Os decadentes anos 1970 em New York
Na década de 1970, New York não tinha o que comemorar. As finanças municipais se encontravam em estado calamitoso e as tensões raciais cresciam.
Uma prefeitura que não merecia créditos
A Prefeitura chegou a um ponto tão baixo que, em 1974, não conseguia mais crédito nos bancos. O Prefeito pediu ajuda financeira ao governo federal, mas o Presidente Gerald Ford recusou-se a dar dinheiro à cidade; poderia apenas emprestar. Quem salvou a situação foi o sindicato dos professores, que comprou títulos municipais com recursos do seu fundo de pensão, permitindo segurar as pontas até sair o empréstimo federal.
Conflitos raciais pipocavam
Além de graves conflitos de rua provocados por problemas raciais, e a criminalidade aumentou a ponto de se tornar um sério problema. Exemplo disso é o que aconteceu em 1977, quando um mega-apagão deixou a cidade no escuro.
As consequências do apagão
Com sinais de trânsito desativados, congestionamentos monstruosos, sem metrô, elevadores e tudo mais que depende de eletricidade, a delinqüência explodiu. Lojas e casas foram saqueadas. Assaltos, furtos, agressões e estupros ocorreram por toda parte, gerando enorme insegurança na população.
Os embalos de sábado à noite
Foi a era dos “embalos de sábado à noite”; crime, drogas e conflitos raciais faziam parte do cotidiano de personagens como o jovem suburbano do Brooklyn interpretado por John Travolta em Saturday Night Fever. Para os ricos e famosos, existia a versão chique: a apologia ao consumo de cocaína era marca registrada do badalado Studio 54, discoteca inaugurada em 1977 na W 54th St.
Os anos 80 não trouxeram boas novidades
A década de 1980 também não ajudou em nada esse cenário urbano. À crescente criminalidade somaram-se o desemprego e um déficit habitacional severo que fez surgir em New York moradores de rua.
O assassinato de John Lennon
A militância pacifista de John Lennon e Yoko Ono em New York no início da década de 1970 atraiu a ira do governo Nixon, que fez de tudo para expulsá-los dos EUA. (Sobre esse assunto, assista ao interessante documentário The US vs. John Lennon (2006), de David Leaf e John Scheinfield.)
Em 1980, o ex-Beatle John Lennon foi assassinado em frente ao prédio em que morava, ao lado do Central Park: um fato terrível que encerrou uma década que não desperta saudades nos nova-iorquinos.
Por tudo isso, podemos dizer que essa foi uma época que não desperta saudades!
Hotéis em New York
Escolha e reserve seu hotel em New York
Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com
Escolha e reserve pelo Booking.com: seleção de hotéis por categoria e bairro