Upper East Side
NYC Upper East side
Central Park, Upper East Side NYC

Upper East Side, um bairro de cultura e arte

Upper East Side, New York, um bairro chique no norte de Manhattan reúne os mais importantes museus da cidade.

Mapa de Upper East Side

Atrações em Upper East Side

Metropolitan Museum of Art (MET)

Este museu de Nova York é um dos mais importantes do mundo, no gênero. Da Pré-História até os dias de hoje, tudo o que o homem concebeu como artes plásticas você encontra no Met. Saiba mais sobre o Metropolitan Museum of Art em Nova York. Metropolitan Museum of Art (MET)

Frick Collection

A Frick Collection em Nova York serve para comprovar que não são apenas os grandes museus que merecem ser visitados. A sofisticada mansão erguida em 1913, destinada a servir de moradia para Henry Clay Frick e abrigar sua coleção de obras de arte. Saiba mais sobre o Frick Collection em Nova York

Whitney Museum of American Art

Especializado em arte moderna norte-americana. Possui acervo de mais de 13 mil obras. Whitney Museum of American Art

Asia Society Museum

Um prato cheio para quem gosta de arte oriental. O acervo, doado em 1956 por John D. Rockefeller III à Asia Society, compreende pinturas, esculturas e objetos trazidos por ele de diversos países da Ásia, como Japão, China, Índia e Tailândia. Rockefeller, que não era amador, sabia muito bem escolher e tinha meios de adquirir, selecionou uma fabulosa amostra de peças de valor artístico e histórico que datam desde 2.000 a. C. até o século XIX. O museu também apresenta exposições temporárias sobre temas específicos.
End. 725 Park Ave., na altura da 70th St. / Asia Society Museum

Sinagoga Emanu-El

A imponente construção em estilo bizantino de 1929 é a maior sinagoga reformista dos Estados Unidos. Seu interior suntuoso tem portas trabalhadas em bronze e belos vitrais inspirados no Velho Testamento. Na sinagoga existe um pequeno museu com aproximadamente 650 peças religiosas, do século XIV à atualidade.
End.  1 E 65th St. esq. c/ 5th Ave. M 68th St. ou 5th Ave.  Sinagoga Emanu-El

Roosevelt Island

A ilha no East River entre Manhattan e o Queens, com 3 km de comprimento e apenas 240m de largura no seu trecho mais estreito, já abrigou uma prisão e um asilo e foi local de isolamento para doentes contaminados com varíola. Somente em 1968 foi declarada zona residencial, com um plano de urbanização e paisagismo. Renomeada em 1973 como Roosevelt Island, tem hoje uma população de mais de 10 mil habitantes. Nela funcionam alguns restaurantes e cafés. Dentre as construções históricas estão um farol de 1872, a Chapel of the Good Shepherd, erguida em 1888, e a Blackwell House, construída em 1794, uma das mais antigas de Nova York.

Neue Galerie

A instituição dedicada às artes alemã e austríaca funciona na mansão estilo Beaux-Arts, construída em 1913, onde morou a Sra. Cornelius Vanderbilt III. Dentre os artistas cujas obras estão expostas, o mais conhecido é Gustav Klimt. – 1048 5th Ave., na altura da 86th St. New York. Neue GalerieGuggenheim American Museum – Este museu de Nova York foi inaugurado em 1959 e famoso pelo projeto arquitetônico modernista de Frank Lloyd Wright, em forma de caracol, esse museu apresenta a coleção de arte moderna de Solomon Guggenheim e sua sobrinha Peggy Guggenheim. Ela compreende o maior acervo norte-americano de obras de Kandinsky, além de telas de Picasso e de Camille Pissarro. – 1071 5th Ave., na altura da 88th St. Guggenheim American Museum

National Academy Museum and School of Fine Arts

Coleções permanentes abrangem as principais escolas de arte dos Estados Unidos desse período. – 1083 5th Ave., entre a 89th e a 90th Sts, New York. National Academy Museum and School of Fine Arts

Jewish Museum

O museu de Nova York é um dos maiores museus sobre a cultura judaica fora de Israel. – 1109 5th Ave, New York. Jewish MuseumMuseo del Barrio – Fundado em 1969, este pequeno museu é dedicado à arte latino-americana, particularmente à porto-riquenha. Museo del BarrioGracie Mansion – Em 1799, quando a mansão em estilo federal foi construída para servir como casa de campo para o rico comerciante Archibald Gracie, essa era uma região rural. Depois de passar pelas mãos de outros proprietários, o belo imóvel foi vendido à prefeitura de Nova York. Desde 1942, é residência oficial do prefeito de Nova York. – 157 East End Ave. – Upper East Side – New York.  Gracie Mansion

As avenidas famosas

Lexington Avenue

Com várias residências em brownstone, mas menos sofisticada e mais descontraída do que a Park ou a Madison, essa avenida é onde funciona a loja de departamentos Bloomingdale’s, instalada em um imóvel em estilo Art Deco. Vários cafés e livrarias também existem na Lexington.

Madison Avenue

Nessa avenida cheia de prédios de brownstones funcio­nam, principalmente ao sul da 79th Street, lojas de grandes grifes da moda internacional, bem como a igualmente ultra-chique Barney’s. Na Madison ficam ainda o Whitney Museum of American Art e o elegante hotel Carlyle, construído em 1929.

Park Avenue

Esta é uma das mais bonitas e chiques avenidas nova-iorquinas e conseqüentemente, um dos metros quadrados mais caros do planeta, espécie de Avenue Foch americana. Larga, possui um canteiro central e é ladeada por prédios imponentes, e pelo Seventh Regiment Armory, de 1877, que tem o aspecto de fortaleza gótica, com uma torre que lembra aquelas dos palácios florentinos. Pode ser visitado por dentro, com hora marcada. (End. 643 Park Ave., entre a 66th e 67th Sts. www.armoryonpark.org). Merece ainda uma olhada o grupo de casas em estilo georgiano, da década de 1910, na altura da 69th Street. A parte da Park Avenue que fica em Upper East Side é principalmente residencial, ocupada por imóveis de luxo de milionários. A Park Avenue termina (ou começa, dependendo de onde você vem…) com chave de ouro: a fachada da Grand Central Terminal, em Midtown East. “Do lado de lá”, atrás da estação, a avenida continua com o nome de Park Avenue South e nova numeração. Já não tem nada a ver com a Park Avenue; não confunda!

Os escritórios de turismo em Nova York

Em Nova York funcionam diversos postos de turismo. Não deixe de procurá-los para esclarecer dúvidas, obter dados sobre a programação cultural da cidade e pedir assistência em caso de necessidade.

Midtown West 810 7th Ave., entre a 52nd St. e a 53rd Sts. M 7th Ave, Nova York. Vende Metrocard, CityPass e bilhetes para os ônibus turísticos da Gray Line New York Sightseeing.
Lower Manhattan 1 City Hall Park (Broadway c/ Park Row), Nova York. Com ênfase na história da cidade, fornece informações, folhetos e brochuras.
Lower Manhattan 2 26 Wall St. (no Federal Hall) Chinatown, Nova York. Quiosque na esquina das ruas Canal, Walker e Baxter M Canal St. Times Square (escritório não oficial) 1560 Broadway, Nova Site de informações turísticas de New York em Times Square.
Aeroportos – Os aeroportos n mundo todo têm hoje centros de informações turísticas.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro