Bairros de New York

Queens

Queens, New York - Foto - Takomabibelot CCBY
Queens, New York – Foto – Takomabibelot CCBY

Queens

Como em Queens ficam dois dos aeroportos de Nova York, o JFK e o LaGuardia, Queens será provavelmente o primeiro distrito nova-iorquino em que você irá pisar. O bairro fica na Long Island, a nordeste do Brooklyn e, assim como seu vizinho, só passou a integrar a cidade em 1898.

Mapa de Queens

Queensboro Bridge

O que deu impulso ao desenvolvimento da região, antes rural e isolada, foi a construção da Queensboro Bridge, inaugurada em 1909, que une Queens a Manhattan na altura da 59th Street. Por isso, a ponte também é chamada 59th Street Bridge por “queensianos” como Simon e Garfunkel, que até gravaram uma canção em homenagem a ela.

Vídeo sobre Queens

Antiga sede da Paramount Pictures

Em Queens funcionou a sede da Paramount Pictures. Isso, é claro, antes de a maioria dos estúdios cinematográficos se transferir para Hollywood. Filmes como os de Rodolfo Valentino, que provocavam suspiros nas moçoilas da década de 1930, e dos Irmãos Marx, que até hoje despertam boas risadas, foram produzidos ali. Ainda hoje funciona na região de Astoria o Kaufman Studios, que produz principalmente séries para televisão.

Diversidade étnica

Queens é um dos distritos de maior diversidade étnica de Nova York; calcula-se que uns 30% de sua população seja formada por estrangeiros. Tradicionalmente, Queens é um dos lugares favoritos das colônias judaica e grega. Em Astoria, um de seus bairros, concentram-se os brasileiros que vivem em Nova York: você encontra padarias, mercados e restaurantes brasileiros. Também moram ali asiáticos e hispânicos.

Paul Simon e Garfunkel

Embora o interesse turístico do bairro seja relativo, para a música, ao menos, foi importante, pois propiciou o encontro de uma das mais talentosas duplas da música pop norte-americana: Paul Simon (que não nasceu em Queens, mas morou lá na juventude) e Art Garfunkel (nascido e criado lá).

New York Hall of Science

O museu coloca as crianças em contato com a ciência e a tecnologia de forma lúdica, permitindo-lhes participar de experiências interativas na área da Física, da Biologia, da Astronomia e da Geografia. O Rocket Park tem réplicas de foguetes e de cápsulas espaciais que encantam a garotada. End.  47-01 111th St., perto da Liberty Ave. M 111th St. / New York Hall of Science

American Museum of the Moving Image em Keeens

Este museu que funciona no velho imóvel dos Astoria Studios, construídos na década de 1920 para a Paramount, é dedicado à história do cinema e da televisão, de seus primórdios aos dias de hoje. A mostra compreende figurinos, pôsteres de clássicos hollywoodianos, velhas filmadoras e projetores. Há ainda objetos inusitados como a peruca que Robert De Niro usou em Taxi Driver e a maquete da cidade de Los Angeles utilizada em Blade Runner (O Caçador de Andróides). Além de visitar o museu e Queens, New York, você poderá assistir a curta-metragens e, nos finais de semana, também a longas. Os mais politizados que falem inglês poderão assistir a filmes dos arquivos The Living Room Candidate, propagandas de candidatos às eleições presidenciais nos Estados Unidos. O museu oferece ainda a possibilidade de atividades interativas como testar uma cena com diferentes efeitos sonoros, ouvir entrevistas de diretores e atores famosos, cruzar com personagens da Guerra nas Estrelas como o Yoda… Enfim, um museu interessante e diferente. End.  35th Ave. esq. c/ 36th St. M Steinway St. / American Museum of the Moving Image

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro