Mucugê, Chapada Diamantina
Cachoeira na Chapada Diamantina
Cachoeira na Chapada Diamantina, Bahia

Mucugê, Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamantina

O primeiro diamante

Foi em Mucugê, a 48 km de Andaraí, que o primeiro diamante foi encontrado. Conta-se que, em 25 de junho de 1844, Cristiano Pereira do Nascimento, afilhado do Coronel Cazuza do Prado, um dos grandes pecuaristas da região, foi lavar as mãos no riacho Cumbuca e achou um diamante. A notícia se espalhou rapidamente; em pouco tempo a “corrida do diamante” começou – todo mundo querendo lavar as mãos nesse riacho!

Mucugê se torna centro minerador de diamante

O garimpo atraiu para Mucugê grandes proprietários de outros estados, que para ali mudaram levando suas famílias e seus escravos. A mineração de diamantes atraiu também muitos europeus e árabes, gerando disputa de poder, luta pela terra, por escravos e pelos melhores garimpos. Tudo virou um “Deus nos acuda” onde quem podia mais, chorava menos, até que em 1870, quando as jazidas se esgotaram, a cidade direcionou seu desenvolvimento para outras atividades como a agropecuária e a agricultura.

Uma das mais belas cidades da Chapada Diamantina

Localizada a 900m de altitude em meio a uma paisagem privilegiada, Mucugê, considerada uma das mais belas cidades da Chapada, possui uma razoável infra-estrutura para receber visitantes, conserva um conjunto de casarões coloniais e serve como base para excursões aos arredores.
A programação pode incluir visitas às grutas e cachoeiras, passeios a pé ou de bicicleta pelas trilhas e canoagem nos rios.

O Projeto Sempre Viva

O Projeto Sempre Viva, sediado em Mucugê, promove estudos sobre a flora local e tenta preservar a flor silvestre de mesmo nome, que estava à beira da extinção devido à exploração predatória para exportação, em grandes quantidades para a Europa, onde era utilizada como adorno de chapéus.

Atrações em Mucugê

Cemitério Bizantino (Cemitério Santa Izabel)

Ainda ativo, foi criado durante um surto de cólera que se abateu sobre a cidade em 1855. Os mortos pela doença não podiam ser enterrados na igreja, como era costume, pois temia-se que a epidemia se alastrasse. Então, para “compensar” seus mortos da desvantagem de não serem enterrados no solo santo de um templo cristão, as famílias construíram belos mausoléus nos estilos bizantino e gótico, imitando fachadas de igrejas.

Igreja de Santa Izabel

É a principal igreja da cidade, construída por escravos no século XIX.
Arquivo Público O espaço expõe documentos, filmes e fotografias sobre a história da cidade. End. Pça. Coronel Propércio

Parque Municipal Sempre-viva

Mantido pela Prefeitura com o apoio do Estado e da Universidade Católica de Salvador, o parque abriga um centro voltado à preservação da fauna e da flora locais. Dentro dele ficam as cachoeiras de Piabinha e Tiburtino, de livre acesso aos visitantes e excelentes para banho. A cachoeira Tiburtino é uma das quedas d’água do riacho Cumbuca, onde foram achados os primeiros diamantes. Abre das 8h às 17h.

Cachoeira Sibéria

Quem se dispõe a enfrentar os obstáculos para chegar aos pés dessa queda d’água de 5m de altura escondida no interior de um cânion vai se deslumbrar com o paredão de pedra de 200m de altura. A 11 km da cidade. Trilha considerada de acesso difícil.

Cachoeira Funis

Cascata de cinco degraus naturais, considerada a mais bonita das redondezas. A 7 km de Mucugê.

Cachoeira do Cardoso

Boa parte do caminho é feito por trilhas ladeadas por belas formações rochosas e campos de sempre-vivas. A 8 km de Mucugê.
Cachoeira das Andorinhas Formada por várias quedas d’água. Um pequeno paraíso! A 5 km de Mucugê.

Cachoeira dos Cristais

Recém-descoberta, esta cachoeira está situada no fundo de um cânion. A trilha de acesso a ela passa por campos onde se podem ver muitas espécies de bromélias e orquídeas. A 4h a pé de Mucugê.

Serra do Capa Bode

Nesse local a 1.200m de altitude teriam, supostamente, aparecido discos voadores. Ali se ministram aulas de Astronomia para grupos. Interessante. Quem sabe, um contato imediato com uma bela extra-terrestre de pele azul e olhos vermelhos…

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes