San Juan
Provincia de San Juan
Parque Provincial Ischigualasto

 

San Juan, a base ideal para se visitar o Parque Ischigualasto 

San Juan foi quase totalmente destruída por um violento terremoto em 1944. O principal interesse turístico da cidade é servir de base para se visitar o Parque Provincial Ischigualasto (Valle de la Luna) e o Parque Nacional Talampaya, na província vizinha de La Rioja.

Mapa de San Juan

Como ir a San Juan

 Avião

De Buenos Aires (1h30) há vôos diretos duas vezes por semana. O Aeroporto Las Chacritas fica a 13 km da cidade; há também táxi até o centro.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 Ônibus

De Buenos Aires, 13h30; de Mendoza, 2h.

 Carro

De Mendoza (170 km) utilize a RN 40. De Buenos Aires (1140 km), pegue a RN 7, depois a RN 40.

Onde se hospedar

Procure se hospedar no centro

Escolha e reserve seu hotel em San Juan

Melhor época

Evitar o auge do verão se possível.

Pontos turísticos

A maneira como San Juan é dividida facilita muito a orientação do turista: a leste e oeste da Av. San Martín os números têm a terminação “este” e “oeste” e ao norte e ao sul da Calle Mendoza os números tem as indicações “norte” e “sur”.

Casa Natal de Sarmiento

Av. Sarmiento, 21 Sur Casarão no estilo colonial típico da região, onde nasceu Domingo Faustino Sarmiento, político, escritor e jornalista que acabou se tornando Presidente da Argentina.No imóvel, que reúne objetos de época, pode-se conhecer o escritório utilizado por Sarmiento quando governador da Província de 1862 a 1864. Casa Natal de Sarmiento

Museo de Viño Santiago Graffigna

 Calle Colón, 1342. Este pequeno museu, que possui antigas máquinas e instalações para fabricação de vinho e o arquivo fotográfico da família Graffigna, uns dos primeiros vinicultores da região, funciona também como local de degustação.

Vinícolas

 Algumas vinícolas podem ser visitadas, como a Anahata, a 10 km da cidade, que produz champagnes e vinhos orgânicos; as Cavas de Zonda a 15 km de San Juan, no povoado de Zonda, pela RP 12, famosa por produzir um ótimo champagne; e a Viñas de Segisa  na Aberastain esq. c/ Calle 15, La Rinconada, Pocito, cuja sede está instalada numa bela construção colonial e tem vinhos premiados de produção limitada.

Museo de Ciencias Naturales

Av. España, 400 Norte, Predio Ferial (antigo Ferrocarril Belgrano). Abastecido com material encontrado por cientistas no parque Ischigualasto, este museu acumulou uma rica coleção de fósseis de dinossauros. Nele estão réplicas de um Herrerasaurus ischigualatensis e de um Frenguelisaurus Ischigualastensis, além de esqueletos de animais que viveram há mais ou menos 230 milhões de anos nessa parte da Argentina, como o Eoraptor lunensis (ou “Ladrão da Lua”), que foi um predador bípede do período Triássico. Sua importância se deve mais ao fato de ser um dos mais primitivos dinos que já passaram pela Terra. Apesar de carnívoro, media apenas 1m e pesava pouco mais de 15 kg. Se ele ainda existisse – e estivesse desacompanhado – você poderia espantá-lo no grito… Dando sorte, você poderá assistir o trabalho dos cientistas e seus auxiliares na limpeza e classificação dos fósseis encontrados em Ischigualasto.

Dique Ullum

A 18 km de San Juan. Há ônibus de hora em hora. Centro de esportes náuticos. De Ullum pode-se subir ao Cerro Tres Marías (1.800m). No local funciona o Camping Municipal “Bosque del Lago”.

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.