Rio das Contas, Chapada Diamantina

Rio das Contas,na Chapada Diamantina, conserva mais de 400 casarões dos séculos XVII e XVIII, todos restaurados. Trilhas e chachoeiras atraem visitantes.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Riachos na Chapada Diamantina
Rio das Contas, Chapada Diamantina

Rio das Contas, Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamantina

Antigo pouso de tropeiros

A cidade, a 56 km de Palmeiras, 76 km de Lençóis e a 436 km de Salvador, originou-se de um ponto de pouso onde os viajantes pernoitavam, e que deu origem, no final do século XVII, a um povoado denominado Creoulos na nova rota entre Goiás e Salvador. Ali viviam em comunidade alguns negros alforriados, o que justifica sua primeira denominação. Depois vieram bandeirantes e jesuítas. A descoberta das jazidas de ouro fez o lugarejo crescer, transformando-se na Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas de Rio de Contas.
Considerada a primeira cidade planejada do Brasil, Rio de Contas tem ruas largas e grandes calçadões de pedra.

Patrimônio colonial

Essa antiga cidade conserva mais de 400 casarões dos séculos XVII e XVIII, todos restaurados, dentre os quais se destacam o prédio da Prefeitura, as igrejas do Santíssimo Sacramento e de Santana e o Teatro São Carlos. No Arquivo Municipal encontram-se jornais antigos, fotografias e documentos datados do século XVIII. Na praça principal, foram filmadas cenas de Abril Despedaçado sob a direção de Walter Salles.

As atrações de Mucugê, na Chapada Diamantina

Estrada Real

O trecho de 6 km da Antiga Estrada Real próximo a Rio de Contas, todo de pedras assentadas por escravos no século XVIII, é perfeito para uma caminhada, com direito a vistas magníficas. Foi o principal acesso para Livramento e hoje é uma das maiores atrações turísticas da região.

Pico das Almas

Com seus 1.958m de altitude, o Pico das Almas não é para principiantes, mas oferece aos aventureiros que chegam a seu topo uma incrível vista de toda a Chapada Diamantina. O trajeto até a base exige três dias de caminhada. A escalada requer prática de alpinismo.

Cachoeira do Fraga

Bem próxima à cidade, é uma opção de lazer de fácil acesso. Seus poços são ótimos para banho. Há um bar nas imediações.

Cachoeira das Andorinhas

Situada no interior de uma caverna, é um dos lugares mais belos da Chapada. A 30 km de Rio de Contas. 24 km podem ser feitos de carro; em seguida há uma trilha difícil, de 6 km.

Pico do Barbado

Com 2.050 m de altitude, esse é o ponto culminante do Nordeste, e o mais visitado por amantes do montanhismo. Sua extraordinária beleza natural se deve principalmente à curiosidade de sua formação rochosa e à presença de sempre-vivas, bromélias e orquídeas. Do topo tem-se vista panorâmica dos cumes vizinhos, como o Pico das Almas e o de Itaobira. Converse com o pessoal do Posto de Informação Turística de Rio de Contas e muna-se de mapas confiáveis.

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Booking.com

Mais posts

Morro do Camelo, Chapada Diamantina, Bahia

Morro do Chapéu, Chapada Diamantina

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, com suas trilhas e cachoeiras, é o paraíso do ecoturismo e esportes radicais e centro de pesquisas arqueológicas.

Cachoeira na Chapada Diamantina

Mucugê, Chapada Diamantina

Mucugê, uma das mais belas cidades da Chapada Diamantina, antigo centro minerador de diamantes, suas muitas trilhas e cachoeiras. Veja dicas.

Ricachos cortam a Chapada Diamantina

Andaraí, Chapada Diamantina

Andaraí, na Chapada Diamantina, atrai adeptos de esportes radicais e visitantes que adoram trilhas, cachoeiras e natureza. Veja nossas dicas.