Nolita
Nolita, New York
Nolita, New York – Foto Killians Red

 Nolita, New York

Nolita ou NoLIta (abreviação de “North of Little Italy”), é a região ao sul da Houston Street, ao norte de Little Italy. Na segunda metade da década de 1990, começou a se tornar um dos bairros preferidos dos yuppies (young urban professionals) – jovens executivos de classe média alta, sempre em dia com a moda.

Mapa de Nolita

Cafés transados e restaurantes de culinária com toques criativos

Acompanhando a tendência desse novo público que está se instalando em Nolita, surgiram restaurantes e cafés transados nas ruas Prince, Mott, Lafayette e Houston, que se tornaram lugares frequentados por um pessoal animado.

Boutiques com produtos diferenciados e design arrojado

Nolita tem muitas butiques na Mott e na Elizabeth Streets, não de grifes famosas, mas de “novos talentos”: designers relativamente jovens e criativos, que têm como filosofia que produto barato não é valorizado. Mesmo assim é claro, você pode encontrar um jeans ou uma camisa de qualidade e com um design que costuma agradar.  Os preços são ainda bem mais confortáveis do que os praticados em lugares tradicionalmente chiques, como a Quinta Avenida ou mesmo no Soho e Tribeca.

Vídeo sobre Nolita

Atrações

Lower East Side Tenement Museum

Este museu super original mostra por meio de vídeos, fotos antigas e visitas a apartamentos como era a vida dos imigrantes pobres que chegavam aos Estados Unidos e se estabeleciam em Nova York. São abertas à visitação as moradias da família judaica alemã Gumpertz, de 1878, e da família católica siciliana Baldizzi, de 1935.

Cortiços ou apartamentos?

A expressão “apartamentos”, aliás, não é realista; as habitações eram verdadeiros cortiços (a tradução mais aproximada da palavra tenement). Havia apenas um banheiro para cada duas famílias. Os tenements transformados em museus foram arrumados para ficar com uma aparência melhor e não chocar os turistas. Se quiser saber como eram de verdade, procure na Internet imagens de “tenements”.

Predinhos de até cinco andares

Construídos a partir de 1833, cada tenement, prédio de até cinco andares (sem elevador…), chegava a abrigar centenas de pessoas, originárias de mais de 20 diferentes países. É de se supor que, para se sujeitarem a suportar condições tão duras, a vida em seus países de origem era então ainda mais difícil. Enfim, não vamos esquecer que hoje, em pleno século XXI, boa parte da população brasileira vive em condições piores do que nos tenements… End.  108 Orchard Street, na altura da Delancey St. M Essex St.–Delancey St.  Visitas guiadas de terça a sexta-feira. Aos sábado e domingo há visitas mais rápidas, a cada 30 minutos. Todas as visitas são pagas. Há ainda a visitas ao Confino Family Apartment, residência de uma família judaica originária da Grécia, nos fins de semana, das 12h às 15h. Recomenda-se reservar. www.tenement.org

New Museum of Contemporary Arts

Após uma temporada em Chelsea, o New Museum reabriu suas portas em Nolita, em um moderno edifício construído para comemorar os 30 anos da instituição. Seu acervo é dedicado exclusivamente à arte contemporânea, com obras de artistas ainda pouco conhecidos pelo público brasileiro. Talvez por isso mesmo seja interessante dar uma olhada nessa produção recente de novos talentos. End.  235 Bowery, perto da Prince St. M Bowery. Abre quarta-feira, sábado e domingo das 12h às 18h e quinta e sexta-feira das 12h às 22h. New Museum of Contemporary Arts

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade