Itália: você encara uma viagem por conta própria?
Essa é a melhor opção para quem se sente seguro em viajar sem um guia de excursão e quer fazer algo diferente daquilo que as operadoras oferecem. Se você tiver um mínimo de capacidade de planejamento, é muito fácil fazer seu próprio roteiro utilizando o GTB Itália. Há várias vantagens: você visita o que quer, come onde tem vontade, acorda a hora que quer… Enfim, tem liberdade!
Itália: os cuidados na preparação da viagem
Mapas
Quem quer viajar por conta própria deve estudar mapas, mesmo que tenha tido algumas diferenças pessoais com professores de Geografia! Isso é fundamental para não acabar fazendo planos absurdos, impossíveis de serem cumpridos.
Conexões aéreas
A primeira coisa a ter em mente é que, se você for diretamente do Brasil para a Itália, desembarcará no aeroporto de Milão ou no de Roma. Dependendo da distância entre os lugares que pretende visitar, será mais vantajoso nem sair do aeroporto e já pegar uma conexão aérea para outra cidade, comprada antecipadamente, junto com seu bilhete para a Itália, ao invés de fazer o trajeto por terra.
Elabore roteiros lógicos
Estude com atenção as páginas sobre transportes referente à(s) região(ões) para onde quer.
Os roteiros devem obedecer a uma lógica quanto às distâncias e aos meios de transporte a ser utilizados, que vão interferir no tempo a ser gasto com o deslocamento. Oito horas numa estrada significam um dia perdido! Você chegou a Roma para ver o papa, mas ele já foi dormir… Também não dá para fazer um roteiro que dependa de trem ou de ônibus sem saber sobre as linhas e os horários.
De quanto tempo você dispõe?
O tempo sempre é curto para visitar tudo aquilo que se tem vontade. Tenha como parâmetro os seguintes períodos de permanência para que sua viagem não se torne uma correria. Veja dicas
Cursos e intercâmbios
Participar de um curso ou de um intercâmbio pode ser uma ótima opção de viagem para quem tem tempo (como estudantes em férias escolares) e deseja conhecer mais a fundo a Itália, seu povo, sua cultura e sua língua. Diversas agências organizam intercâmbios e cursos e cuidam da passagem, bem como da hospedagem em casas de famílias italianas, com pensão completa ou apenas o café da manhã, ou oferecem a opção de alojamento em dormitórios de escolas e faculdades.
A maioria dessas agências se ocupa também de providenciar seguros de viagem e carteiras de estudante. Os cursos para estrangeiros na Itália têm duração variada e são de todo o tipo: desde um curso de idioma italiano até um de arte, ou mesmo uma pós-graduação. O Centro Cultural Brasil-Itália (www.ccbi.com.br) oferece cursos intensivos de duração variável. Você também encontra links para sites de agências especializadas em neste site.
Recomendação
Seja qual for a alternativa de viagem preferida por você, escolha uma agência de viagens sobre a qual você possua boas referências e exija um contrato que garanta, por escrito, a prestação de todos os serviços prometidos verbalmente, com o máximo possível de detalhamento. Pague com cheque nominal ou cartão de crédito e conserve consigo todos os recibos.
Documentação
Documentos que você precisará para sua viagem à Itália. Veja informações e dicas
Dinheiro
Como se organizar. Veja dicas e informações
Informações práticas
Como ir
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar
Escolha e reserve seu hotel em Roma
Escolha e reserve seu hotel em Milão
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos