A história dos transportes em Paris
As primeiras linhas regulares de transportes públicos em Paris
A história dos transportes em Paris é antiga. O primeiro arremedo de transporte coletivo em Paris apareceu por volta da segunda metade do século XVII, com cinco linhas regulares de carroças com assentos laterais, nas quais se cobrava um preço ao alcance de todos. Uma tentativa de aumento da tarifa e de reservar esse meio de transporte aos “bourgeois et gens de mérite” (burgueses e pessoas de mérito) fracassou.O transporte público melhorou bastante com os primeiros barcos a vapor, que passaram a navegar pelo Sena em 1816, e as linhas de ônibus puxados por cavalos, com capacidade para até 25 pessoas.
A segunda metade do século XIX
A circulação de veículos já era intensa. Algumas linhas de bonde e de ônibus, como a Madeleine-Bastille, a Montrouge-Gare de l’Est e a Rue de Sèvres-Gare du Nord, transportavam até 30 mil passageiros por dia.
O bonde puxado por cavalos foi inventado em 1852. Após a Comuna foram introduzidos os primeiros bondes a vapor entre Montparnasse e a Gare d’Orléans. Em 1876, os cavalos voltaram à cena, pois os bondes a vapor eram dispendiosos. Os bondes elétricos parisienses surgiram em 1892 e existiram até 1937.
Os primeiros ônibus de Paris
Um decreto de 1855 fundou a Companhie Générale des Omnibus, que reuniu uma dezena de companhias independentes com aproximadamente 4 mil ônibus puxados por cavalos circulando por Paris. Nesses ônibus, os preços eram diferenciados: 15 centavos de francos para os assentos a céu aberto no alto do veículo – a chamada Impériale – e 30 centavos para viajar no interior do ônibus. Em 1906 apareceram os primeiros ônibus a gasolina, que foram substituindo aqueles de tração animal, juntamente com os primeiros automóveis, que começavam a disputar espaço nas ruas com as carruagens.
Vídeo sobre o metrô de Paris
O metrô de Paris
A capital ganhou sua primeira linha de metrô (Porte de Vincennes/Porte Maillot) em 19 julho de 1900. Quando começou a Primeira Guerra, em 1914, Paris já tinha mais linhas de metrô do que São Paulo e o Rio de Janeiro têm hoje: sete completas e mais quatro em construção!
Uma curiosidade
Você reparou que o metrô e o RER correm em mãos contrárias um do outro? Vamos lá, um pouco de cultura para você utilizar entre os amigos politicamente corretos: na época em que foi construído, o metrô foi concebido para correr apenas dentro de Paris, não devendo de modo algum atingir as periferias pobres. Foi para evitar qualquer conexão com os trens de subúrbio, que correm à esquerda, que se optou por fazer o metrô correr à direita. Foi realmente uma opção de direita!
Veja como utilizar os transportes públicos em Paris
Informações práticas sobre Paris
Como ir a Paris
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde dormir em Paris
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos
Escolha e reserve seu hotel em Paris
Paris em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.
A França em imagens Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França