Napoleão Bonaparte

Napoleão, sua importância na história francesa. Ele reformou o sistema escolar, instituiu o Código Civil, mas reimplantou a escravidão nas colônias.

Napoleão

Napoleão Bonaparte

A tomada do poder por Napoleão

Após a queda de Robespierre, os moderados foram recuperando suas posições, mas nem por isso a situação do povo parisiense melhorou. A agitação nos bairros pobres recomeçou, sendo severamente reprimida. Com a instabilidade do poder, ocorreu uma tentativa de golpe dos setores mais conservadores e partidários do Antigo Regime. Um militar até então desconhecido foi convocado para esmagar a rebelião. Você certamente já ouviu falar dele: Napoleão Bonaparte. Novas tentativas de golpe passaram a ameaçar a estabilidade do regime, abrindo espaço para que Bonaparte fosse encarado pelas diferentes facções como o homem capaz de tornar o país novamente governável. Estava pronto o cenário para a tomada do poder por Napoleão, no episódio que ficou conhecido como o “18 Brumário”. Essa data, no estapafúrdio calendário criado pelos revolucionários, correspondeu aos 9 de novembro de 1799.

A Paris do começo do século XIX

Passados os turbulentos acontecimentos da Revolução, Paris ingressou no século XIX bastante maltratada, com prédios públicos destruídos ou queimados e igrejas depredadas pelos excessos dos radicais preocupados em acabar com todos os símbolos do Antigo Regime.
Napoleão, ao assumir o poder, depois de escapar de atentados contra a sua vida, tomou algumas medidas administrativas importantes.

O que Paris deve a Napoleão

Foi ele quem reformou o sistema escolar, reorganizou a Bolsa de Paris e instituiu o Código Civil, inspirado na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, o que representou um grande avanço jurídico. Em contrapartida, ele reimplantou a escravidão nas colônias, por considerá-la necessária à economia local. (Em outras palavras, alguns homens continuavam sendo menos iguais que outros!).
Entre uma guerra aqui e outra ali, Bonaparte recuperou a capital do seu império. Mandou construir as pontes d’Austerlitz, St-Louis e des Arts, escavar o canal de l’Ourcq e abrir a rue de Rivoli.
¸ O excelente Napoléon, de Yvez Simoneau, tem Cristian Clavier no papel principal e Depardieu e Malkovitch no elenco.

A História de Paris o interessa?

Veja todas as postagens sobre a história de Paris

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

O pós-guerra e a Guerra Fria

História da França: O pós-guerra e a Guerra Fria, a luta política, o existencialismo. Como era a vida em Paris nesse período de sua história.

Opera Garnier, Paris

A Terceira República

História da França: a Terceira República, inovações na vida urbana, os boulevares iluminados, os primeiros transportes públicos.

Os reis Capetos

História da França: os reis Capetos, como era a vida em Paris sob seu reinado. Felipe, o Belo, e a perseguição os templários.

Napoleão Terceiro

A França durante o reinado de Napoleão III, as grandes transformações urbanas em Paris, a abertura dos grands boulevards.

A Revolução Francesa

História de Paris: a Revolução Francesa. Personagens e fatos da Revolução Francesa.As reformas revolucionárias, os excessos durante a era do Terror.

Os Bourbons

História da França: os Bourbons e a Monarquia Absoluta, as reformas urbanas em Paris, uma época de avanços científicos e filosfóficos.