Union Square
Metro Union Square NY
Metrô Union Square NY

Union Square: os Four Squares

Essa região de Manhattan, conhecida pelo nome de Four Squares (já que ali estão a Union Square, o Gramercy Park, a Stuyvesant Square e o Madison Square Park), corresponde a um bairro misto, com áreas comerciais e residenciais, cada qual com um perfil próprio. Seus limites são a Broadway a oeste, o East River a leste, a 34th Street ao norte e a 14th Street ao sul.

Mapa de Union Square e região

Madison Square Park

Assim como a Madison Avenue, seu nome homenageia James Madison, o quarto presidente dos EUA. O local já foi sede de eventos esportivos e nele funcionou um estádio, hoje transferido para o Madison Square Garden, em Chelsea (não confunda!). Depois da demolição, restou um pequeno parque cortado “de raspão” a oeste pela Broadway e situado entre a 23rd Street, a 26th Street, a 5th Avenue e a Madison Avenue. Uma das poucas áreas verdes de Manhattan, o Madison Square foi meio esquecido pelas autoridades municipais e passou por uma fase de decadência até ser recuperado em 2001. Foram restauradas suas estátuas, entre elas a do Almirante Farragut, que comandou a Marinha da União durante a Guerra da Secessão. Após a reforma, o parque tornou-se um agradável espaço de descanso e lazer para moradores e trabalhadores das vizinhanças. Em torno da Madison Square ficam vários belos exemplares da arquitetura nova-iorquina: o Flatiron Building, o Metropolitan Life Insurance Tower, a Manhattan Appelate Courthouse e o New York Life Insurance Company Building.

Atrações

Flatiron Building

O Flatiron é um dos mais antigos e originais arranha-céus de Nova York. Construído em 1902 com 22 andares, o edifício apresentava uma novidade tecnológica: sua estrutura de aço. Mas o que mais chama a atenção nele é a curiosa forma triangular. Visto de lado, ele é fino; de frente, é largo. Por isso, seu nome oficial, Fuller Building, não pegou; foi apelidado de Flatiron por se parecer com um flat iron (ferro de passar roupa). Quando foi erguido, houve quem duvidasse que o Flatiron, sendo tão alto e estreito, pudesse resistir aos fortes ventos de Nova York. End.  175 5th Ave., na altura da 22nd St.

Metropolitan Life Insurance Tower

O prédio do “Met Life”, concluído em 1893, tornou-se o mais alto do mundo em 1909, quando ganhou uma magnífica torre inspirada no Campanile da Piazza San Marco, em Veneza. Permaneceu nessa posição até 1913, quando foi desbancado pelo Woolworth Building. Originalmente, sua fachada era neo-renascentista, mas uma reforma meio desastrada eliminou o estilo. Mesmo assim, o prédio é lindo e seu interior Art Deco merece ser visto. End.   1 Madison Ave.

New York Life Insurance Company Building

Situado do lado nordeste do Madison Square Park, com detalhes de inspiração gótica e uma pirâmide dourada no topo, é um dos edifícios famosos da cidade. Construído em 1926, com base em um projeto de Cass Gilbert, o mesmo arquiteto que desenhou o Woolworth Building, o arranha-céu se destaca pelo cone dourado no seu topo, visível de longe. End.  51 Madison Ave., entre a 26th e a 27th Sts.

Manhattan Appellate Courthouse

O imponente edifício de fachada adornada por elegantes colunas coríntias e esculturas, no estilo Beaux-Arts, é sede de um dos mais movimentados tribunais do país: a Corte de Apelação de Nova York. Caso você tenha a oportunidade de conhecer seu interior (não como parte em um processo judicial, esperamos!), poderá admirar murais e uma exuberante decoração ao gosto Belle Époque.
End.  E 25th St. esq. c/ Madison Ave.

Union Square

A praça entre a Broadway, a Park Avenue, a 14th Street e a 17th Street é famosa por ser, histórica e tradicionalmente, o lugar em que os nova-iorquinos fazem manifestações políticas, desde aquelas pela libertação dos anarquistas Sacco e Vanzetti, no século XIX, às que mobilizaram a população contra as guerras do Vietnã e do Iraque. Estátuas de quatro personagens históricos chamam a atenção do visitante: as dos presidente Abraham Lincoln e George Washington; a de Lafayette, comandante das tropas francesas que apoiaram a luta dos norte-americanos na guerra da independência; e a de Ghandi. Mal freqüentada até há alguns anos, hoje a Union Square é um lugar seguro para se passear. Lá funciona o Union Square Farmer’s Market, uma feira de produtos agrícolas fresquíssimos, tortas, queijos e pães, em sua maioria orgânicos, produzidos e comercializados por fazendeiros locais, um conceito super em moda nos EUA.

Gramercy Park

O charme do Gramercy Park não é para qualquer um. É só para quem tem a chave, já que o pequeno parque é cercado. Isso não impede que você possa, de fora, apreciar esse gracioso oásis em meio à “selva de pedra”. Existente desde 1831, com acesso franqueado apenas aos privilegiados moradores da praça e membros de seletos clubes das redondezas, acabou por dar nome ao bairro de perfil burguês, tranqüilo e residencial, onde podem ser vistos imóveis neoclássicos do século XIX.

Stuyvesant Square

Situada em um terreno praticamente doado em 1836 pela família Stuyvesant, que o vendeu à cidade de Nova York pelo preço simbólico de US$ 5, a praça é cortada ao meio pela 2nd Avenue. Nela há uma estátua de Peter Stuyvesant, governador holandês de Nova York. Nas proximidades existem belas residências antigas no estilo Greek Revival.

Empire State Building

Na divisa com Midtown, este edifício de 102 andares e 381m de altura (ou 443m, se considerarmos a antena de TV) é um ícone de Nova York. Seu nome, aliás, vem do apelido de Nova York: “o Estado-Império”.  Saiba mais sobre o Empire State Building

Church of Transfiguration (Little Church Around the Corner)

Você não acreditaria que na Manhattan do século XXI existe um lugar como esse: uma graciosa igrejinha protestante de tijolos vermelhos da segunda metade do século XIX. Meio escondido à sombra dos arranha-céus próximos, o templo é conhecido como “a igrejinha da esquina” (Little Church Around the Corner). O nome vem do fato de que, por volta de 1870, o pastor de outra igreja mais importante das proximidades recusou-se a realizar serviços fúnebres para um ator recém-falecido, dizendo a seus amigos que procurassem “a igrejinha da esquina”, cujo pastor era, ao que parece, mais condescendente com artistas, sinônimo de vida dissoluta na época. Repare nos vitrais: alguns são inspirados em atores nova-iorquinos. <end./>  1 E 29th St. junto à 5th Ave.

Theodore Roosevelt Birthplace National Historic Site

O imóvel atual é uma reconstrução da casa em que Theodore Roosevelt, presidente dos EUA no começo do século XX, morou até a sua adolescência. De relativo interesse, mostra brinquedos que pertenceram a Teddy, como seu ursinho de pelúcia, fotos e material relativo à sua carreira política e suas viagens. Theodore Roosevelt (não confunda com seu primo Franklin Delano Roosevelt, que também foi presidente) recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1906 e participou, dentre outras aventuras, de uma expedição na Amazônia com o Marechal Cândido da Silva Rondon. End. 28 E 20th St., entre a Park Ave. South e a Broadway M 23rd St. Abre de terça-feira a sábado das 9h às 17h.

Museum of Sex

 Realiza exposições temporárias e possui um curioso acervo permanente de vídeos, objetos e fotos que têm o sexo como tema. Você poderá encontrar informações bem ilustradas sobre invenções patenteadas nos Estados Unidos de aparelhos e “tecnologias” de uso sexual; estudos da evolução da arte pornô americana, obras gráficas japonesas, erotismo chinês… Tem até uma lojinha no museu com objetos que o farão corar se você comprar algo e tiver que abrir sua mala na alfândega brasileira na volta para casa. Pode ser uma visita divertida para um casal ou casais de amigos que não se chocam facilmente com “essas coisas”, mas não é um programa para levar crianças ou a tia Maricotinha. End.  233 5th Ave. Museum of Sex

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro