração dada pelo rei espanhol Felipe II a Vespaziano.

Sinagoga

Erguida em 1824 no mesmo local onde havia uma outra sinagoga bem mais antiga, é prova da presença dos judeus na cidade. A tipografia era uma das principais atividades da colônia hebraica de Sabbioneta. O primeiro livro impresso por eles em Sabbioneta, datado de 1551, foi Il Commento al Deuteronomio, de Isaac Abravanel. (Esse sobrenome não lembra alguma coisa?)

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Pavia

Pavia, na Lombardia, Itália: como ir, a famosa Certosa di Pavia e outras atrações turísticas da cidade da época dos romanos.Vídeo sobre Pavia.

Read More »

Brescia

Turismo em Bréscia, Itália: como ir, as atrações turísticas, site oficial de turismo, dicas de viagem, transporte, melhor época para sua viagem.,

Read More »

Lago d’Iseo

Como ir para o lago de Iseo, Itália, o que visitar, os passeios e atrações, dicas de vigem, transportes, turismo no Lago d’ Iseo.

Read More »

Lago di Garda

Turismo no Lago di Garda, na Itália; suas atrações, passeios de barco, as cidades do lago, dicas de viagem, transportes, como ir, melhor época.

Read More »
Cremona, Lombardia-Itália

Cremona

Turismo em Cremona, na Lombardia, Itália: como ir, melhor época, atrações turísticas, hotéis.

Read More »

Lombardia

Cidades e atrações na Lombardia: Milão, Lago Maggiore, Lago de Como, Bergamo, Lago d’Iseo, Brescia, Val Camonica, Lago de Garda, Pavia, Cremona, Mântua.

Read More »

Mântua

Turismo em Mântua (Mantova) na Lombardia, norte da Itália, como ir, melhor época para a sua viagem, o Palazzo Ducale e outras atrações.

Read More »
Lago di Como, Itália -

Lago di Como

Lombardia: Lago di Como, Itália: turismo, como ir, o que visitar, principais atrações, dicas, atrações arredores da cidade, transportes, passeios de barco.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.