Verão em New York
Verão em New York
Verão em New York, Central Park

New York no verão: algumas ótimas opções

Texto de Andrea Rivelli e Matthew Thomas

Sim, é verdade, Nova York é muito quente no verão, mas muito fria no inverno, e os nova-iorquinos, assim como outros povos que vivem em semelhantes condições de temperatura, passam a maior parte do tempo “confinados” em suas casas, escritórios e outros lugares fechados. Por essa razão, com a chegada da sempre tão esperada primavera, os nova-iorquinos vão às ruas, praças e parques para desfrutar do calor que começa a chegar devarzinho no final de março.

Mapa de New York

Os festivais de verão em Nova York

Com chegada do verão, em junho, Nova York “ferve” com festivais de cinema, concertos, óperas, parades (desfiles) e outras tantas atividades ao ar livre, a maioria gratuita, que acontecem pelos quatro cantos da cidade. São os festivais gastronômicos, feiras de artesanato, feiras de rua, e muito mais…
Não dá para escapar: se você estiver em Nova York nesse período, vai acabar esbarrando num destes eventos. Então aproveite. Para ajudar na sua programação, nós escolhemos alguns dos melhores e mais famosos eventos dessa alegre estação do ano.

O central Park, um grande palco ao ar livre

O grande palco do verão em Nova York é sem dúvida o Central Park. Em sua área de mais de 800 acres – maior que o principado de Mônaco – você vai encontrar um pequeno zoológico, pequenas florestas, jardins, fontes e esculputuras, várias trilhas para corridas e caminhadas, muitos gramados e muita sombra. Durante o verão o parque também oferece vários tours gratuitos em datas específicas (consulte o site). Uma grande pedida é comprar o seu almoço ou lanche numa deli ou restaurante e improvisar um piquenique no parque. É sempre uma delícia e uma grande pedida, além de ser um famoso programa novaiorquino.

As apresentações gratuitas da Filarmônica de Nova York

Mas é também no Central Park, mais especificamente no “Great Lawn” (grande gramado) que a Metropolitan Opera e a Filarmônica de Nova York se apresentam gratuitamente. São 2 apresentações de cada, que começam logo após o por do sol. Nessas esperadas noites do verão, você vai encontrar famílias e grupos de amigos, espalhados por uma imensa área verde, fazendo um pequeno ou um super piquenique, antes e durante as apresentações.

Se decidir conferir, leve um agasalho, pois ao final das apresentações pode ficar bem frio no parque. No palco do “Rumsey Playfield” acontece o famoso festival SummerStage, que traz músicos e bandas do mundo inteiro, do Brasil à Islândia. Tem ainda a Naumburg Bandshell (Concha Acústica) onde você pode curtir concertos de música clássica, todos gratuitos.

SummerStage

(Rumsey Playfield, Central Park) Estilos e influência que não se encontra em outro festival. Há 20 anos o SummerStage recebe anualmente lendários artistas, assim como outros emergentes, cuja performance em Nova York os projeta internacionalmente. Além de música, a programação conta com exibição de filmes e de espetáculos musicais. Os concertos em sua maioria são gratuitos, mas há também shows beneficientes com artistas consagrados, que geralmente são anunciados no mês de abril e cujos ingressos podem se esgotar rapidamente.
Confira a programação no site oficial do SummerStage.

Metropolitan Opera

Num outro grande evento gratuito no Great Lawn no Central Park de Nova York, se apresenta a Metropolitan Opera, em 2 noites, com 2 espetáculos distintos. Já se imaginou assistindo a uma famosa ópera sentado no gramado do Central Park, tomando um vinho e beliscando um delicioso queijo, ao final de um longo dia de verão? Não perca, a entrada é franca.

“Midsummer Night Swing”

Com 23 noites de festa, cada uma dedicada a um estilo de dança de salão. Estes agradáveis eventos acontem no Josie Robertson Plaza, uma praça no coração do Lincoln Center, onde é montada uma pista de dança e um palco. O ingresso inclui 45min de aula de dança, com instrutores profissionais, antes da banda entrar. A banda começa às 19:30h e toca até as 22:00h. As opções são variadas e vão de swing, passando pelo forró, até a salsa. O mais gostoso destas noites é que a praça fica cheia, dentro e fora da pista. Sim, dá para ficar do lado de fora da pista escutando a música e dançando…

Festivais de dança: o Out of Doors

No mês de agosto acontece o “Out of Doors” (“Ao Ar Livre”) , um festival em grandes companhias de dança moderna que se apresentam na concha acústica Damrosch Park Bandshell. Mas este festival também é conhecido por trazer grandes revelações do mundo da dança local e internacional. Este festival tem entrada franca para todos os eventos.

Com tantos prédios, lojas e luzes, pode ser fácil esquecer que Manhattan é uma ilha. E as melhores vistas panorâmicas que você pode ter de Manhattan ficam fora da illha, nos rios que a circundam. Algumas das melhores opções são um super programa de verão.

Ponte do Broklyn

Cruzar a Ponte do Brooklyn (Brooklyn Bridge) a pé é um passeio muito gostoso e não tão cansativo como pode-se pensar (desde que o calor não esteja de matar). E depois de cruzar a ponte, você pode curtir a vista de Manhattan do Promenade, que fica no Brooklyn Heights. Ou do River Café , que fica localizado abaixo da Ponte do Brooklyn, ou ainda do pequeno Ferry Fulton Park, que fica do lado da Manhattan Bridge. Se tiver pique, faça os três.

Passeio de Barco

Há várias opções de cruzeiro, do mais simples ao mais sofisticado, de veleiro ou de lancha, em grupo ou a dois, de dia ou à noite. O mais popular é o “Circle Line”, que oferece cruzeiros ao redor da ilha de Manhattan e também um passeio até Estátua da Liberdade, e “Ellis Island” (Ilha Ellis), onde está localizado um interessante museu de imigração. Verifique as opções disponíveis no site da cidade de Nova York.

Ferry para Staten Island

Este ferry sai de Downtown e vai até “Staten Island” (Ilha Staten), passando bem perto da Estátua da Liberdade. A vantagem deste passeio: é grátis!

•Se não der para cruzar a ponte do Brooklyn a pé, pegue um metrô até o Brooklyn e curta alguma das 3 opções que mencionamos.

Bondinho para Roosevelt Island

(“Roosevelt Island Tram”) Este bondinho dai de Midtown (59th Street e 2nd Avenue ) e conecta Manhattan à Roosevelt Island (Ilha Roosevelt), que fica entre o Queens e Manhattan. Este passeio não tão famoso, oferece uma vista fantástica de Manhattan, comparável a vista que você tem do Empire State Building. O mesmo cartão utilizado no Metrô, o Metrocard, é aceito para pagamento da tarifa.

Outros festivais e promoções em Nova York

Museum Mile Festival

5th Avenue, entre 82nd e 105th Streets, Nova York | 212-606-2296 Este festival, que acontece anualmente no verão, conta a participação de nove museus de Nova York, dentre os mais famosos do país, que ficam localizados na 5th Avenue (5ª. Avenida) num raio de uma milha (1,6 Km). Todos os museus oferecem entrada franca entre 18:00h e 21:00h neste dia. A 5ª. Avenida neste trecho é fechada para o tráfico de carros e na rua acontecem várias performances de arte e música, além de atividades para crianças.

Museu participantes

El Museo del Barrio; • Museum of the City of New York; • The Jewish Museum; • National Academy Museum and School of Fine Arts ; • Cooper Hewitt, National Design
Museum, Smithsonian Institution ; • Solomon R. Guggenheim Museum; • Neue Galerie New York; • Goethe-Institut/German Cultural Center; • The Metropolitan Museum of Art. Tome nota: em 2005, o evento vai acontecer no dia 7 de junho, faça chuva ou sol.

Celebrate Brooklyn! Performing Arts Festival

Acontece todos os anos na concha acústica do Prospect Park, no Brooklyn e é uma das melhores atrações do verão de Nova York. O Festival é uma série de performances de música, dança e filme que acontecem de junho a agosto, onde se apresentam lengendários, famosos e novos artistas. A música pode variar do funky hip-hop ao jazz moderno ao rock afro-brasileiro. Há ainda a apresentação de filmes clássicos ao ar livre. Festival de Artes e PerformancePerforming Arts Festival

The New York International Fringe Festival (FringeNYC)

O maior festival de muti-artes da América do Norte, com mais de 200 companhias do mundo todo, se apresentando por 16 dias, em mais de 20 lugares – num total de 1300 performances! O festival inclui peças teatrais, musicais, dança, marionettes, multimedia e teatro infantil. Maiores informações: www.FringeNYC.org. 12 a 28 de agosto de 2005.

Dia da Bastilha

(Bastille Day) 60th Street, entre 5 th e Lexington Avenues – Este festival de rua, organizado pela Aliança Francesa, celebra “la France des regions” com mostras e acontecimentos, ressaltando a França tradicional e contemporânea através de performances ao vivo, dança de rua, atividades para crianças, produtos regionais e spécialités gourmandes.

Summer Restaurant Week

Além do Summer Breaks, tem ainda a famosa semana “ Summer Restaurant Week, muitos dos mais finos restaurants de Nova York oferecem “three-course prix-fixe” (entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo) no almoço e/ou jantar com super descontos. Alguns destes restaurantes estendem esta promoção por todo o verão.

Bares

Alguns hotéis abrem os bares localizados nos topos dos seus edifícios para hóspedes, mas também para o público. Mas o melhor segredo é o Roof Garden Café, que fica localizado no topo do Metropolitan Museum, que tem uma vista colossal do Central Park e é aberto ao público de abril a setembro.

Promoções de Verão: Summer Breaks

Trata-se de uma promoção que acontece no verão por toda a cidade de Nova York, com descontos e ofertas especiais para centenas de hotéis, shows da Broadway, restaurantes, tours e atrações, vida noturna, artes e cultura. Não deixe de dar uma olhadinha no site da cidade de Nova York quando estiver planejando sua viagem. Para 2005 as promoções ainda não foram listadas no site. Esta promoção é organizada pelo NYC & Company, tel.: 212-484-1222

Filmes no Bryant Park

Outro tradicional evento do verão, são os filmes exibidos ao ar livre no Bryant Park, às segundas feiras, ao fim do dia, de junho a agosto, num total de 10 filmes. Traga sua pipoca e refrigerante e chegue cedo para pegar um bom lugar.

Os principais festivais e atividades, acontecem entre o feriado de “Memorial Day”, em homenagem aos veteranos de guerra- última 2ª.feira do mês de maio, e o “Labor Day”, dia do trabalho – primeira 2ª.feira do mês de setembro, período considerado pelos americanos como a temporada de verão. Nesta época os dias são longos e dá para aproveitar bastante.

O nascer do sol em Nova York no verão varia entre 5:30h e 6:00h e o por-do-sol entre 7:30h e 8:30h.

Temperaturas: Junho 17-27C – Julho 20-29C – Agosto 19-29C.

Dicas

Em agosto, há dias em que o calor em Nova York é realmente insuportável. Vale a pena verificar a previsão do tempo antes de sair do hotel. Nestes dias aproveite para visitar locais fechados, como museus, onde o ar condicionado estará ligado no máximo. Para não desidratar tome muito líquido. Aproveite para experimentar todas as bebidas refrescantes que são tão comuns nesta época do ano. Entre as favoritas dos nova-iorquinos estão o Iced Coffee (café gelado com leite ou não e muito gelo), Iced Tea (chá gelado com muito gelo) de vários sabores e Frappucinos (Cappucinos gelados).

“Smoothies” também são uma grande pedida, que podem ser feitos de iogurte e frutas ou simplesmente suco de fruta e gelo picado. Se nem café, nem chá gelado fazem a sua cabeça, então vá a uma deli (pequenas mercearias, geralmente de esquina espalhadas por Nova York) ou a uma drugstore (farmácia + mini-mercado, como Duane Reade, CVS, Walgreens) e procure pelas geladeiras de bebidas e esbalde-se. A seleção é gigante, para todos os gostos e dietas.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro