Rio das Contas, Chapada Diamantina
Riachos na Chapada Diamantina
Rio das Contas, Chapada Diamantina

Rio das Contas, Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamantina

Antigo pouso de tropeiros

A cidade, a 56 km de Palmeiras, 76 km de Lençóis e a 436 km de Salvador, originou-se de um ponto de pouso onde os viajantes pernoitavam, e que deu origem, no final do século XVII, a um povoado denominado Creoulos na nova rota entre Goiás e Salvador. Ali viviam em comunidade alguns negros alforriados, o que justifica sua primeira denominação. Depois vieram bandeirantes e jesuítas. A descoberta das jazidas de ouro fez o lugarejo crescer, transformando-se na Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas de Rio de Contas.
Considerada a primeira cidade planejada do Brasil, Rio de Contas tem ruas largas e grandes calçadões de pedra.

Patrimônio colonial

Essa antiga cidade conserva mais de 400 casarões dos séculos XVII e XVIII, todos restaurados, dentre os quais se destacam o prédio da Prefeitura, as igrejas do Santíssimo Sacramento e de Santana e o Teatro São Carlos. No Arquivo Municipal encontram-se jornais antigos, fotografias e documentos datados do século XVIII. Na praça principal, foram filmadas cenas de Abril Despedaçado sob a direção de Walter Salles.

As atrações de Mucugê, na Chapada Diamantina

Estrada Real

O trecho de 6 km da Antiga Estrada Real próximo a Rio de Contas, todo de pedras assentadas por escravos no século XVIII, é perfeito para uma caminhada, com direito a vistas magníficas. Foi o principal acesso para Livramento e hoje é uma das maiores atrações turísticas da região.

Pico das Almas

Com seus 1.958m de altitude, o Pico das Almas não é para principiantes, mas oferece aos aventureiros que chegam a seu topo uma incrível vista de toda a Chapada Diamantina. O trajeto até a base exige três dias de caminhada. A escalada requer prática de alpinismo.

Cachoeira do Fraga

Bem próxima à cidade, é uma opção de lazer de fácil acesso. Seus poços são ótimos para banho. Há um bar nas imediações.

Cachoeira das Andorinhas

Situada no interior de uma caverna, é um dos lugares mais belos da Chapada. A 30 km de Rio de Contas. 24 km podem ser feitos de carro; em seguida há uma trilha difícil, de 6 km.

Pico do Barbado

Com 2.050 m de altitude, esse é o ponto culminante do Nordeste, e o mais visitado por amantes do montanhismo. Sua extraordinária beleza natural se deve principalmente à curiosidade de sua formação rochosa e à presença de sempre-vivas, bromélias e orquídeas. Do topo tem-se vista panorâmica dos cumes vizinhos, como o Pico das Almas e o de Itaobira. Converse com o pessoal do Posto de Informação Turística de Rio de Contas e muna-se de mapas confiáveis.

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes