Booking.com

Campânia

Na região da Campânia, na Itália, ficam Nápoles, Capri, a Costa Amalfitana, Amalfi, Sorrento, Ravello, Positano, Pompeia, Herculano e o Vesúvio. Todos destinos de grande interesse.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Giardini di Augusto, Capri, Campânia, Itália

Sobre a Campânia

A Campânia, cuja capital, Nápoles, é a maior cidade do sul da Itália, tem clima agradável e um litoral extenso e belíssimo. Inicialmente ocupada pelos gregos, que ali estabeleceram diversas colônias, foi logo incorporada ao poderoso Império Romano e posteriormente caiu sob o domínio de normandos, espanhóis e franceses até a unificação da Itália. Hoje, a Campânia é uma das regiões mais populosas do país. Alguns dos destinos turísticos mais importante da Itália ficam na Campania: Napoles • Capri • Ischia • Procida • PompeiaHerculano e o Vesúvio • Sorrento • Positano • Costa AmalfitanaAmalfiRavello • Salerno • Pesto • Caserta • Pozzuoli

Mapa da Campania


Com todas essas diferentes influências e paisagens de tirar o fôlego, a Campânia é interessantíssima para o viajante. A baía de Nápoles é realmente linda – comparável à baía de Guanabara –, e seu litoral oferece passeios inesquecíveis, como as ilhas de Capri, Ischia e Procida, e as cidadezinhas de Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello, na famosa Costa Amalfitana. A inigualável Pompeia, cidade romana soterrada por uma erupção do vulcão Vesúvio, é o mais importante sítio arqueológico da Europa, mas a Campânia tem outros de grande relevância, como Herculano, também da era romana, Pesto e Pozzuoli, ambos do período grego.

Todos esses lugares são tão atraentes que muita gente deixa de conhecer Nápoles, o que pode ser um grande erro, uma vez que a cidade tem não só um museu arqueológico que é dos mais ricos do mundo, mas também castelos, palácios, charmosos recantos à beira-mar e um centro histórico cheio de joias do período barroco. Perto da capital, a Campânia tem até mesmo um imenso palácio real construído especialmente para concorrer com a Versalhes dos Luíses franceses: é Caserta, lembrança eterna dos tempos de glória em que Nápoles foi capital do Reino das Duas Sicílias e morada de grandes nomes da arte, da ciência e da história ocidentais.

Vídeo: a região de Campania

Como ir

Há voos de Roma, Milão, e outras cidades italianas direto para Nápoles, a capital da Campânia. Existem também boas ligações ferroviárias e rodoviárias com todo o país.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em Nápoles, Positano, Sorrento e outras cidades da Campânia

Escolha e reserve seu hotel em outras regiões italianas

Melhor época

Evite o auge do verão, sobretudo o mês de agosto. O frio no inverno é suportável. Mas a melhor época para sua viagem pela Campânia é a primavera e o outono.

Como conhecer a Campania: transportes

Os pontos de interesse turístico da Campânia ficam a distâncias relativamente curtas de Nápoles. É muito fácil se deslocar entre eles.

Trem

A principal linha de trem é a que sai de Roma e passa por Nápoles, seguindo depois para Salerno e outras cidades do sul da Itália. A principal estação de Nápoles é a Centrale, na Piazza Garibaldi. Existem ainda linhas regionais, como a que leva a Caserta e a Circumvesuviana (estação no subsolo da Centrale), com trens para Pompeia, Herculano e Sorrento.

Carro

Se optar pelo carro, é bom lembrar que embora existam ótimas autoestradas, os roteiros mais pitorescos na Campânia são aqueles que percorrem a Costa Amalfitana por vias estreitas e perigosas. Muito cuidado. Existe a opção mais cara, confortável e segura de alugar um carro com um motorista experiente. As melhores agências de viagens podem providenciar isso para você.

Barco

Todas as cidades turísticas litorâneas e as ilhas da região são servidas por linhas regulares de barcos de diferentes tamanhos e graus de conforto. Com exceção dos velozes aliscafos, que são fechados, os barcos proporcionam uma vista privilegiada da costa e das ilhas e são uma delícia nos dias de bom tempo, quando você pode aproveitar para tirar fotos e sentir a brisa do Mar Tirreno. Os barcos possuem toaletes e muitos deles têm lanchonetes onde você pode comprar sanduíches e bebidas. Nos barcos menores, o balanço do mar pode incomodar um pouco.

Ônibus

Onde o trem e o barco não chegam (como a pequena cidade de Ravello), há a opção do ônibus. Toda a Campânia tem linhas regulares de ônibus entre as cidades. A principal companhia é a UNICO CAMPANIA (em Nápoles: 081/5513109 | 081/5514414)

Conheça mais sobre a Itália

Itália (Introdução)  Centro da Itália  Norte da Itália  Sul da Itália

Matérias especiais

A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueologico de Nápoles

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens

Booking.com

Mais posts

Praia em Positano, Costa Amalfitana

Positano

Positano, na Costa Amalfitana, é um destino turístico badalado. A cidade foi construída praticamente na vertical, entre o mar e a montanha.

Praia em Positano, Costa Amalfitana

Sorrento

Sobre Sorrento A vocação turística de Sorrento, na Costa Amalfitana da Itália, remonta à época do Grand Tour, quando foi “descoberta” por Byron, Keats, Goethe,

Vista da Costa Amalfitana a partir de Ravello

Viajando de carro pela Costa Amalfitana

Roteiro de viagem de 25 dias de carro pelo sul da Itália, etapa 4, Costa Amalfitana: Amalfi, Positano, Sorrento, Atrani, Ravello, Minori e Maiori. Vea as fotos e dicas.