A Bahia econômica
Bahia, Ilha do Frade
Bahia, Ilha do Frade

A Bahia econômica

Hospedagem

Pode-se viajar pela Bahia gastando pouco. Existem muitos pequenos hotéis, hostels (albergues) e campings cujas diárias são bem baratas, mesmo na Capital e em alta temporada.
Comece utilizando-se dos hostels vinculados ao Hostelling International (antigos Albergues da Juventude), que existem em algumas localidades de grande interesse turístico. Leve sua carteirinha de alberguista; veja como obtê-la no site www.albergue.com.br | www.hostel.org.br.
Outra possibilidade é hospedar-se em quartos nas casas de moradores. Para isso, procure o Posto de Turismo local.

Mapa da Bahia

Viaje durante a baixa temporada

Uma boa dica é viajar durante a baixa temporada, quando fica mais fácil negociar preços e há ofertas em bons hotéis. O pacote de uma semana, com passagem de avião, hospedagem e traslados, pode custar até a metade do preço normal. Estes pacotes são negociados por agências de viagens, divulgados em jornais, revistas e internet. O pagamento pode ser parcelado. Procure ir companhando as ofertas, muitas vezes tentadoras, que aparecem nos sites de turismo, principalmente neste site. Procure também reservar seu oo de avião e seu hotel com a maior antecedência possível: sai bem mais barato.

Comer sem gastar demais

Para comer sem detonar o bolso, há em toda parte restaurantes por quilo e lanchonetes. Para uma estada maior, há a opção de comprar alimentos em supermercados e preparar você mesmo sua refeição. Nesse caso, certifique-se de que o camping ou albergue tem cozinha disponível para uso dos hóspedes. A maioria das cidades têm Mercados Municipais com barracas onde são vendidos sanduíches, salgadinhos e iguarias da cozinha baiana tradicional e regional a preços convidativos.

Viaje por conta própria

Viajar por conta própria não significa que você não possa pegar um pacote que inclua avião + traslado + hotel. Algumas propostas são imperdíveis e podem ser mais baratas do que reservar hotel e avião separadamente, por sua conta. Mas, evite pegar excursões locais; prefira ônibus comuns de linha ou peruas que fazem lotações. Alugar um carro pode compensar se você tiver com quem dividir a gasolina.
Muitos passeios podem ser feitos a pé, se você gosta de caminhar. Mas não se aventure sem um guia por trilhas desconhecidas só para economizar; pode ser perigoso. É melhor unir-se a um grupo, pois os guias cobram por roteiro e o valor é dividido entre os integrantes. Os ingressos de museus e exposições em edifícios históricos são muito baratos e, como na Bahia não falta música, são comuns shows gratuitos em locais públicos.

Dica

Se você é motoqueiro experiente e está sozinho ou com mais uma pessoa, pode pensar numa opção mais econômica do que o carro: alugar uma moto. Lembre-se apenas de que precisa ser cuidadoso e estar preparado para surpresas, como crianças ou animais na pista. Uma simples galinha pode derrubá-lo se você estiver distraído!

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes