La Rioja

La Rioja, na região argentina do Cuyo, é uma das cidades onde você pode se hospedar para visitar os Parques Talampaya e Ischigualasto.
La Rioja
La Rioja, formações rochosas

La Rioja

La Rioja, terra do ex-presidente argentino Carlos Menem, que também governou a província do mesmo nome, foi fundada em 20 de maio de 1591 com o pomposo nome de Ciudad de Todos Los Santos de la Nueva Rioja. É a única cidade da Argentina que conserva até hoje a praça onde ocorreu o ato de fundação, a atual Plaza 25 de Mayo.

Embora sem grande interesse turístico, La Rioja é uma das cidades onde você pode se hospedar para visitar o Parque Nacional Talampaya e o Parque Provincial Ischigualasto.
La Rioja pode ser também uma cidade onde você tenha que parar para dormir se estiver seguindo para o Noroeste Argentino (NOA).

Como ir

Avião

De Buenos Aires (1h30) há voos diretos.

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

De Buenos Aires (Terminal Retiro), 13h; de Mendoza, 7h30h.

Carro

De Mendoza (610 km) Nenhum caminho é muito direto se você não quiser pegar estrada de rípia. Há várias opções, mas em todos os casos será preciso dar uma bela volta. Para entender, só olhando o mapa. De Buenos Aires (1170 km) pegue a RN 9 e, em Córdoba, a RN 38.

Mapa de La Rioja

Atrações em La Rioja e redondezas

Parques de Talampaya e Ischigualasto

Veja informações e dicas sobre os parques do Cuyo.

Museo Arqueologico Inca Huasi

Juan Bautista Alberdi, 650. Um acervo de mais de 7.000 peças de pedra, madeira e metal, cerâmicas, armas, urnas funerárias e pinturas religiosas coloniais documentam dez séculos de ocupação humana na região.

Museo Folclorico

Pelagio B. Luna, 811. Exibe móveis de época, peças religiosas, tecidos, cerâmicas e outros artefatos que permitem um vislumbre da vida e das tradições na província durante o período colonial. O museu funciona em um casarão construído em meados do século 1850, com um belo pátio central. Pode-se ver como eram, no passado, os dormitórios de uma estancia (fazenda) típica, a cozinha e os utensílios utilizados para preparar alimentos, a bodega de fabricação de vinho doméstico e um alambique de cobre, com o qual destilava-se aguardente de uva (grappa). Uma das salas abriga uma seção dedicada às culturas pré-hispânicas da região.

Plaza 25 de Mayo

Nessa praça, centro da cidade, ficam alguns dos edifícios mais antigos da Argentina como a igreja e o convento de Santo Domingo. Este, fundado em 1623, foi um dos primeiros conventos construídos no país. Na praça fica também a catedral em estilo bizantino, erguida no final do século passado.

Chilecito

A 200 km de La Rioja pela RN 78 e em seguida pela RN 74 (Embora no mapa pareça mais perto, você tem que dar uma grande volta). Excursão de um dia, saindo cedo e voltando a La Rioja à noite, se não quiser dormir em Chilecito (que tem opções de hospedagem).
A cidade de Chilecito, com aproximadamente 42.000 habitantes, fica no vale de mesmo nome, de grande beleza natural, aos pés dos Andes, a 1.000m sobre o nível do mar. Esse belo vale é a principal zona produtora de vinhos de La Rioja.

Bodegas (Vinícolas)

Pode-se visitar as bodegas Riojana (La Plata, 646), que produz tintos com as uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Barbera, Bonarda e brancos varietais Torrontés Riojano, Chenin e Tokay; a Anguinan (Balbín esq. c/ Belgrano), que trabalha com os tintos Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Malbec e Bonarda e com os brancos Chardonnay e Torrontés; e a La Rioja (Nicolás Davila, s/nº, Nonogasta), que produz tintos com as cepas Cabernet Sauvignon, Syrah, Barbera, Bonarda e brancos Torrontés Riojano, Chenin e Tokay.

Informações práticas

Como ir para a Argentina

Veja passagens aéreas e pacotes 

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Estâncias jesuíticas de Córdoba

Estâncias jesuíticas de Córdoba, na Argentina: Caroya, Jesús María, Santa Catalina, Alta Gracia, Candelaria e San Ignacio. Dicas para visitá-las.

San Juan

Turismo em San Juan,na região do Cuyo, na Argentina, como ir, o Parque Provincial de Ischigualasco, o Valle de la Luna, atrações, dicas.

Arredores de Mendoza

Mendonça, turismo, arredores, vinícolas, Ponte del Inca, o Parque Naciona del Aconcagua, San Rafael, Uspallata.paisagens, dicas, como ir, atrações.

Córdoba, Argentina

Turismo na cidade de Córdoba,a terra de Chê Guevara, na Argentina: como ir, dicas de viagem, principais atrações, as estâncias jesuíticas.

Mendoza

Turismo em Mendoza, Argentina, como ir, atrações turísticas, vinícolas, vinhos, hotel, dicas de viagem, gastronomia, compras, transportes.

Rafiting en San Rafael, Argentina

San Rafael

Turismo na Argentina. San Rafael, Província de Mendoza, atrações, como ir, os vinhos, as bodegas. informações, dicas de viagem.

Parques do Cuyo

Parques do Cuyo, na Argentina: Ischigualasto, Talampaya, Valle de la Luna. Como ir, atrações, dicas sobre a visita aos parques.

Vinhedos, Mendoza

Centro-Oeste da Argentina

Turismo no Centro-Oeste da Argentina, as principais cidades e atrações, Córdoba, San Rafael, Mendoza, os parques nacionais, Las Leñas.