Paris: como ir do aeroporto até a cidade e vice-versa
Estação de metro e RER, Paris
Paris: como ir do aeroporto até a cidade e vice-versa: estação de metro e RER, Paris

Paris: Traslado do aeroporto Charles De Gaulle até o centro

Mesmo para quem não está viajando de excursão ou com um pacote que inclua o traslado, é muito fácil, de várias formas, chegar a Paris a partir do aeroporto Charles de Gaulle.

Mapa de Paris

Táxi

Se você está com bagagem muito pesada, tem um orçamento de viagem relativamente folgado ou está acompanhado por mais uma ou duas pessoas (os táxis parisienses dificilmente aceitam mais do que três), não pense duas vezes: tome um táxi. Há economias que não compensam! A corrida até Paria varia segundo o bairro que você vai, mais 10% de pourboire (gorjeta). Há uma pequena taxa de aproximadamente 1 € por mala. (Esse é o preço médio durante a semana, de dia. A bandeirada é mais cara à noite e aos domingos.

RER (trem)

Quem está com bagagem leve e muita disposição e vai se hospedar perto das estações da linha B pode optar pela alternativa mais barata e rápida que existe: o trem da RER (Rede Expressa Regional). Os RERs, que partem do aeroporto Charles de Gaulle a cada 10 minutos, das 5h às 24h, podem levá-lo até perto de dezenas de hotéis, sem precisar fazer nenhuma correspondance (baldeação), se você desembarcar nas estações Châtelet, Saint-Michel ou Luxembourg. Portanto, são práticos também para quem chega a Paris com a cara e a coragem, sem reserva de hospedagem.

Os horários de pico É bom saber, porém, que nos horários de pico, a experiência pode ser estressante, principalmente se você tiver que fazer alguma baldeação. Aliás, passar pelas catracas com malas (e subir escadas, nem sempre rolantes, carregando-as) exige certa dose de bom humor.
A linha B comunica-se com o restante da rede de metrô e com outras linhas RER de Paris e também liga o aeroporto Charles de Gaulle ao de Orly. O tempo de viagem até Paris (dependendo da estação onde você descerá) é de aproximadamente 40 minutos. O mesmo bilhete servirá, em Paris, para fazer a baldeação para o metrô, se necessário.

Onde fica a estação de embarque do trem para Paris? A gare (estação) do RER do aeroporto fica no subsolo, entre os halls C e D de um lado e o hall F do outro. Há várias placas indicando “RER”. Os voos vindos do Brasil chegam em diferentes terminais e eventualmente você terá que tomar a navette (micro-ônibus circular gratuito) até a estação. Se tiver dúvida, informe-se, mas não fale em train (trem), denominação empregada para os trens de alta velocidade que vão para Lyon e Lille, que saem da mesma estação. Pergunte: “Le RER pour Paris, s’il vous plaît?” (le érre e érre pur Parri si vu plé = “O RER para Paris, por favor?”). É muito fácil comprar o bilhete do RER na bilheteria. Peça: “Un billet pour Paris, s’il vous plaît.” (an bié pur Parrí si vú plé = “uma passagem para Paris, por favor”). Mas se você chegar ao aeroporto em um horário em que a bilheteria não esteja funcionando, será obrigado a comprar o bilhete em uma máquina automática que fica ali em frente; para isso, precisará de moedas.

Com o bilhete em mãos, é só colocá-lo na catraca e descer a escada rolante (passe as malas pelo compartimento próprio, do lado da catraca). Entre em qualquer trem que estiver parado ali, pois a estação do RER do Charles de Gaulle é o ponto final da linha B, a única que vai para esse aeroporto, e todos os trens RER que saem de lá vão a Paris. Não tem como errar.
Atenção: guarde o bilhete até o final do trajeto. Há fiscalização e o bilhete é necessário para sair da estação onde você descerá.

Ônibus

Existem ônibus da Air France que saem do aeroporto e vão diretamente para a place Charles de Gaulle-Étoile (Arco do Triunfo), com uma parada na Porte Maillot, ou para Montparnasse, com uma parada na Gare de Lyon. O bilhete custa mais ou menos o mesmo que o RER. Os ônibus da RATP (a companhia municipal de transportes parisiense) vão para a Gare du Nord e a Gare de l’Est (estações do Norte e do Leste) ou para Nation. Param diversas vezes pelo caminho e, dependendo do trânsito, levam mais de uma hora do aeroporto até o ponto final. Existe também o Roissybus, que vai até a place de l’Opéra.

Os ônibus, mais lentos do que os trens e sujeitos aos caprichos do trânsito, só valem a pena para quem for descer bem perto de seu destino final. Se, além de pegar o ônibus, você tiver ainda de carregar suas malas e tomar um táxi, outro ônibus ou metrô até o hotel, esqueça! Opte por tomar um táxi direto do aeroporto; a diferença de preço não será significativa.

Para quem desembarca em Orly

Táxi

Dependendo do voo que tomar, se não estiver indo diretamente do Brasil, pode ser que você desça no aeroporto de Orly, a 15 km ao sul de Paris. A corrida de táxi de lá até Paris é um pouco mais barata do que do Charles de Gaulle, pois Orly é mais perto de Paris. Se você puder pagar um táxi, faça-o. A opção do motorista particular também existe (veja o item correspondente nesta seção).

RER

Em Orly passam duas linhas de RER: a linha B liga os dois aeroportos e passa pelo centro de Paris. A linha C passa pela Gare d’Austerlitz, St-Michel, Musée d’Orsay, Invalides, Tour Eiffel e Charles de Gaulle/Étoile. Valem as mesmas observações feitas no item RER desta seção quanto à compra do bilhete, a guarda dele até o final do trajeto e a falta de comodidade para carregar as malas, mas quem vai tomar RER em Orly deve ficar atento para o destino, pois ali nem todos os trens vão a Paris.

Preço das passagens e outras informações:  Você encontra em tempo real no site da RATP todo tipo de informação sobre transportes públicos em Paris.

Ônibus

Existem também ônibus da Air France, que vão até os Invalides, parando na Porte d’Orléans e em Montparnasse, e da companhia municipal de transportes parisiense, a RATP.
Traslado com motorista particular

A empresa Europatours, há 22 anos no mercado, agencia de turismo receptivo brasileiro, atua nas principais cidades da Europa com agencias em Paris e São Paulo. Realizam traslados (além de tours em Paris ou outras cidades francesas), com minivans e motoristas guias brasileiros.

Telefones SP (11) 98309 9390 ou (11) 3042 7425. Em Paris, ligando do Brasil 00 XX 33 6 07 73 11 42 ligando da França 06 07 73 11 42 www .europatours.com.br. Outra empresa pertencente a brasileiros é a Duga,  (www.duga.fr), que oferece serviço semelhante. O preço é superior ao de um táxi comum, mas o atendimento e os veículos também o são. Faça sua reserva antecipadamente indicando número do voo, horário de chegada e quantidade de passageiros.

Dica

O site www.aeroportsdeparis.fr (em francês e inglês), da administração dos aeroportos de Paris, contém muitas informações para quem chega à capital francesa por via aérea.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja preços de pacotes e passagens aéreas para Paris

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris