O que ver e fazer na Chapada Diamantina
Lençóis
Lençóis é a porta de entrada para a Chapada Diamantina. Possui numerosas atrações. Saiba mais
Palmeiras
Palmeiras foi no passado um grande cento de mineração de diamantes. Possui diversas atrações nas redondezas. Saiba mais.
Iraquara, Chapada Diamantina
A cidade nasceu e cresceu durante o Ciclo do Diamante. É famosa por suas grutas e cavernas que atraem muitos visitantes. Saiba mais
Andaraí
Andaraí é a segunda principal cidade da Chapada Diamantina. Seu nome, que significa “rio dos morcegos”, foi dado pelos índios cariris que habitavam o local quando os primeiros aventureiros chegaram à procura de metais e pedras preciosas. Saiba mais.
Mucugê
Foi em Mucugê, a 48 km de Andaraí, que o primeiro diamante foi encontrado. Conta-se que, em 25 de junho de 1844, Cristiano Pereira do Nascimento, afilhado do Coronel Cazuza do Prado, pecuarista da região, foi lavar as mãos no riacho Cumbuca e achou um diamante. Saiba mais.
Rio de Contas
A cidade, a 56 km de Palmeiras, originou-se de um ponto de pouso onde os viajantes pernoitavam, e que deu origem, no final do século XVII, a um povoado denominado Creoulos na nova rota entre Goiás e Salvador. Saiba mais.
Morro do Chapéu
Antes da chegada dos europeus, o local era habitado pelos índios paiaiás. O solo era bom para plantio e muitos dos que ali chegaram à procura de ouro e prata acabaram se estabelecendo. Saiba mais.
Dicas para conhecer a Chapada
Para conhecê-la, é necessário ter espírito de aventura e estar em boa forma física. A maioria dos visitantes fixa sua base em Lençóis, onde contrata passeios para outras localidades e atrações. Em muitos sítios, visitantes só podem entrar acompanhados por um guia habilitado pela Secretaria do Turismo e pelo IBAMA.
Como ir
Avião
O aeroporto Coronel Horácio de Mattos, em Tanquinho, a 20 km de Lençóis, 50 km de Palmeiras e 10 km de Andaraí, recebe voos fretados.
Ônibus
A partir do Terminal Rodoviário de Salvador, a empresa Real Expresso tem ônibus para Lençóis e Palmeiras. A Viação Águia Branca tem linha direta para Mucugê, Morro do Chapéu e Andaraí, com conexão em Itaberaba; a empresa Novo Horizonte tem linha para Rio de Contas. Há dois ônibus por semana de Feira de Santana para Iraquara pela empresa Real Expresso.
Carro
A Chapada Diamantina fica a 420 km de Salvador.
Hospedagem
Escolha e reserve seu hotel na Chapada Diamantina
A melhor época
A Chapada Diamantina pode ser visitada em qualquer época do ano, mas o período mais seco é entre abril e outubro.
Trilhas na Chapada Diamantina
Muita gente vai à Chapada Diamantina para fazer trilhas. Aliás, quase todos os passeios exigem caminhadas. É para quem curte esse tipo de programa. Preguiçosos, se abstenham… Conheça as trilhas da Chapada Diamantina.
Preparação
Leve capa de chuva, repelente de insetos, calçado adequado para caminhadas, havaianas para as horas de descanso, protetor solar, óculos escuros, chapéu ou boné e roupas adequadas (calça de tactel, camisetas leves). Use meias grossas para evitar bolhas nos pés. Há rios e cachoeiras: leve toalha e calção ou maiô e snorkel, se você curte. Escolha uma mochila impermeável e confortável e não a sobrecarregue.
Preços
A Associação de Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL) tem tabelas com tarifas dos serviços oferecidos pelos guias. Os preços praticados variam segundo os níveis de dificuldade das trilhas, a duração dos passeios, a necessidade de traslados e o fornecimento de refeições e/ou equipamentos. A hospedagem em casas de moradores costuma ter preços um pouco inferiores aos das pousadas mais simples.