Nápoles: os transportes urbanos, como circular
O trânsito napolitano é simplesmente louco: os faróis não são respeitados, os pedestres atravessam na frente dos carros com a maior cara-de-pau, a preferência é sempre do mais ousado e, para piorar, as lambretas e motos (com até três pessoas: marido, mulher e criança, nenhum deles de capacete!) vão costurando todo mundo. Tudo isso, é claro, em meio a gritos e buzinas. O pedestre deve ficar muito atento.
Mapa de Nápoles
O fato de o sinal estar aberto para você atravessar a rua não significa muita coisa. Pelo contrário, tome ainda mais cuidado, porque você acha que os carros vão parar e vai andando calmamente, mas eles não param! Só atravesse quando tiver certeza de que todos os veículos pararam, ou simplesmente acompanhe os napolitanos: atravesse com eles, esteja o sinal aberto ou fechado, desde que, é claro, haja uma distância razoavelmente segura entre vocês e os veículos que vêm vindo.
Nem é preciso dizer que guiar em Nápoles é bem estressante. Porém, felizmente, não é necessário, pois a cidade dispõe de transportes públicos eficientes e baratos. O bilhete Unico Napoli 90 minuti, válido por uma hora e meia, nos transportes públicos municipais. Já o bilhete Unico Napoli Gionaliero, que vale pelo dia todo, pode ser vantajoso para quem vai fazer vários passeios em um mesmo dia.
Metrô
A linha de metrô mais útil para o viajante é a Linea 2, que vai de Gianturco até Pozzuoli. Ela passa na estação de trem Piazza Garibaldi, na Piazza Cavour (ao lado do Museu Arqueológico Nacional), em Montesanto (perto da Via Toledo e do centro histórico), em Chiaia (estação Piazza Amedeo) e em Mergellina.
Ônibus
Algumas linhas são particularmente úteis. E1: vai da Piazza del Gesù até o Museo Archeologico Nazionale, atravessando o centro histórico. R1: circular que percorre o centro histórico a partir da Piazza Medaglie d’Oro. R2: circular entre a Stazione Centrale Piazza Garibaldi e a Piazza Trieste e Trento, onde fica o Palazzo Reale. R3: circular entre Mergellina e a Piazza Municipio. R4: vai da Piazza Municipio a Capodimonte, passando pelo centro histórico. R5: vai de Santa Lucia até o Capo Posillipo, percorrendo a Riviera de Chia.
Bonde
A linha 2 é circular entre a Piazzale Tecchio, fora do centro, onde fica a estação Campi Flegrei, até a Piazza Victoria, percorrendo toda a Riviera di Chiaia. Já a linha 4, também circular, percorre toda a orla marítima da cidade, da zona portuária comercial até Mergellina.
Funicular
Qualquer semelhança com a conhecida canção napolitana Funiculi, Funiculà é mera coincidência. O funicular a que essa música de 1880 se refere é o que levava até a cratera do Vesúvio, inaugurado naquele ano, e que hoje não existe mais. Nápoles tem hoje quatro linhas de funicular, das quais três levam a pontos próximos entre si, no alto da cidade, perto do Castel Sant’Elmo. O Funicolare Centrale parte da Via Toledo, quase ao lado da Piazza Trieste e Trento; o Funicolare di Chiaia parte da Piazza Amedeo, em Chiaia; e o Funicolare di Montesanto tem seu ponto de partida ao lado da estação de metrô de mesmo nome, pertinho do centro histórico.
Táxi
Uma corrida de táxi em Nápoles custa aproximadamente o mesmo que em São Paulo ou Rio de Janeiro. O táxi é útil principalmente à noite, pois durante o dia o trânsito é lento.
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