San Rafael
San Rafael
Rafting em San Rafael

San Rafael, a segunda maior cidade da Província de Mendoza

San Rafael, o segundo maior centro urbano da Província de Mendoza, surgiu a partir de um forte construído estrategicamente entre os rios Atuel e Diamante. A cidade, bastante agradável, teve entre seus primeiros povoadores imigrantes franceses, depois espanhóis e italianos. Em 1922, o povoado foi elevado à condição de município.

Mapa de San Rafael

Como ir a San Rafael

 Avião

De Buenos Aires (2h35).

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 Carro

De Buenos Aires (998 km), pegue a RN 7 até Junín (não confundir com Junín de los Andes), em seguida a RN 188 e a RN 143 até San Rafael. De Mendoza, são 230 km pela RN 40 e pela RN 143.

 Ônibus

Há ônibus de Buenos Aires (13h) e de Mendoza (3h).

Hotel em San Martin de los Andes

Procure ficar no centro, na avenida principal, onde há comércio, restaurantes, barzinhos.

Escolha e reserve seu hotel em San Rafael

Escolha e reserve seu hotel em Las Leñas

Melhor época

San Rafael pode ser visitada em qualquer época do ano

Vídeo sobre San Rafael

Atrações turísticas em San Rafael

Na Plaza San Martín, estão o Palácio Municipal, a Catedral San Rafael Arcangel, a estação e outros edifícios “antigos”. Na Hipólito Yrigoyen (que continua com o nome de Mitre) ficam os principais restaurantes, bares e lojas. No Parque Hipólito Yrigoyen, na parte mais nova da cidade, é realizada anualmente, no teatro grego Cacho Santa Cruz, a grande festa da Vendímia.

Dedicada à produção de vinhos e frutas, a cidade tornou-se importante como ponto turístico em razão das vinícolas e outras atrações em seus arredores.

Atrações turísticas próximas de San Rafael

Cañon del Atuel e Represa do Valle Grande 

O canyon do rio Atuel, a pouco menos de 40 km de San Rafael (em estrada de rípia), com seus paredões de pedra, tem estranhas formações rochosas provocadas pela erosão durante milhares de anos. No trecho conhecido como “Museo de Cera”, com alguma imaginação você consegue distingüir El Lagarto, Los Monstros, Los Viejos, La Ciudad Encantada, El Mendigo, entre outros. A represa do Valle do Rio Grande é um pólo turístico onde se pode praticar jet-ski, windsurf, kayak e outros esportes náuticos. As regiões próximas são agradáveis para trekking e mountain bike e o rio Atuel, com suas águas esverdeadas, é utilizado para a prática de rafting.

Malargüe

No sudoeste da Província de Mendoza, a 185 km de San Rafael pela RN 40. Malargüe é um povoado tranqüilo, de 22 mil habitantes, a 1.400m de altitude. A cidadezinha em si não tem nada, mas é agradável e excelente como base para se conhecer atrações nos arredores. Para os que gostam de esquiar, Malargüe possui mais opções de hospedagem do que Las Leñas, perto dali.

Laguna de Llancanelo

A 75 km de San Rafael pela RN40 e pela RP 186. A Laguna de Llancanelo, a 1.330m de altitude, é um verdadeiro oásis verde em uma região semi-desértica. A reserva natural acolhe uma importante quantidade de aves, como flamingos, que chegam ao lugar para fazer seus ninhos. É um dos lugares favoritos dos amantes de safáris fotográficos na Argentina.

Caverna de las Brujas

A 70 km de Malargüe pela RN 40, mais 8 km depois de deixar a estrada. Os corredores e salões forrados de estalagtites e estalagmites de formas e cores curiosas da caverna inspiram nomes como Sala de la Virgen, Sala de las Flores e Boca de Tiburón. Você pode chegar lá por conta própria, mas como a visita ao interior da caverna é obrigatoriamente guiada, pode valer a pena pegar uma excursão em Malargüe. As agências providenciam o que for necessário, inclusive um capacete, útil porque há trechos onde o teto da caverna é baixo, embora muitos salões sejam amplos e altos. A entrada, por exemplo, tem apenas 1,80m de altura. Vá de tênis e leve agasalho, pois é frio no interior da caverna mesmo no verão.

Los Molles

 A 185 km de San Rafael, 45 km de Malargüe e 14 km de Las Leñas. Fica no caminho de Las Leñas. De San Rafael, pela RN 144, RN 40 e RP 222. A 1.920m de altitude, esta é ao mesmo tempo uma pequena estação de esqui e um complexo termal que conta com infra-estrutura hoteleirae fontes cujas águas têm temperaturas que variam entre 38ºC e 48ºC.

Pozo de las Animas

A 6 km de Los Molles na RP 222. Essas curiosas depressões, verdadeiras crateras, são preenchidas por água doce. O nome “poço das almas” foi inspirado no assobio rouco do vento no local, que pode causar calafrios nos mais supersticiosos…

Reserva Payunia

A 190 km ao sul de Malargüe. As visitas são obrigatoriamente acompanhadas por guias autorizados. Informe-se na Dirección de Turismo de Malargüe. A reserva é uma larga planície de lava, de beleza selvagem, semeada de cones vulcânicos tendo como pano de fundo o vulcão Payún Matrú. Você verá guanacos selvagens em liberdade: há milhares deles.

Las Leñas

A aproximadamente 70 km de Malargüe. De Mendoza, são 400 km. De San Rafael (200 km), tome a RN 144, a rn 40 e a RP 222, direção sul. Las Leñas propriamente dita é minúscula; não chega a ser uma cidade, e sim um resort. Lá há hotéis, um centro comercial, restaurantes, discotecas e alguns condomínios luxuosos. Inaugurada em 1983, Las Leñas logo se tornou uma estação badalada, freqüentada pelos portenhos elegantes e uma das favoritas dos brasileiros habitués de estações de esqui na Argentina. Las Leñas possui 60 km de excelentes pistas para esqui, snowboard e outros esportes de inverno. No verão sua situação proporciona paisagens a serem aproveitadas em caminhadas e cavalgadas nos arredores. O lugar está se tornando também um centro de esportes radicais, como escalada, rafting, tirolesa e mountain bike. Las Leñas.

Reserve seu hotel

Chegar a Las Leñas na alta estação sem ter reservado hotel é como dar um tiro no escuro. Os principais hotéis trabalham com pacotes vendidos por operadoras de turismo. O melhor, se você pensa em ficar vários dias, é reservar no Brasil ou, na pior das hipóteses, em Buenos Aires, quando chegar à Argentina. Os preços dos pacotes variam muito segundo o número de dias que você vai ficar em Las Leñas, se incluem meia pensão ou só café da manhã e, evidentemente, de acordo com a época do ano. Para apenas dar uma volta para conhecer Las Leñas sem se hospedar lá, a opção é dormir em Malargüe. Mas há estabelecimentos que podem ser reservados pelo Booking.com O preço é o mesmo.

Escolha e reserve seu hotel em Las Leñas

Vinhos e bodegas

Balbi

End. Jensen esq. c/ Sarmiento. A bodega foi fundada em 1929 por Don Juan Balbi e comprada em 1992 pela Allied Domecq, que modernizou a vinícola e aprimorou seus produtos. O Balbi Barbaro, um de seus melhores vinhos, é feito com uvas Cabernet Sauvignon (70%), Malbec (13%) e Syrah (13%).

Suter

  End. Hipólito Yrigoyen, 2850 ( 42-1076. Fundada em 1900, a vinícola fica a alguns quilômetros do centro de San Rafael. Produz varietais como o Rojo (Cabernet Sauvignon), o Malbec Presto 100% e o Chardonnay Festino, além de vinhos resultados da combinação de diferentes uvas.

Valentin Bianchi

 End. Ruta 143 c/ El Salto ( 42-2046. Trabalha com varietais e não-varietais. Entre suas marcas estão o Enzo Bianchi Gran Cru (predominantemente Cabernet Sauvignon, mas com uma pequena quantidade de uvas Malbec e Merlot), e varietais Malbec, Merlot, Syrah e outros. Valentin Bianchi

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Como ir para a Argentina

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.