Sobre a Toscana
Com justa razão, a Toscana é uma das regiões da Itália mais visitadas por gente do mundo inteiro. Nela ficam muitas das mais belas e interessantes cidades italianas, como a esplêndida Florença (a capital regional), Siena, Pisa, Lucca e San Gimignano, todas repletas de obras de arte.
É uma deliciosa experiência percorrer a Toscana pelas estradinhas que cortam olivais, vinhedos e bosques de ciprestes, atravessar vales e colinas, desfrutar de bucólicas paisagens que inspiraram tantos artistas e surpreender-se com uma sucessão de minúsculos vilarejos de ar ainda medieval.
Mapa da Toscana
Como ir
Não há voos diretos do Brasil. O mais fácil é voar para Roma ou Milão e tomar uma conexão. O aeroporto de Florença não recebe aviões grandes. Pode ser mais prático tomar o trem.
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar
Todas cidades toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.
Escolha e reserve seu hotel na Toscana
História da Toscana
Embora a História toscana remonte à época do antiquissimo povo etrusco, várias de suas cidades foram fundadas ou incorporadas pelo Império Romano, como a própria Florença. Mais tarde, na Idade Média, muitas delas prosperaram com governos independentes, exercidos por ricas famílias de comerciantes e banqueiros que disputavam acirradamente o poder sobre a região.
As guerras de guelfos e gibelinos
No século XIII, os toscanos foram abalados por guerras entre os guelfos, partidários do papa, e os gibelinos, que apoiavam o imperador do Sacro Império Românico-germânico, Federico Barbarossa. Mais tarde, sob o domínio da poderosa família Medici, Florença acabou por submeter praticamente todas as cidades vizinhas, seguindo-se um período de grande desenvolvimento das artes – a Renascença –, que deu ao mundo gênios como Leonardo da Vinci e Michelangelo, além de dezenas de outros menos conhecidos dos brasileiros.
Vídeo sobre a Toscana
Um fabuloso acervo artístico e arquitetônico
Hoje, provavelmente não há outro lugar no mundo onde a concentração de obras de arte medievais e renascentistas seja maior que na Toscana. Não estamos falando só de pinturas e esculturas, mas também de obras arquitetônicas: palácios, igrejas e até mesmo torres, como a de Pisa. Vestígios da cultura etrusca são encontrados em vários museus, e heranças do Império Romano podem ser vistas aqui e acolá, bem como muralhas e ruínas de fortalezas que remontam ao início da Idade Média.
Culinária toscana
Mesmo para quem não pensa em fazer uma viagem de cunho cultural, a Toscana é, além de bela, literalmente saborosa. A excelente culinária, os vinhos, os doces e os produtos agropecuários locais dão água na boca de qualquer um.
Dica
Você tem curiosidade de saber como era viver na Toscana na época dos Medici? Leia A Vida Cotidiana – A Itália no Tempo de Maquiavel (Paul Larivaille, Companhia das Letras, São Paulo, 1988).
Como conhecer a Toscana
A melhor opção para quem não tem muito tempo é utilizar Florença como base. A cidade fica no centro da região e de lá há transporte para todos os lugares. Os principais pontos de interesse são tão próximos entre si que os mais apressados podem visitar mais de uma cidade por dia.
Percorrer a Toscana
É extremamente fácil e barato viajar pela Toscana de trem. Da estação Santa Maria Novella, em Florença, partem trens para as principais cidades.
Bem ao lado da estação ferroviária fica a SITA, companhia de ônibus que complementa os itinerários para os lugares onde a estação ferroviária fica longe do centro histórico. Via Catarina da Siena 17r
Apesar de a Toscana ser muito bem servida por transportes públicos, é mais fácil e agradável alcançar de carro os povoados rurais mais isolados. Essa alternativa, aconselhável para os que querem explorar melhor a região e têm tempo, é excelente para aqueles que já conhecem as cidades mais famosas e desejam ter uma experiência diferente, como hospedar-se em fazendas e praticar o agroturismo, que está muito em moda na Itália. Não é demais lembrar: alugar automóvel só compensa nessas circunstâncias.
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos