Santa Catarina

Vale Europeu em Santa Catarina

Vale Europeu, Santa Catarina
Vale Europeu, Santa Catarina

Vale Europeu em Santa Catarina – Pomerode, Brusque, Nova Trento

O Vale Europeu em Santa Catarina conserva na sua arquitetura e costumes a herança da colonização alemã e italiana no Estado.

Mapa do Vale Europeu (Brusque)

Como ir

Carro

O automóvel lhe dá especial mobilidades para visitar a região. Há locadora na aeroporto de Florianópolis. Se puder, na ida suba a Serra do Rio do Rastro. Ela é linda, mas perigosa. Procure descê-la durante o dia.

Ônibus

Há ônibus de Florianópolis pra São Joaquim e outas cidades serranas, mas se puder opte pelo automóvel.

Avião

O Aeroporto Hercílio Luz fica a 12 km do centro de Florianópolis, na Avenida Domício Freitas 3393 – Florianópolis tem ligações aéreas com as principais cidades brasileiras. De Florianópolis você terá que pegar uma conexão rodoviária para as cidades do Vale Europeu.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar no Vale Europeu

Escolha e reserve seu hotel em Pomerode

Escolha e reserve seu hotel em Brusque

Escolha e reserve seu hotel em Nova Trento

Melhor Época

A região pode ser visita em qualquer época do ano mas é no inverno que talvez você desfrute de paisagens nevadas.

Vídeo sobre o Vale Europeu em Santa Catarina

O que ver e visitar

Pomerode

A charmosa cidade de Pomerode está a 31 km de Blumenau e a atração fica por conta das inúmeras casas em estilo enxaimel e sua paisagem florida. Ali se pode visitar o Museu Pomerano, a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, o Hotel Fazenda Mundo Antigo, a Casa do Imigrante Carl Weege e, se for mês de Janeiro, participar de uma da mais belas festas do Vale que é a Festa Pomerana.

Nova Trento 

Nesta região encontra-se também um dos mais importantes pontos do turismo religioso. Trata-se da cidade de Nova Trento, onde fica o Santuário Madre Paulina. A casa onde ela viveu se encontra aberta para visitação e a data consagrada a Santa Paulina é o segundo domingo do mês de Julho.

Brusque

Cidade de colonização italiana e polonesa, é onde você pode degustar o famoso “marreco com repolho roxo”. Ali você encontra parques ecológicos, orquidário e bromeliário, teleférico, aquarium, observatório astronômico, dois importantes museus além de poder também visitar o Santuário de Azambuja, dedicada a Nossa Senhora do Caravaggio. As duas grandes festas de Brusque são a Fenarreco, em Outubro e a Fenajeep, que reúne jipeiros de todo Brasil, em Maio.

O Vale Europeu

Região de boa culinária, animadas festas, lindas paisagens e também aventuras. Os parques ecológicos se espalham por toda a região e todos muito bem estruturados e organizados, como para trekking e rafting em Ibirama, diversão e lazer no Parque Aquatico Cascanéia em Gaspar, visita à Gruta e Cachoeira do Índio em Rio dos Cedros ou, em Rio do Sul, a cachoeira de Itoupava. Para reabastecer as energias o ideal é Timbó com sua tranqüilidade e lindas paisagens.

Indaial 

É um lugar perfeito paa um banho de rio no Vale do Encano e em seguida ir para Rodeio conhecer a Igreja Matriz de São Francisco de Assis, inaugurada em 1895 e o Eremitério Bem Aventurado Egídio de Assis que, construído todo em pedra e estilo medieval nas montanhas é um lugar perfeito para recolhimento e prece e de onde se descortina lindíssima paisagem.

Matérias Especiais

A colonização alemã