Ônibus em Paris
Ônibus em Paris
Ônibus em Paris

Ônibus em Paris

Mapa de Paris

Ônibus: linhas urbanas regulares

Os ônibus parisienses são eficientes e começam a funcionar às 5h30 da manhã. O mesmo tipo de bilhete utilizado para o metrô, comprado nas estações, serve para você pegar o ônibus, mas não se pode fazer baldeações de metrô para ônibus, nem de um ônibus para outro com o mesmo bilhete. O bilhete usado para o ônibus serve só para aquela viagem.
Você deve entrar no ônibus pela porta da frente e terá que perfurar ou carimbar (valider) seu bilhete enfiando-o numa maquininha que fica perto do motorista. Guarde o bilhete “validado” com você até desembarcar. Estar com bilhete não validado no bolso é o mesmo que não ter nenhum: em caso de fiscalização dá multa também.

Uma vantagem do ônibus: você vê a cidade

Os ônibus são uma boa maneira de se conhecer Paris; no metrô você não vê nada! Evite, porém, os horários de pico. Fora deles, você tem boas chances de viajar sentado. De qualquer forma, o trecho entre o Bd. St-Michel e Châtelet percorrido por algumas linhas é bravo: o trânsito é intenso, os ônibus rodam lentamente e estão quase sempre cheios.
Você não precisa estudar a rede inteira de ônibus de Paris para poder utilizá-los.

As linhas de ônibus que realmente interessam

As linhas que realmente interessam para percorrer os lugares mais bonitos de Paris são:
21 Liga a Estação St-Lazare à Porte de Gentilly, que fica ao sul da Cité Universitaire Internationale. Passa por Opéra, Palais Royal, Louvre, acompanha um pedaço do Sena, atravessa para a Rive Gauche, sobe o Bd. St-Michel, passa junto do Jardin de Luxembourg e do Parc Montsouris.
52 Sai de Opéra e vai até o Parc de St-Cloud, passando pela Place de la Concorde, pela Madeleine e pelo Arco do Triunfo.
72 Sai do Parc de St-Cloud e vai até o Hôtel de Ville, passa pelo Grand Palais, pela Place de la Concorde, pelo Palais Royal e pelo Louvre. O ponto final fica a algumas quadras da região de Beaubourg e do Marais.
73 Liga o Musée d’Orsay com a futurista La Défense, atravessando a Place de la Concorde e os Champs-Élysées.
82 Sai do Jardin de Luxembourg, percorre Montparnasse, passa pela Torre Eiffel e vai até a Porte Maillot.
96 Sai da Gare Montparnasse, vai até Porte des Lilas, no nordeste da cidade, passa por St-Sulpice, pelo Odéon e pelo Quartier Latin; em seguida atravessa para a Rive Droite através da Île de la Cité e cruza o Châtelet.

Os Petites Centures e os ônibus noturnos

Se por algum motivo você for à periferia de Paris, há os chamados PCs, ou Petites Ceintures, circulares que percorrem os boulevards périphériques nos limites da cidade. Na maioria dos pontos de ônibus, há mapas mostrando os caminhos percorridos pelas diferentes linhas que passam por ali. Preste atenção às placas nos pontos: quando está marcado “sauf dimanches et fêtes” sobre um fundo negro, significa que os ônibus dessa linha não rodam aos domingos e feriados. Há 18 linhas de ônibus noturnos – os Noctambus. Eles saem do Châtelet de hora em hora.

RATP – Site oficial da Régie Autonome des Transports Parisiens, companhia parisiense de transportes coletivos.

A História de Paris o interessa?

Veja todas as postagens sobre a história de Paris

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França