Prado e a Costa das Baleias

Turismo em Prado, na Costa das Baleias, na Bahia: atrações turísticas e uma sucessão de praias, cada uma mais bonita do que a outra.
Prado, Bahia Foto Jorge Brasil CC BY
Prado, Bahia Foto Jorge Brasil CC BY
Prado, Bahia

Prado

A cidade fundada em 1755 conserva o casario do século XVIII, calçadas de pedras e igrejas. São 84 km de praias, muitas delas ao lado de falésias, outras ao lado de manguezais, lagoas de água doce, riachos, cascatas e, é claro, coqueirais. Perto da vila de Cumuruxatiba desemboca o rio Cahy, onde os nativos tiveram o primeiro contato com os portugueses da esquadra de Cabral. Prado possui boa estrutura hoteleira e é uma cidade festiva, onde as tradições são preservadas por meio de músicas, danças e rituais. Caso queira participar de um autêntico bumba-meu-boi, esteja por lá no início de janeiro para se deslumbrar e se divertir muito. ( Atenção, amigos dos animais: o “boi” em questão não é de verdade. Não se trata de tourada, de farra do boi nem de nada parecido, e sim de um folguedo folclórico.)

Mapa de Prado

Atrações em Prado e arredores

Centro Histórico

Dentre as construções dos séculos XVIII e XIX estão conservadas a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, o sobrado da Rua Rui Barbosa, a Casa Colonial do Beco das Garrafas (onde se concentram os restaurantes), a antiga Cadeia Pública, a Pousada Colonial e o casario. Nas ruas calçadas com pedras, baianas vendem acarajés e cocadas.

 

As praias

Praia de Guaratiba

Dispõe de boa infra-estrutura, com pousadas, bares, restaurantes e parque com lago. Suas águas calmas são próprias para banho. No complexo turístico é possível contratar passeios de escuna e vôos de ultraleve. Ao Sul, a 12 km do Centro. Esta praia e as demais ao sul de Prado podem ser alcançadas por estrada asfaltada, a BA-001, a caminho de Alcobaça.

Praia da Barra

Lugar lindo, com ondas fortes. A 4 km ao sul do centro, na foz do rio Jucuruçu. Acesso pela praia ou cruzando o rio. Barcos no cais de Prado fazem a travessia.

Praia do Coqueiral

Areias brancas e ondas fortes. Na Av. Beira-mar, perto do centro.

Praia Novo Prado

É urbana, agitada, tem barracas com guarda-sóis e espreguiçadeiras. Perto do centro.

Praia da Lagoa Grande e Praia da Lagoa Pequena

Perfeitas para quem aprecia mar com ondas fortes. Possuem areias monazíticas ( escuras); as lagoas próximas são de água doce. A 4 km ao norte do Centro.

Praia da Viçosa  ou da Amendoeira

Tem águas calmas, falésias e arrecifes. Ladeada por um riacho de água doce. Ao Norte, a 8 km do Centro.

Praia da Paixão

Pequena enseada de águas rasas e tranqüilas. Ao Norte, a 10 km do Centro. I

Praia do Tororão

Uma das mais interessantes e bonitas da região, possui uma cascata de água doce que cai direto na areia. Ao Norte, a 12 km do Centro. Acesso por escadaria a partir do mirante.

Praia das Ostras

Falésias e águas calmas são as atrações desta praia deserta. Ao Norte, a 15 km do Centro.

Praia da Japara

Grande Deserta, boa para banhos de mar e de água doce, pois um riacho corre junto à ela. Ao Norte, a 22 km do Centro.

Praia Dois Irmãos

Praia extensa, de areias monazíticas, excelente para banhos nas lagoas naturais que se formam na maré baixa. Depois da praia da Japara Grande, na direção norte.

Praia da Areia Preta

Com areias monazíticas, boa para mergulhos, pesca, canoagem e windsurf. A 30 km do centro.

Cumuruxatiba

Apelidada carinhosamente de Cumuru por seus habitantes, lugar “onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa ”, é uma simpática vila procurada por quem busca sossego e contato com a natureza. Possui praia de águas rasas e mansas, de beleza ímpar, com vista para o Monte Pascoal e para as ruínas de um longo pier, que avança quase 1 km mar adentro. No vilarejo existem diversos restaurantes, hotéis, pousadas, um camping e albergues. Passeios de barco refazem a rota de Cabral até Porto Seguro e, à noite, os adeptos do night dive vão mergulhar em Barreira Branca, a l h de barco da costa. A 33 km de Prado por estrada de terra.

Praia do Rio do Peixe Grande

Depois do banho de mar é possível tirar o sal do corpo no riacho de água doce. A 4 km ao norte de Cumuruxatiba.

Praia do Moreira ou dos Namorados

Bonita, com águas calmas e piscinas naturais, que se formam durante a maré baixa. É um lugar procurados por pombinhos em lua-de-mel em razão do cenário inspirador. A 7 km ao norte encontram-se as praias mais desertas (atenção, namorados!) de Imbassuaba, cortada por um riacho, e do Calambrião (ou Arnaldo), de areias monazíticas, cercada por falésias. A 8 km ao norte de Cumuruxatiba.

Outros pontos de interesse

Barra do Cahy

A Barra do Cahy é um lugar histórico: foi na desembocadura desse rio que os portugueses da esquadra de Cabral se reabasteceram de água potável e tiveram o primeiro contato com os índios antes de chegar a Porto Seguro. A natureza exuberante motiva caminhadas ou cavalgadas por trilhas e passeios de barco rio acima observando os manguezais, os pássaros e a vegetação. Nas proximidades, na Fazenda Cahy, há barzinho e restaurante. A 52 km do centro de Prado e a 20 km de Cumuruxatiba.

Corumbau

A vila é agitada durante o verão, quando grupos de todas as idades chegam de barcos vindos da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias. O lugar significa em tupi-guarani “longe de tudo”, “fim do mundo e o começo da terra“ ou ainda “lugar distante”. Ou seja, perfeito – na baixa temporada – para você se esconder. Já na alta estação o movimento é grande; você cruza com gente de tudo quanto é canto, com seu artista favorito e, às vezes, até quem você não espera, como aquele colega de trabalho grudento… O vilarejo está na divisa com o município de Porto Seguro. Você pode fazer passeios de caiaque pelo rio, visitar o Parque Nacional do Monte Pascoal, o povoado de Caraíva ou pegar uma excursão para mergulhar nos corais do Pataxó e dos Itacolomis. Em Corumbau, como as diferenças de maré alta e baixa são grandes, o pontal de arrecifes fica exposto na baixa e submerso na alta. A 88 km do centro de Prado. Tomar a BR-489 até Guarani. Depois são 56 km em estrada de terra.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Costa do Cacau

Costa do Cacau, na Bahia, como ir, o que visitar,as melhores praias, informações práticas e dicas sobre a Costa do Cacau.

Mucuri, Bahia

Mucuri, Bahia

Mucuri, na Bahia: seu litoral tem cerca de 50 km de praias selvagens de todo tipo, com falésias, coqueirais e piscinas naturais. Veja as dicas.

Nova Viçosa, Bahia

Nova Viçosa, Bahia

Nova Viçosa, Bahia: a 960 km de Salvador,perto de Abrolhos, entre o rio Peruípe e o Oceano Atlântico e cercado por manguezais e pela Mata Atlântica.

Caravelas, Bahia

Caravelas, Bahia: A cidade conserva o casario em neoclássico, e fachadas são revestidas de azulejos. Nos arredores há praias inexploradas.

Alcobaça, Bahia

Alcobaça, Bahia, na Costa das Baleias. Seu litoral tem falésias, lindas praias, coqueirais, lagoas, rios, manguezais, rica fauna e flora, De Alcobaça pode-se visitar Abrolhos.

Juazeiro, na Bahia

Juazeiro

Atrações turísticas em Juazeiro, Bahia: a cidade além de ser um importante destino pelos interessados em turismo, religioso tem diversas atrações.

IlhaSapinho, Maraú, BA

Península de Maraú

Península de Maraú, Bahia: manguezais, dunas, cachoeiras, 40 km de praias, lagoas fluviais e piscinas naturais formadas pelos recifes de corais.

Morro de São Paulo, Bahia

As mais importantes atrações turísticas no Morro de São Paulo, na Bahia, o agito noturno, as melhores praias, as fortalezas.

Costa do Dendê, Bahia

Costa do Dendê, Bahia: nessa região de litoral recortado fica o Morro de São Paulo, um dos mais conhecidos e procurados pontos turísticos da Bahia.

Trancoso, Bahia

Trancoso, um dos pontos underground da Bahia desde a remota década de 1960, recebe hoje todo tipo de público atraído pela beleza selvagem de suas praias.