Lower East Side
Lower East Side - Foto, Sarah Ackerman BBCY
Lower East Side – Foto, Sarah Ackerman BBCY

Lower East Side, New York, bairro muti-étnico

O Lower East Side, que surgiu como um bairro multi-étnico, se estende da margem do East River à Bowery e da Manhattan Bridge à East Houston Street, e é tradicionalmente habitado por imigrantes. Desde 1840, ali se instalaram em primeiro lugar alemães, depois italianos, russos, judeus de diversos países e irlandeses, alguns dos primeiros imigrantes a se fixar no bairro.

Mapa de New York

A presença judaica

Lower East Side atraiu revolucionários anarquistas e marxistas, a maioria deles de origem judaica. Eram judeus muito diferentes de Woody Allen, Bob Dylan ou Gene Wilder. Curiosos personagens! Emma Goldman e Alexandre Berkman eram editores anarquistas que iniciaram em 1906 a publicação do Mother Earth Magasine.

Nas primeiras décadas deo século XX, um lugar perigoso

Nas primeiras décadas do século XX, o Lower East Side era um dos lugares mais perigosos de Nova York, frequentado por líderes de gangues que, fazendo carreira, se tornariam chefes da máfia judaica. O filme Once Upon a Time in America (Era Uma Vez Na América), de Sergio Leone, estrelado por Robert De Niro, dá uma idéia de como eram as coisas por lá.

Video sobre Lower East Side

Lower East Side nas décadas de 1950 e 60

O bairro foi freqüentado pelo poeta Allen Ginsberg, da geração beat, e outros beatnicks, como Jack Kerouac e Gregory Corso, que iam filosofar (e se embriagar) nos botecos.

Ainda hoje, o Lower East Side conserva sua diversidade

A comunidade formada por judeus oriundos da Europa Oriental é importante e o bairro tem diversas sinagogas. Entre os moradores atuais há muitos latino-americanos, numerosos também no vizinho East Village (antes parte de Lower East Side).

Muçulmanos

Também moram no bairro imigrantes de Bangladesh, árabes e muçulmanos de outros países. Há, por exemplo, uma mesquita na esquina da 1st Avenue com a 11th Street. Isso sem falar dos restaurantes de comida árabe. A colônia nipônica também é expressiva; basta notar que o bairro tem vários restaurantes e lojas de alimentação japoneses. Ou seja, é um bairro que acolhe diversas etnias que vivem em paz.

Reputação boêmia

Hoje, o Lower East Side vive mais da reputação boêmia do que de outra coisa e seus habitantes andam bem mais comportados; o público do Lower East Side e de Nolita é atualmente fashion-alternativo.

Bons restaurantes muit-étnicos e bares animados

O velho bairro, agora repleto de bons restaurantes, cafés e bares animados, é um lugar agradável para se sair à noite e está se transformando em um novo SoHo. Logo novos talentos começaram a instalar suas boutiques com roupas e calçados alternativos.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade