Costa do Descobrimento, Bahia
Praia de Canavieiras, região de Ilhéus
A Costa do Descobrimento, Bahia, Praia de Canavieiras, região de Ilhéus

A Costa do Descobrimento, Bahia

A Costa do Descobrimento conserva a memória das primeiras iniciativas portuguesas de colonização da América. Os monumentos históricos situam-se, em sua grande maioria, em Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, onde se encontra o Marco do Descobrimento, mas as pequenas igrejas do Arraial d’Ajuda e de Trancoso são importantes testemunhas da chegada dos pioneiros.

Mapa de Porto Seguro e Costa do Descobrimento

Entre Belmonte e Caraíva

Nos 150 km entre Belmonte e Caraíva, existem praias desertas e outras bastante agitadas, junto a vilarejos que se tornaram points no verão. Os meios de hospedagem variam de campings a resorts luxuosos. As opções de diversão, lazer e contato com a história do país são muitas.

Santa Cruz de Cabrália

Em Santa Cruz de Cabrália existem recantos ainda não muito explorados, excelentes para quem quer fugir do agito. Há também, em Coroa Vermelha, local onde foi rezada a primeira missa no Brasil, uma aldeia de índios Pataxós.
Saiba mais sobre Santa Cruz de Cabrália.

Porto Seguro

A cidade de Porto Seguro, que possui a melhor infra-estrutura turística, é a que recebe o maior número de visitantes. Do outro lado do rio, encontra-se o Arraial d’Ajuda que, além de rústico e charmoso, dá acesso para as praias do sul, como Taípe, Lagoa Azul e Pitinga. Nas redondezas desenvolveu-se boa estrutura turística com hotéis e pousadas.
Saiba mais sobre Porto Seguro

Arraial d’Ajuda

Música, luaus, alegria e gente bonita animam a noite em Arraial D’Ajuda. O agito começa na “Broadway” e se estende pela estrada do Mucugê e pelo Beco das Cores. Nas ruas, boates e bares lotados, a paquera rola solta. Saiba mais sobre Arraial d’Ajuda.

Trancoso

A seguir encontra-se Trancoso, antigo paraíso “bicho-grilo” e de naturistas, hoje um lugar sofisticado, onde muitos artistas plásticos e artesãos, brasileiros e estrangeiros, fixaram residência. Saiba mais sobre Trancoso.

Caraíva

O pequeno vilarejo de Caraíva, por sua vez, que conserva a rusticidade (lá, a luz elétrica é de instalação recente), tem dentre suas atrações a Praia do Espelho, uma das mais bonitas da costa brasileira. Saiba mais sobre Caraíva

Como ir

Avião

Porto Seguro possui aeroporto internacional. TAM e Gol têm vôos regulares para lá a partir de certas capitais brasileiras. Ônibus urbanos e táxis ligam o aeroporto ao centro.

Ônibus

As empresas São Geraldo (71/3450-4488), Gontijo (( 0800-311312) e Águia Branca (( 73/3288-2575) operam linhas entre Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Trancoso. Para ir ao Arraial d’Ajuda há balsas a partir de Porto Seguro. Ao desembarcar, ônibus ou lotações o levarão até a vila, a 5 km.

Carro

Para ir a Porto Seguro pegue a BR-101 até Eunápolis e depois a BR-367. Para chegar a Santa Cruz de Cabrália, depois de Porto Seguro, prossiga por 23 km na direção norte pela estrada litorânea. Para ir ao Arraial d’Ajuda, pegue a balsa em Porto Seguro e rode mais 5 km até a vila, ou tome a nova estrada asfaltada, que sai da BR-367, 35 km após Eunápolis. Do Arraial há estrada para Trancoso e para o embarcadouro onde se tomam barcos para Caraíva.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador