Toscana para quem não tem pressa

Explorando a Toscana sem pressa

Pouca gente tem tempo para, durante sua viagem a um país europeu, explorar a fundo determinada região, pois isso significa deixar de conhecer outras… É uma pena! Quem já visitou as principais cidades italianas, aprecia gastronomia e bons vinhos, gosta de viajar tranquilamente por paisagens rurais e remotos vilarejos, ou planeja uma viagem de puro lazer, sem correrias nem visitas a grandes centros urbanos, deve considerar seriamente a ideia de passar um bom tempo na Toscana sem pressa. É surpreendente a quantidade de lugares maravilhosos que estão fora dos roteiros turísticos mais comuns.

Mapa da Toscana

Destinos imperdíveis na Toscana

Florença (a capital regional), Siena, Pisa, Lucca e  San Gimignano

Como percorrer a Toscana

Isso pode ser feito em excursões promovidas por agências de viagens locais (que oferecem possibilidades diversas, como tours pela rota dos vinhos, passeios de bicicleta, tomando trem ou ônibus, canoagem e até passeios de balão). Aqueles que querem curtir uma experiência mais aventureira podem passear pela região de Siena a cavalo, em excursões promovidas pela Associazone Provinciale dei Cavalieri Senesi ( Strade delle Volte Alte, 39, tel. 0339/1857530). Os escritórios de turismo da região podem orientar aqueles que desejam participar de aventuras diferentes.

O carro, entretanto, é quase sempre a melhor opção para percorrer essa região italiana, embora seu acesso seja proibido em todos os centros históricos de suas cidades medievais. Há sempre um estacionamento do lado de fora das muralhas (quase todas são rodeadas por muralhas). Você precisa ter à mão moedinhas em quantidade suficiente para utilizar nos parquímetros dos estacionamentos e poder visitar com calma cada cidade.

Vídeo: uma viagem virtual pela Toscana

Quer fazer algo bem diferente, como percorrer a Toscana num carro super transado?

Para passear por conta própria, basta alugar um carro e, a partir de Siena, explorar todo o maravilhoso sul da região.
Não é barato, mas para quem é apaixonado por automóveis antigos pode ser uma aventura inesquecível. Você vai se sentir como um personagem do filme La Dolce Vita! Atenção: alugar uma preciosidade dessas e deixá-la no parcheggio (estacionamento) não é uma boa ideia. Esses carros são destinados ao agriturismo, isto é, para aqueles que vão percorrer as estradinhas toscanas e hospedar-se na zona rural. Para isso existem agências que alugam carros como o Alfa Romeo Giulietta, o Alfa Romeo Duetto, o Renault Sport Spider, o MGA, o Triumph Spitfire ou mesmo o fusca conversível. Não é barato: um Giulietta, o mais caro deles, custa em torno de 600 a por um fim de semana e de 1.600 a por uma semana toda. A agência também oferece pacotes que incluem hospedagem na zona rural.

A Toscana para quem gosta de vinhos

Os apreciadores de bons vinhos não podem deixar de conhecer Montalcino e a região de Chianti — com lugarejos como Castellina in Chianti, Radda in Chianti, Castelnuovo Beradenga e Gaiole in Chianti —, localizada em meio a colinas, vinhedos e antigos castelos. Não é necessário anunciar que vinhos de qualidade comprados diretamente nas vinícolas são muito mais baratos. Aproveite. Algumas são abertas à degustação e têm até restaurantes com pratos com combinam maravilhosamente com os vinhos.

Estações termais

A Toscana tem ainda diversas estações termais bem aparelhadas, não só para tratamento de saúde mas principalmente para “desestressar” ou fazer um tratamento de beleza e voltar revigorado ao Brasil. Algumas dessas termas são Chianciano Terme, Bagni San Filippo, Bagno Vignoni, Montepulciano (a cidade do famoso Vino Nobile), Rapolano Terme e San Casciano dei Bagni.

Como ir a Toscana

Não há voos diretos do Brasil. Tome uma conexão em Milão.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar na Toscana

Todas cidades Toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Onde se hospedar em outras regiões da Itália

Estabelecimentos listados por região

Maquina fotografica

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens