Blumenau
Blumenau Foto guimjr CCBY
Blumenau Foto guimjr CCBY

Atrações turísticas em Blumenau

• Centro histórico • Cervejaria Biergarten • Museu da Cerveja • Museu do Cristal • Parque Natural Municipal São Francisco de Assis • Parque Ecológico Spitzcopf • Vila Itoupava

Principais eventos

Festfolk • Festitália • Fenatib • Oktoberfest

Quando falamos em Blumenau lembramos sempre de muita festa, música, chope e alegria, pois a cidade é muito conhecida por apresentar anualmente a versão brasileira da “Oktoberfest” de Munique, Alemanha, quando a cidade abre mão da sua habitual tranqüilidade para receber visitantes de todo o Brasil e do mundo. Mas Blumenau não é só festa; trata-se do maior pólo têxtil do país e possui indústrias metalúrgicas e de fabricação de cristais finos. Blumenau está muito bem estruturada para receber mais de um milhão de visitantes por ano.

Mapa de Blumenau

Como ir

Avião – O aeroporto mais próximo é Navegantes, a 50 km da cidade. O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, fica a 180 km de Blumenau.

Carro  – O acesso se dá pela rodovia BR-101 até Itajaí, no litoral catarinense, de onde são 45 km pela BR 470 até Blumenau.

Ônibus – O Terminal Rodoviário Prefeito Hercílio Deeke (Rua 2 de Setembro, 1.222, bairro de Itoupava Norte), conta com restaurantes, lanchonetes, serviços de táxi e transporte coletivo para os principais pontos de Blumenau.

Compare preços de passagens e pacotes

Hospedagem

Blumenau é uma cidade bonita, tranquila. Procure ficar perto do centro, se puder. É o mais prático.

Escolha e reserve seu hotel em Blumeau

Atrações turísticas em Blumenau

Fundada pelo médico Hermann Bruno Otto Blumenau e colonizada por alemães, Blumenau conserva suas tradições culinárias, musicais e culturais. Na arquitetura, prevalece o estilo enxamel. As praças e jardins são muito bem cuidados e limpos.

As cervejarias No Centro, proliferam as cervejarias. Uma das mais requisitadas é a Biergarten, que possui um jardim onde todos se encontram para saborear uma “geladinha”, conversar, namorar, paquerar e apreciar a bela paisagem do rio Itajaí. Fica junto ao Museu da Cerveja, que mostra a evolução da fabricação da bebida através dos tempos expondo laboratórios, geladeiras e maquinário, e mostra em vídeo os métodos de fabricação atuais.

No Museu do Cristal (Rua Rudolf Roedel, 147) , você pode conhecer o processo de fabricação dos cristais, com explicações técnicas fornecidas por um mestre vidreiro. Nunca mais você vai segurar uma bela taça de cristal e se perguntar como foi produzida.

Os parques ambientais Quem gosta de curtir a natureza pode também reservar um dia para visitar um dos parques nos arredores, como o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, área de preservação ambiental onde vivem muitos animais silvestres e que possui trilhas para caminhadas. O Parque Ecológico Spitzcopf, a 14 km da cidade, possui trilhas sinalizadas, cachoeiras e piscinas naturais. Quem estiver preparado pode subir até o pico do morro, a 936 m de altitude, e usufruir um belíssimo visual.

Vila Itoupava Outra excelente opção para passeio nos arredores é a linda Vila Itoupava, que conserva características essencialmente germânicas da época da colonização. É o lugar ideal para comprar chocolates caseiros, licores, doces e compotas e se maravilhar com a paisagem de casinhas com floreiras nas janelas e jardins bem cuidados.

Eventos

Festfolk – Festa com participação de grupos folclóricos que apresentam coreografias de vários países. Acontece em maio.

Festitália
 – Para degustar massas, vinhos, café colonial e ver apresentações musicais e de dança. Tem campeonato de truco e concurso de macarrão de metro. Acontece em junho.

Fenatib (Festival Nacional de Teatro Infantil) – Grupos teatrais se apresentam em vários locais da cidade e realizam oficinas, palestras e mesas redondas. Acontece em agosto.

Oktoberfest – A mais popular e conhecida festa alemã no Brasil, que ocorre em outubro, atrai para a cidade grande quantidade de turistas dispostos a comer, beber e dançar.

Site de turismo sobre Blumenau

Blumenau – Site oficial de turismo