Santa Catarina

  Santa Catarina

Santa Catarina, um dos estados mais organizados e desenvolvidos do país, é um convite para ano todo. No Verão as praias, atualmente badaladíssimas, são as referências do pessoal jovem que curte o sol e as ondas.

Mapa do Estado de Santa Catarina

Como ir

Avião – O Aeroporto Hercílio Luz fica a 12 km do centro de Florianópolis, na Avenida Domício Freitas 3393 – Carianos – Ilha de Florianópolis. Telefone (048)331-4000 e 331-4011.

Florianópolis tem ligações aéreas com as principais cidades brasileiras

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 

Ônibus – Várias empresas de ônibus operam no Terminal Rodoviário Rita Maria provindas de várias partes do país tais como Viação Catarinense, Pluma, 1001, Penha, Reunidas, Itapemirim, Rainha entre outras. O endereço do terminal rodoviário é Avenida Paulo Fontes 1101, Florianópolis. Fone (048)212-3100.

Carro – chega-se a Florianópolis pela BR-101.

 

Onde se hospedar

Florianópolis é uma ótima base para se visitar não apenas a capital, mas também cidades vizinhas. Mas, há boas opções de hospedagem em várias cidades de interesse turístico em todo o Estado de Santa Catarina

Escolha e reserve seu hotel em Santa Catarina

Escolha e reserve seu hotel em Florianópolis

Escolha e reserve seu hotel em Joinville

Escolha e reserve seu hotel em Blumenau

 

Atrações em Santa Catarina

Florianópolis Camboriú • Laguna • BlumenauJoinville • Laguna • Porto Bello • Bombinhas

Na Primavera, as festas se alternam nas cidades onde rola muito chope, música e alegria. No Outono, quando a temperatura começa a cair, todos se aquecem com um bom café colonial ou se decidem pelo relaxante e saudável turismo rural. Depois, o espetáculo se transfere para as cidades serranas de Santa Catarina, onde a neve costuma chegar de surpresa, para comemorar o Inverno.

Nas principais cidade do litoral, como Camboriú e até mesmo na capital, quem acorda cedo, pode assistir um arrastão, (muito diferentes dos que têm ocorrido nas praias cariocas!) de pescadores puxando redes e até comprar diretamente com eles um peixe para o almoço.

Santa Catarina é também uma terra de muitas tradições. Após a expulsão dos espanhóis e com a fundação de sua capital em 1738, houve a necessidade de aceleração do povoamento da região para consolidação da posse do território até então ocupado por desbravadores portugueses. Nesta época muitos habitantes das Ilhas dos Açores vieram para o Brasil, ali se instalaram e, além de manter suas atividades de subsistência, desenvolveram a pesca e incentivaram a construção naval. A eles se devem as festividades do ciclo do divino Espírito Santo, as danças conhecidas como fandangos e os folguedos do boi-na-vara.

Os primeiros alemães a se instalarem em Santa Catarina vieram de Bremen em 1829 e deram origem à colônia de São Bento do Sul, hoje Joinville. Os imigrantes alemães, como também os italianos e eslavos, começaram a chegar em grande escala a partir de 1860 e se fixaram principalmente no Vale do Itajaí. A eles se deve a fundação das cidades de Blumenau, Brusque, Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra, Nova Trento e Criciúma, entre outras. O interessante é que esses imigrantes, mantidos semi-isolados durante o período colonial, puderam, mais do que em outras regiões brasileiras, conservar sua cultura e suas festas.

Além dos índios, dos imigrantes açorianos, alemães, italianos e eslavos, são também responsáveis pela formação do povo catarinense os tropeiros gaúchos que se deslocaram do extremo sul e povoaram principalmente o oeste do Estado de Santa Catarina.

Colonizada por diferentes povos, o Estado de Santa Catarina conserva as tradições de seus primeiros imigrantes, e uma exuberante natureza. Com as temperaturas médias variando entre 18ºC a 25ºC, pode ser visitado em qualquer estação.

Como se não bastasse, a culinária em Santa Catarina, é também deliciosa, com um destaque especial os frutos do mar, sempre frescos e deliciosos.

A indústria é ali altamente desenvolvida, a mineração é um dos pontos fortes da economia e o estado conta também com uma competente produção agrícola. Também é intensa a atividade pesqueira de criação de ostras, consideradas de excelente qualidade. As “fazendas” ou viveiros são visíveis em várias regiões do litoral e até nas proximidades de Floripa, como Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina é carinhosamente apelidada.

Todo o Estado de Santa Catarina possui boa estrutura para receber seus visitantes, com hotéis, pousadas, restaurantes, e turismo receptivo. Portanto, com frio ou calor visitar Santa Catarina significa ser bem recebido para entrar em contato com momentos importantes da história do Brasil, interagir com a natureza e comer muito bem. Não perca, escolha seu roteiro em qualquer época do ano.

O Turismo em Santa Catarina está dividido em oito regiões que nos oferecem variadas opções, a saber:

Grande Florianópolis – praias, ecoturismo, esportes náuticos, monumentos históricos, turismo religioso, passeios para as ilhas.

Caminho dos Príncipes– ecoturismo, lindas cidades, museus, flora exuberante e neste roteiro estão incluídas as cidades de Joinville e Rio Negrinho, onde o passeio de locomotiva é uma atração imperdível.

Rota do Sol Belas praias, parques ecológicos propícios para a prática de esportes radicais e turismo off-road, Parque Temático de Beto Carrero World são as atrações turísticas dessa parte do Estado de Santa Catarina. Neste roteiro turístico estão incluídas as famosas praias do Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Porto Belo e Bombinhas.

Vale Europeu  Arquitetura e culinária típicas da colonização alemã, festas, cervejarias, ecoturismo, turismo religioso no Santuário Santa Paulina em Nova Trento. Neste roteiro estão incluídas as cidades de Blumenau, Pomerode, Brusque, Indaial e Rio do Sul. As casas típicas da região indicam a origem dos colonizadores.

Serra Catarinense  As mais baixas temperaturas de Santa Catarina e de todo Brasil com neve no inverno, clima de montanha favorável às caminhadas e passeios a cavalo, natureza exuberante e comida farta. Se localizam na serra catarinense as cidades de Lages, São Joaquim e Urubici.

Vale do Contestado  Seus municípios dessa parte do Estado de Santa Catarina revelam as marcas da Guerra do Contestado em seus museus e monumentos. Região produtora de maçãs (cidade de Fraiburgo) e uvas (cidade de Videira). Cozinha típica da colonização italiana, festas. Estão incluídas neste roteiro turístico entre outras, as cidades de Treze Tílias (esta de colonização tirolesa), Curitibanos, Rio das Antas e Campos Novos.

Grande Oeste Catarinense  Águas termais, ecoturismo, esportes radicais, festas, rodeios, culinária variada, típica das colonizações italiana, alemã e gaúcha. Estão incluídas neste roteiro entre outras, as cidades de Chapecó, Águas de Chapecó, Xanxerê e Palmitos.

Encantos do Sul Catarinense  Esta região de Santa Catarina oferece belas praias, lagoas, canions, cidades históricas, lindas cidades de colonizações italiana e alemã, enseadas que são refúgio das baleias Francas, complexo termomineral, minas de carvão. Estão incluídas neste roteiro entre outras, as cidades de Laguna, Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Matérias Especiais

A colonização alemã |

Links afins

Sites oficiais de turismo brasileiros | Ônibus no Brasil
Aeroportos brasileiros | Operadoras de Turismo | Agências de viagem
Estado de São Paulo | Estado da Bahia | Estado do Rio de Janeiro
Estado de Minas Gerais | Estado do Maranhão
Blumenau | Serra do Rio do Rastro | Florianópolis | Camboriu

 

Nunca viaje sem um guia de viagem. Conheça a série de guias GTB sobre os principais destinos turísticos em vários países.