Passeios de barco em Paris

 

Sena com a Île St-Louis ao fundo

Mapa de Paris

Existem mil maneiras de se conhecer Paris, mas a melhor para começar, principalmente se essa é primeira vez que você vai para lá, é fazer um passeio de barco pelo Sena.

Provavelmente você chegará meio cansado depois de muitas horas de voo e não estará disposto a grandes caminhadas. Que tal um programa tranquilo depois de uma ducha e de um bom almoço?

Passeios de barco em Paris

Um passeio de barco pode lhe proporcionar, em curto espaço de tempo, enquanto você está confortavelmente sentado, a visão de boa parte das atrações parisienses de um ângulo inusitado. Às margens do Sena estão belezas arquitetônicas como a Torre Eiffel, o Trocadéro, os Invalides, a Place de la Concorde, a Assembleia Nacional, o Louvre, o Museu d’Orsay, o Hôtel de Ville, a Notre-Dame e a Conciergerie, na Île de la Cité, e os charmosos edifícios da Île St-Louis. Se tiver a sorte de pegar um dia claro (e, dependendo da hora, um belíssimo pôr-do-sol), você nunca vai esquecer sua primeira impressão da cidade e entenderá porque o lugar foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Durante sua permanência na cidade, você vai atravessar muitas vezes as diversas pontes de Paris. A importância delas em uma cidade cortada por um rio e que tem em seu miolo duas ilhas é inegável. As pontes parisienses são em geral bonitas (algumas são lindas, sem nenhum exagero!) e compõem o cenário da cidade. Sem elas, Paris não seria a mesma. Aproveite o passeio para prestar atenção nas pontes Alexandre III, Neuf e Marie. Dizem que, ao passar de barco sob essa última, você deve beijar a pessoa que está ao seu lado, fechar os olhos e fazer um pedido… (Veja bem ao lado de quem você está!) Há certas coisas que você praticamente só verá passeando de barco; é o caso de uma réplica (bem menor…) da Estátua da Liberdade nova-iorquina, que fica na Allée des Cygnes.

 

O ideal é tomar o barco meia hora antes de o sol se pôr, para aproveitar também o espetáculo do crepúsculo. As luzes da cidade vão se acendendo, até que, quando a noite cai, as margens do Sena estão totalmente (e belamente!) iluminadas. Ao descer do barco, você já estará não apenas descansado, mas também mais familiarizado com Paris. Se preferir, pode pegar o barco à noite; alguns passeios incluem o jantar. Dependendo do horário em que você for, poderá também almoçar a bordo.
Os barcos turísticos que percorrem o Sena são popularmente conhecidos como “bateaux-mouches”; porém, esse é o nome comercial de apenas uma das diversas companhias que fazem passeios pelo rio. Durante os passeios, guias ou gravações que descrevem os lugares por onde os barcos passam. Infelizmente não há narração em português; elas são geralmente em inglês e, às vezes, em espanhol.

Um passeio comum, que leva 1h, sem refeição, custa em torno de 11 euros e não necessita reserva. No verão, os passeios começam por volta de 10h da manhã e vão até as 22h, com partidas de meia em meia hora aproximadamente. Na baixa estação, há intervalos maiores entre os passeios, que começam por volta de 11h e vão até as 17 ou 18h.

Cruzeiros com refeições são mais caros. Os restaurantes dos barcos são chiques; nos jantares, o traje social (terno e gravata) é obrigatório (não vá de jeans e tênis, por favor!). As refeições, com especialidades gastronômicas francesas, são regadas a bons vinhos. Reservas para cruzeiros com almoço ou jantar devem ser feitas com alguma antecedência.

Passeios de barco no rio Sena

Vedettes du Pont Neuf – Faz passeios de uma hora pelo Sena. Os barcos partem de baixo da Pont Neuf, vão até a Pont d’Iéna, fazem meia-volta, contornam as ilhas e retornam ao ponto de partida. Local de embarque: sob a Pont Neuf, na Île de la Cité (Atenção: é preciso descer a escada perto do Square du Vert Galant. O local não é acessível para pessoas com problemas de locomoção) 75001 M Pont Neuf  Vedettes du Pont Neuf

Vedettes de Paris – Faz passeios com duração de uma hora pelo Sena, da Torre Eiffel à Île St-Louis, ida e volta. Também oferece passeios noturnos com jantar dançante. Local de embarque: Port de Suffren (em frente à Torre Eiffel)  75007 M Trocadéro ou RER Champs-de-Mars/Torre Eiffel   Vedettes de Paris

Bateaux-Mouches – Os mais conhecidos barcos turísticos do Sena percorrem toda a região central. Fazem o tour básico de uma hora e também oferecem passeios com almoço e jantar. Local de embarque: Pont de l’Alma (na Rive Droite) 75007 RER Pont de l’Alma Bateaux-Mouches

Les Bateaux Parisiens – Passeios pelo Sena, da Torre Eiffel a Bercy, ida e volta. Também oferece passeios com almoço e com jantar. Local de embarque: Port de la Bourdonnais 75007 M Trocadéro ou RER Champs-de-Mars/Tour Eiffel Bateaux Parisiens

Marina de Bercy – Passeios apenas com almoço ou jantar. Os barcos saem de Bercy, um porto no extremo sudeste de Paris, atravessam a cidade inteira pelo Sena, até um pouco depois da Torre Eiffel, e retornam ao ponto de embarque. Os vinhos estão incluídos nos preços e a reserva é obrigatória. Embarque: Port de Bercy (perto da Pont de Tolbiac) 75012 M Cour St-Émillion Marina de Paris

Yachts de Paris – Muito mais chique do que andar em um barco turístico comum é passear pelo Sena de iate! Esta empresa tem vários deles, que podem inclusive ser alugados para jantares e festas — ou até só para você e sua namorada… Já imaginou? Há opções de todos os tipos e preços; a mais simples é o jantar (não  particular) a bordo do iate Don Juan. <end./> Quai Henri IV 75004 M Sully-Morland Yachts de Paris

Passeios de barco no canal Saint-Martin

Quem já andou de barco no Sena e quer conhecer algo diferente pode passear pelo canal St-Martin, antiga via de transporte e de abastecimento de água da cidade, inaugurado em 1826. Ele começa no Port de l’Arsenal, entre o Sena e a praça da Bastilha, onde ficam atracadas dezenas de pitorescas péniches. No início do passeio, você entra no trecho coberto, que tem cerca de dois quilômetros, e logo passa embaixo da praça da Bastilha, onde há uma grande abóbada e a luz passa por claraboias de vidro. O túnel desemboca na parte aberta do canal, margeada por árvores e cheia de pontes e passarelas que lhe dão um ar nostálgico.

No passado, o canal St-Martin cruzava um bairro proletário, que foi imortalizado pelo famoso filme Hôtel du Nord, de 1938, dirigido por Marcel Carné, com a atriz Arletty, adorada pelos franceses. Esse bairro era um dos lugares favoritos do poeta Jacques Prévert que, aliás, escreveu os diálogos  do filme. No canal existem várias eclusas, uma vez que o nível da Bassin de la Villette é mais alto que o do Sena. No início o passeio é bem interessante, mas depois pode tornar-se um pouco monótono ficar esperando cada comporta se encher…

Quando termina de percorrer o canal, o barco chega à Bassin de La Villette, um enorme reservatório. Logo depois, está o canal de l’Ourcq, que passa quase ao lado da Cité des Sciences. É um passeio muito  agradável nos dias de sol e pode ser uma ótima complementação da visita à Cité des Sciences, em La Villette: você vai de metrô, passeia e volta de barco pelo canal; ou então, faz o trajeto contrário. Mas nesse caso, se for de barco, confirme se ele irá até a Cité des Sciences antes de retornar à Bassin de La Villette, pois nem sempre o fazem. A opção é pegar uma navette (micro-ônibus) que passa de meia em meia hora e liga a Bassin à Cité des Sciences. Se quiser voltar de barco até a Bastilha, deverá pegar a navette ou ir a pé até o local de embarque na Bassin (não é muito longe; mais ou menos 1,5 km).

Canauxrama – Passeios de 2h30 horas, do Port de l’Arsenal ao Bassin de la Villete e vice-versa, pelo canal St-Martin. Partidas em horários variados. Reserva obrigatória. 14 €. Locais de embarque: Port de l’Arsenal (em frente ao número 50 do Bd. de la Bastille)  75012 M Bastille e Bassin de la Villette (Quai de la Loire) 75019 M Jaurés  Canauxrama

Paris Canaux Passeios de três horas por um trecho do Sena e pelo canal St-Martin, saindo de manhã do Musée d’Orsay e chegando até o Parc de La Villette, ou saindo do Parc de la Villette depois do almoço e chegando ao Musée d’Orsay. Esse passeio é interessante porque você aproveita para apreciar boa parte das margens do Sena antes de entrar do canal St- Martin. O restante do passeio é semelhante àquele feito pela Canauxrama, do Port de l’Arsenal ao Bassin de la Villette. 16 €. Reserva obrigatória. Local de embarque: Quai Anatole France 75007 RER Musée d’Orsay Paris Canal

As empresas VEDETTES DE PARIS, CANAUXRAMA e PARIS CANAL também fazem passeios de barco para fora de Paris, pelos rios Sena e Marne, com almoço dançante.

Como ir a Paris

Compare o preço de pacotes e passagens aéreas para Paris