Acessar o sumário • Acessar o índice remissivo
Tradições de Nápoles, coisas da Itália…
A Itália napolitana
Muito daquilo que nós, brasileiros, costumamos considerar “tipicamente italiano”, são na verdade traços da cultura da Campânia, são tradições da região de Nápoles, e não “da Itália”.
Isso se explica porque muitos dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil no século XX, sobretudo para o estado de São Paulo, são originários da região da Campânia, cuja capital é Nápoles. Eles trouxeram consigo influências culinárias e musicais, dentre outras tradições e traços culturais.
Um exemplo: você já esteve na Festa de San Gennaro, no Bixiga (Bela Vista), em São Paulo? Pois é, San Gennaro (São Januário) é o padroeiro de Nápoles!
Massas e pizzas
As massas e pizzas são apreciadas por toda parte, mas em nenhum lugar tanto quanto em Nápoles, cidade que se vangloria de ser a terra da verdadeira pizza e que tem, entre seus pratos tradicionais, macarrões preparados de tudo quanto é jeito. A massa a putanesca tem uma história engraçada, aliás. É rápida para se preparar. A esposa tem tempo de dar uma escapulida e preparar o jantar do marido antes dele voltar…
Napolitanos: expansivos, informais, nostálgicos…
Falar muito, em voz alta, e gesticular o tempo todo? Ser expansivo e informal? Isso é com os napolitanos! São deles também a alegria, o sentimentalismo e a nostalgia que se revelam nas mais conhecidas canções italianas: as napolitanas. Qual brasileiro nunca ouviu O Sole mio ou não conhece a Tarantella? Quem já cantou Funiculi, funiculà numa cantina paulistana depois de ter tomado uns bons goles de vinho tinto sabe do que estamos falando!
A alma apaixonada do napolitano pode ser sentida em canções como Malafemmena, cantada em dialeto. Repare a letra, em dialeto napolitano; você entende! Há palavras bem parecidas com o português. Nesses trechos você pode observar o que é uma relação de amor e ódio tipicamente napolitana. Afinal, é melhor escrever uma canção que cometer um crime passional:
“Si avisse fatto a n’ato chello ch’’e fatto a mme, st’ommo t’avesse acciso…” (“Se você tivesse feito a outro o que fez a mim, esse homem teria te matado!”)
“Femmenna, si’ ddoce comme ‘o zucchero, però sta faccia d’angelo te serve pe’ ‘ngannà…” (“Mulher, você é doce como açúcar, mas essa cara de anjo serve para enganar…”); e vai por aí…
Video
Guiar em Nápoles, uma aventura
Alugar um carro para visitar a Campânia, a região italiana que tem Nápoles por capital, pode ser uma ótima ideia. Mas em Nápoles mesmo, prefira os transportes públicos que funcionam bastante bem.
O trânsito napolitano é caótico, ninguém respeita ninguém, todo mundo se espreme, tentando passar ao mesmo tempo. Se você parar numa faixa de segurança para deixar alguém passar, pode bem ser que o cidadão no carro logo atrás comece a buzinar apressado…
Outra dificuldade é achar onde estacionar. Além de ser uma empresa difícil achar estacionamento, nem sempre as indicações de onde é proibido são claras. Pergunte a um napolitano… Talvez ele saiba!
Se você tiver alugado o carro em outra cidade italiana e pretende passar uns dias em Nápoles, devolva o automóvel ao chegar e pegue outro quando for deixar a cidade.
O Hotel de Mr. Brazil
A história (verdadeira) de um hotel napolitano
Entre as histórias de Nápoles, esta é uma das mais interessantes. Um dos mais antigos hotéis napolitanos foi comprado em 1878 por um inglês chamado Mr. Brazil, que o ampliou e reformou, introduzindo confortos modernos para a época, como água corrente aquecida.
A partir daí, Brazil ficou com uma dívida enorme… Gastar a olho, sem critério e sem pensar dá nisso.
Certo dia, em 1886, quando apareceu um oficial de justiça com ordem de penhorar o estabelecimento, um hóspede simplesmente disse: “Ponha na minha conta!”. Esse abastado visitante era o biólogo marinho George Parker, que cumpriu sua palavra e tornou-se proprietário do hotel.
Hoje o Parker’s é um hotel muito elegante, apto a oferecer todo o conforto, e seu restaurante George’s é tão renomado que a Accademia Italiana della Cucina dá seus cursos lá.
Informações práticas
Como ir a Nápoles
Avião
Não existem voos diretos do Brasil. Pegue uma conexão em Roma ou Milão.
Veja passagens aéreas e pacotes para Nápoles
Onde se hospedar em Nápoles
Escolha e reserve seu hotel em Nápoles
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos