Palmeiras, Chapada Diamantina
Formações rochosas da Chapada dos Guimarães BA
Formações rochosas da Chapada dos Guimarães BA

 Palmeiras, Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamantina

A exemplo das outras cidades da Chapada, Palmeiras, fundada em 1890, viveu seus dias de glória com a extração de diamantes. Ainda hoje, a extração mineral é uma de suas fontes de subsistência. As velhas construções da praça da Igreja Matriz do Bom Jesus e o Palacete dos Alcântara são heranças dos tempos da mineração.

Morro do Pai Inácio

A 1.120m de altitude, é um dos pontos turísticos imperdíveis da Chapada. Diz a lenda que Pai Inácio apaixonou-se pela filha de um coronel e foi perseguido por seus jagunços até o topo do morro, de onde saltou. Seu corpo nunca foi encontrado, mas Pai Inácio foi visto correndo pelo vale, desaparecendo sem deixar rastros. A vista é deslumbrante. Os grupos sobem no final do dia para curtir o pôr do sol. Acesso pela BR-242, Km 231. Os últimos 300m até o topo precisam ser percorridos a pé.

Morrão ( Monte Tabor)

A 1.418m de altitude, o Morrão se ergue imponente, como um monumento à natureza, no meio da Chapada. Em sua base nasce o rio Mucugezinho. A escalada, que não é das mais fáceis, deve ser feita em companhia de guias treinados. A 8 km de Caeté-Açu (Vale do Capão) e 20 km de Palmeiras, dos quais 14 km podem ser percorridos de carro.

Vídeo sobre a Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Águas Claras

São cachoeiras de águas cristalinas e piscinas naturais de rara beleza. É possível acampar ali, desde que você tenha coragem de encarar 10 km a pé transportando equipamento de camping, alimentos e tudo o mais. A alternativa, se estiver disposto a gastar um pouco mais: banque o sahib e contrate carregadores. O lugar é uma base para a subida do Morrão. A 15 km do Vale do Capão, dos quais 10 km a pé.

Cachoeira da Fumaça

A água cai de uma altura de 380m mas, antes de atingir o poço, pulveriza-se com o vento, parecendo fumaça. Outra trilha leva até o topo da cachoeira: após subir 300m, caminha-se por 1h no platô. Do alto tem-se visão privilegiada dos paredões de pedra talhados pelo rio durante milhões de anos. A 6 km de Caeté-Açu (Vale do Capão) em caminhada de 5h, ida e volta. De Lençóis, caminhada de três dias, no chamado “trekking da Cachoeira da Fumaça por baixo”.

Vale do Capão

  A 1.000m de altitude, o clima é ameno e agradável. Várias trilhas ligam o Vale ao Gerais do Vieira, um platô de onde se avista toda a região, e ao Vale do Pati, um dos percursos mais procurados pelos amantes do trekking. No Vale do Capão, você encontrará jardins naturais de orquídeas e muitas espécies de pássaros. No vilarejo de Caeté-Açu instalaram-se comunidades “alternativas” que além de praticar meditação e ioga, oferecem sauna indígena, massagens shiatsu e ayurvética e serviços congêneres. A 18 km da cidade por estrada de terra. Guias podem ser contratados na Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (Tel. 3344-1087).

Cachoeira do Riachinho

Bonita, de acesso fácil e boa para banho, é muito frequentada. A 17 km de Palmeiras e 5 km de Caeté-Açu, no Vale do Capão. Depois de estacionar é preciso caminhar 5 minutos.

Corredeira das Rodas

Lugar ótimo para banho com acesso fácil. A 0h40 a pé de Caeté-Açu, no Vale do Capão.

Cachoeira da Purificação e Poço da Angélica

Suas águas claras atraem muita gente que percorre o rio das Rodas. Boa parte da caminhada se faz pelo leito do rio e pelas pedras. A 8 km de Caeté-Açu, no Vale do Capão.

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes