A Terceira República
Opera Garnier, Paris
A Terceira República. Opera Garnier, Paris

A Terceira República

Aos poucos, a capital parcialmente destruída foi sendo recuperada e a vida começou a voltar mais uma vez ao seu ritmo normal. A expansão e a urbanização de novos bairros foram retomadas e a cidade ganhou novos e belos edifícios, como a Opéra, inaugurada em 1875. Apesar das perdas na Comuna, o movimento popular foi se reorganizando e em 1876 ocorreu o primeiro congresso operário em Paris. Indubitavelmente, a Comuna de Paris acirrou as contradições de classe e, mas a longo prazo, impulsionou o movimento operário.

Inovações na vida urbana

O final do século XIX e o começo do século XX trouxeram inovações que iriam revolucionar a vida urbana e resultariam em melhorias nas condições de vida dos parisienses. A palavra “moderno” adquirira uma aura de magia e charme. Os parisienses entraram na década de 1880 deslumbrados com a eletricidade; os grandes bulevares começaram a ser iluminados e apareceram os primeiros bondes elétricos.

Paris inventa a lata de lixo

Paris também se tornara bem mais limpa, graças à obrigatoriedade do uso da lata de lixo, imposição do prefeito, Eugène Poubelle. (Seus descendentes não devem gostar disso, mas hoje “lata de lixo” em francês é chamada poubelle).

Melhorias no conforto doméstico

Esse foi também um período marcado por grandes incrementos no conforto doméstico. Muitas casas passaram a ter água corrente, antes carregada em baldes pelos aguadeiros. A água até então era cara, o que explica a parcimônia dos banhos e a utilização de toalhinhas úmidas, as gants de toilette. Inicialmente, apenas as casas mais elegantes e de construção mais recente tinham água, eletricidade e gás. Repare que alguns imóveis dessa época ainda conservam uma plaqueta com os dizeres “Gas, eau et electricité en tous les étages” (“Gás, água e eletricidade em todos os andares”) O telefone foi outro progresso e já em 1889 apareceu a primeira lista telefônica.

A História de Paris o interessa?

Veja todas as postagens sobre a história de Paris

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França