Transportes urbanos na Itália
Bonde em Torino, foto de Chico Spagnuolo. jpg
Transportes urbanos na Itália, bonde em Torino, foto de Chico Spagnuolo. jpg

Transportes urbanos na Itália: ônibus, bondes, metrô

Metrô

Existe metrô em Milão, Roma e Nápoles. Infelizmente, a rede é formada por um número limitado de linhas. A malha metroviária italiana não se compara à de Paris ou Londres, mas ainda assim é útil. O sistema é igual ao das cidades brasileiras. Em praticamente todas as cidades é mais vantajoso comprar um carnet com dez tickets do que comprar um a um. Geralmente pode-se comprar o bilhete com o motorista, mas é sempre mais caro.

Ônibus e bondes

Para lugares não servidos pelo metrô existem ônibus ou bondes, que ao contrário do que acontece no Brasil, continuam sendo um meio de transporte bastante útil. Quem conheceu os bondes brasileiros aproveitará para matar a saudade… Os bilhetes são vendidos nas edicole – bancas de jornal – ou nos tabacchi – tabacarias –, sempre assinalados com um “T” branco sobre fundo negro. Compre bilhetes em quantidade suficiente para os demais trajetos que você fará, uma vez que nem sempre haverá um tabaccaio aberto no caminho.

Ônibus turísticos

Em muitas cidades existem ônibus turísticos que passam pelas principais atrações. Quase sempre possuem a parte superior aberta, o que permite uma visão panorâmica dos lugares. É ótimo quando não chove! Geralmente pode-se tomar um ônibus desses, descer visitar algo, e tomar o próximo com o mesmo bilhete.

Barco

Um caso único. Em Veneza não há ônibus, mas vaporettos. São linhas regulares de barcos que funcionam como os ônibus nas demais cidades italianas.

Passes turísticos

Algumas cidades italianas têm passes turísticos urbanos, com preços e tempo de duração variados. Saiba, entretanto, que nem sempre valem a pena, uma vez que quase tudo no centro histórico pode ser visitado a pé, e apenas uma vez ou outra você precisará tomar ônibus ou metrô. O bilhete avulso pode acabar saindo mais barato. A principal vantagem do passe é não ter que ficar toda hora comprando bilhetes avulsos.

Táxis

Os táxis são mais caros que no Brasil, mas ainda assim têm preços razoáveis e valem a pena se você estiver com malas. Quando for pegar um avião, principalmente de manhã e aos sábados, domingos e feriados, peça para a recepção do seu hotel fazer a reserva do táxi na véspera.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Florença

Escolha e reserve seu hotel em Roma

Escolha e reserve seu hotel em Milão

Escolha e reserve seu hotel em Nápoles

Escolha e reserve seu hotel em Palermo

Escolha e reserve seu hotel em Veneza

Matérias especiais

A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueologico de Nápoles

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens