A Toscana para quem não tem pressa

Dicas de viagem para percorrer a Toscana sem pressa, de carro, trem ou ônibus, curtindo seus campos e cidades, saboreando seus vinhos e iguarias.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Monteriggioni. Toscana

Pouca gente tem tempo para, durante sua viagem a um país europeu, explorar a fundo determinada região, pois isso significa deixar de conhecer outras… É uma pena! Quem já visitou as principais cidades italianas, aprecia gastronomia e bons vinhos, gosta de viajar tranquilamente por paisagens rurais e remotos vilarejos, ou planeja uma viagem de puro lazer, sem correrias nem visitas a grandes centros urbanos, deve considerar seriamente a ideia de passar um bom tempo na Toscana sem pressa. É surpreendente a quantidade de lugares maravilhosos que estão fora dos roteiros turísticos mais comuns.

Mapa da Toscana

Destinos imperdíveis na Toscana

Florença (a capital regional), Siena, Pisa, Lucca e  San Gimignano

Como percorrer a Toscana

Isso pode ser feito em excursões promovidas por agências de viagens locais que oferecem possibilidades diversas, como tours pela rota dos vinhos, passeios de bicicleta, tomando trem ou ônibus, canoagem e até passeios de balão. Aqueles que querem curtir uma experiência mais aventureira podem passear pela região de Siena a cavalo. Os escritórios de turismo da região podem orientar aqueles que desejam participar de aventuras diferentes.

O carro, entretanto, é quase sempre a melhor opção para percorrer as pequenas cidades dessa região italiana, embora seu acesso seja proibido em quase todos os centros históricos de suas cidades medievais. Há sempre um estacionamento do lado de fora das muralhas (quase todas são rodeadas por muralhas). Você precisa ter à mão moedinhas em quantidade suficiente para utilizar nos parquímetros dos estacionamentos e poder visitar com calma cada cidade.

A Toscana para quem gosta de vinhos

Os apreciadores de bons vinhos não podem deixar de conhecer Montalcino e a região de Chianti — com lugarejos como Castellina in Chianti, Radda in Chianti, Castelnuovo Beradenga e Gaiole in Chianti —, localizada em meio a colinas, vinhedos e antigos castelos. Não é necessário anunciar que vinhos de qualidade comprados diretamente nas vinícolas são muito mais baratos. Aproveite. Algumas são abertas à degustação e têm até restaurantes com pratos com combinam maravilhosamente com os vinhos.

Estações termais

A Toscana tem ainda diversas estações termais bem aparelhadas, não só para tratamento de saúde mas principalmente para “desestressar” ou fazer um tratamento de beleza e voltar revigorado ao Brasil. Algumas dessas termas são Chianciano Terme, Bagni San Filippo, Bagno Vignoni, Montepulciano (a cidade do famoso Vino Nobile), Rapolano Terme e San Casciano dei Bagni.

Como ir à Toscana

Não há voos diretos do Brasil. De avião, faça uma conexão em Milão ou Roma para Florença, capital da Toscana.

De trem, a partir de qualquer canto da Itália você chega facilmente a Florença. De Roma ou de Milão são aproximadamente 3h de viagem.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Onde se hospedar em outras regiões da Itália

Estabelecimentos listados por região

 

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Lucca, centro histórico, Toscana

Atrações em Lucca

As atrações na cidade medieval de Lucca, na Toscana, Itália. Seu centro histórico, muito bem preservado, é perfeito para passeios a pé ou de bicicleta.

Read More »

Arezzo

Arezzo, na Toscana, Itália: como ir, atrações turísticas, a Capella Bacci com obras de Piero della Francesca. Arredores de Arezzo: Cortona e Sansepolcro.

Read More »

Ilha de Elba

Turismo na Ilha de Elba, Itália,como ir, melhor época para sua viagem, onde se hospedar, principais atrações turísticas, informações e dicas.

Read More »
Palazzo Comunale de Siena, Itália

Siena

Turismo em Siena, na Toscana, uma cidade medieval de rara beleza. Veja a melhor época para sua viagem, como ir, dicas e informações.

Read More »
Torres em San Gimignano

San Gimignano

Turismo na Toscana: a pequenina San Gimignano: como ir, a cidade medieval, o que visitar, como ir, melhor época para sua viagem.

Read More »

Pisa

Turismo na Toscana. Pisa, Itália: como ir, a torre, o que visitar, curiosidades, dicas.

Read More »

Lucca

Turismo em Lucca,na Toscana, Itália: como ir, a melhor época para sua viagem, as principais atrações turísticas, as muralhas, dicas, fotos.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.