Arezzo

Arezzo Foto - s9-4pr.,CCBY

 

Arezzo

A cidade de Arezzo, na Toscana, centro da Itália, remonta ao tempo dos etruscos. Com a ascensão de Roma, tornou-se uma das mais importantes cidades do império e um grande centro comercial, famoso por suas cerâmicas. Poderosa durante a Idade Média, passou a ser governada pelos florentinos em 1384.

A cidade dos afrescos de Piero de Francesca

Muita gente visita a cidade só para ver os afrescos de Piero della Francesca na igreja de San Francesco, mas Arezzo oferece muito mais.

A destruição na Segunda Guerra

Apesar de ter sido danificada durante a Segunda Guerra Mundial, Arezzo conserva ricos testemunhos de seu passado, como belas igrejas e construções medievais e renascentistas em seu centro histórico, que podem ser apreciadas em um passeio a pé. Da Fortezza Medicea tem-se uma bela vista panorâmica.

A cidade também é conhecida por suas joalherias e pela gastronomia. As especialidades locais incluem o faisão com trufas e as alcachofras recheadas com presunto e cogumelos.

Arezzo: Site oficial de turismo de Arezzo.

Mapa de Arezzo

Como ir

Veja pacotes e passagens aéreas para a Itália

Trem

Há trens diretos de Florença (35 minutos a 1h30 de viagem) e de Roma (1h30 a 2h30).

Carro

De Florença (80 km) utilize a A1.

Vídeo de turismo sobre Arezzo

Principais atrações turísticas de Arezzo

San Francesco/Cappella Bacci

Na Piazza San Francesco. Essa igreja do século XIII, composta por uma só nave, passou por diversas reformas nos séculos seguintes. Seu aspecto atual apresenta alguns detalhes barrocos. Ela é famosa pelos afrescos da Cappella Bacci, que retratam a Leggenda della Vera Croce, do mestre Piero della Francesca, uma das maiores obras-primas da Renascença italiana. Iniciados em 1452, os afrescos só foram terminados 14 anos depois. Sua longa e trabalhosa restauração foi concluída em 2000.

IMPORTANTE! É obrigatório comprar o ingresso antecipadamente pelo site http://www.pierodellafrancesca-ticketoffice.it/

Piazza Grande

A principal praça do centro histórico de Arezzo encanta pelo seu charme. Ela é rodeada por predinhos medievais geminados e por grandes obras como as Logge del Vasari, projetadas por Giorgio Vasari, um dos ilustres artistas nascidos em Arezzo. Na mesma praça vê-se a abside a Pieve di Santa Maria e, nas proximidades, há agradáveis ruelas de traçado medieval.

Giostra del Saracino

É na Piazza Grande que acontece todos os anos, em junho e em setembro, a tradicional Giostra del Saracino, um torneio medieval com músicas de época e cavaleiros reunidos em grupos que representam os diversos bairros da cidade. Sua meta é atacar um boneco giratório vestido de sarraceno, de braços abertos, que pode derrubar os cavaleiros menos ágeis.

Pieve di Santa Maria

Corso Italia, 7. Estando em Arezzo, não deixe de ver este importante exemplar da arquitetura românica. Erguida no século XI, possivelmente sobre um templo paleocristão, ela é uma das mais antigas igrejas da Itália. Um tanto desgastada pelos anos, conservou sua estrutura original. A fachada em estilo pisano, acrescentada posteriormente, chama a atenção por seus três andares sobre colunas, cada qual com uma decoração diferente. O campanário é de 1330.

Duomo

Piazza Duomo. Em estilo misto românico-gótico-toscano, o Duomo de Arezzo fica a noroeste da Piazza Grande. Sua construção se estendeu de 1278 até o começo do século XVI. O campanário alongado, bem mais recente, só foi terminado em 1937.

Museo Statale d’Arte Medievale

Via San Lorentino, 8 (Palazzo Bruni Ciocchi). Abre de terça a domingo das 9h às 19h e aos domingos e feriados das 9h às 13h. Fazem parte do acervo desse museu esculturas, terracotas, cerâmicas maiólicas, móveis, joias, armas e pinturas toscanas do século XIII, além de pinturas neoclássicas e dos macchiaioli, do século XIX.

Museo Archeologico Mecenate

Via Margaritone, 10 (Convento di San Bernardo). Abre todos os dias das 8h30 às 19h30. Funciona em um antigo convento do século XIV e reúne peças desde a pré-história até o tempo dos etruscos e romanos, principalmente bronzes, terracotas e mosaicos provenientes de pisos.

Arredores de Arezzo

Cortona

A 30 km ao sul de Arezzo pela S71. Há trens diretos a partir de Arezzo (20 minutos). Cidadezinha extremamente charmosa, com ruelas e construções medievais, dentre as quais o Palazzo Pretorio, do século XIII, na Piazza Signorelli, onde hoje funciona um museu de arte etrusca. O Museo Diocesano reúne pinturas e esculturas toscanas de artistas importantes, inclusive uma obra de Fra Angelico e várias de Luca Signorelli, que nasceu em Cortona. Turismo Cortona: site oficial.

Sansepolcro

A 38 km a nordeste de Arezzo pela E78. Com pouco mais de 15 mil habitantes, menor que Cortona, é a terra natal de Piero della Francesca. Pitoresca e rodeada de muralhas, tem um museu com algumas obras desse mestre da pintura.