Bahia, Chapada Diamantina

Iraquara, Chapada Diamantina

Iraquara, Chapada Diamantina
Iraquara, Chapada Diamantina

Iraquara, Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamantina

A cidade nasceu e cresceu durante o Ciclo do Diamante. É famosa por suas grutas e cavernas que atraem muitos visitantes. Saiba mais

Iraquara, hoje incluída no projeto turístico da Estrada Real, ficava na Estrada Boiadeira que ligava Jacobina a Rio de Contas, indo das minas da Bahia e de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Considerado o maior do gênero no Brasil, o Parque Espeleológico de Iraquara concentra centenas de cavernas.

Gruta da Lapa Doce

Essa caverna onde vivem espécimes raros, como o bagre cego e albino, faz parte do complexo denominado Lapa I, II e III. BR-122, direção a Carne Assada, Km 14. Agendamento obrigatório. O percurso de 850m é feito em 2h.

Gruta da Pratinha

O acesso é feito através de um rio, com equipamento de mergulho e acompanhamento de um guia. Dentro da gruta há grande diversidade de espeleotemas (formações minerais), como agulhas de gipsita e flores de aragonita. Algumas das mais interessantes podem ser vistas no Salão do Sino e no Salão dos Vulcões. Depois do passeio, pode-se nadar nas águas cristalinas do rio Santo Antonio, divertir-se na tirolesa ou comer peixe nos restaurantes próximos. End. Fazenda Pratinha, BR 122, Km 13, Santa Rita. Os equipamentos necessários podem ser alugados no local.

Gruta Azul

Lago de águas transparentes e azuladas formadas pelo lençol subterrâneo da Gruta da Pratinha. O cenário torna-se ainda mais belo entre 10h e 15h, quando os raios de sol batem no interior da gruta. O mergulho deve ser feito com cuidado, para não desgastar o calcário das pedras. End. A 7 km da Gruta da Pratinha.

Bolo de Noiva

Antigamente chamada Buraco do Cão, tem entrada por uma bela dolina. Nesta caverna encontram-se lindas formações de estalagmites e estalactites e uma lagoa, que também faz parte do lençol de água da Pratinha. Para entrar na gruta é necessário descer por rústicas escadas de corda e estar acompanhado por guia. A 15 km de Iraquara.

Gruta da Torrinha

Contém um verdadeiro tesouro em cristais, como agulhas de gipsita – consideradas as mais perfeitas do mundo – e flores de aragonita de beleza ímpar. Parte dela é reservada a pesquisas, mas a área aberta ao público é deslumbrante. Acesso pela BR-122, Km 18, à direita, mais 1 km até a gruta.

Iraporanga

Este pequeno vilarejo antigo com casarões muito bem preservados é famoso pela boa cachaça produzida em suas alambiques artesanais. A 12 km de Iraquara em estrada de terra.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvadornternet no local onde você estiver.