Documentação para viagem à Itália
Florença, Itália
Documentação para viagem à Itália. Na foto, Florença, Itália

Documentação para viagem à Itália

importante

O controle de imigração na Itália pode exigir que quem desejar ingressar em seu território esteja em posse de: reserva de hotel (ou, para quem for se hospedar em casa de amigo ou parente, de um atestado de acolhimento); seguro de viagem com assistência médica no valor de 30.000 euros; e passagem de volta para o Brasil. Isso não significa que irão lhe fazer tais exigências (raramente isso acontece), mas que podem fazê-lo, se por algum motivo cismarem com você.

Passaporte

A Itália não exige visto dos cidadãos brasileiros que viajam como turistas, sendo permitida a sua permanência no país por até três meses. Basta apresentar o passaporte, cuja validade deve ser superior ao período em que você pensa em ficar na Europa. Quem vai passar por outros países europeus deve lembrar que esse prazo máximo de três meses é de permanência total no território da União Europeia.

Providencie ou renove seu passaporte com antecedência

Para obter ou renovar seu passaporte você deve se apresentar pessoalmente em um dos postos de atendimento do Departamento de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF) da Polícia Federal no Estado em que mora. Quem tem tempo pela frente pode requerer o passaporte em agências do correio. Informações oficiais sobre os documentos necessários e a taxa a ser recolhida podem ser obtidas no site da Polícia Federal (clique em REQUERER PASSAPORTE). Nele há modelos de formulários e a indicação de toda a burocracia a ser seguida. O ideal é comparecer à Polícia Federal já com toda a documentação necessária e a taxa paga, para evitar idas e vindas, já que as filas são frequentes, principalmente em épocas próximas às férias escolares.

Vacina

Nenhuma vacina é exigida de quem vai do Brasil para a Itália.

A carteira brasileira de habilitação

A carteira brasileira é aceita na Itália, mas uma internacional pode servir eventualmente como documento de identidade em alguma emergência, principalmente se estiver acompanhada do xerox do passaporte. E se você tiver um acidente ela poderá ser necessária. O melhor é levar Habilitação Internacional.O TOURING CLUB fornece carteiras internacionais.

Carteiras internacionais: ISIC, GO 25 e ITIC

Essas são carteiras muito práticas para jovens, estudantes e professores, pois dão direito a descontos em meios de transporte, compras, ingressos de shows etc. em diversos países, inclusive no Brasil! Para obtê-las você precisa de uma cópia do RG e de uma foto 3X4. Para a ISIC e a ITIC é necessário apresentar também comprovante de matrícula ou declaração da instituição de ensino na qual leciona.

Quando você adquire a carteirinha, recebe um livreto com as vantagens que a carteira oferece em cada lugar do mundo. Você pode obter essas carteiras nas instituições que promovem cursos e intercâmbios no exterior.

ISIC – International Student Identity Card (carteira internacional de estudante): para quem estuda no Brasil ou está indo fazer um curso no exterior.

GO 25 – International Youth Travel Card (carteira internacional da juventude): para jovens de até 25 anos, estudantes ou não; mas só vale a pena para quem não é estudante.

ITIC – International Teacher/Professor Identity Card  (carteira internacional de professor): para professores.

Carteira dos Hostelling International  – (ex Albergues da Juventude)Essa carteira é necessária para quem quer hospedar-se nos Albergues da Juventude (Ostelli per la Gioventù) na Itália. Apesar do nome, para se filiar à associação você precisa ter no mínimo 14 anos, mas não há limite máximo de idade. Para adquirir a carteira informe-se no site www.albergues.com.br

Como ir à Iália

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar na Itália: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Ver Hotel em Roma