Calendimaggio, Festa da Primavera

Uma das mais belas festas italianas. em Assis, na Umbria, um evento de origem medieval, com todo mundo vestido a caráte,r com roupas de época.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Calendimaggio, a festa da primavera

Menos conhecido, mas tão interessante quanto o Carnaval de Veneza ou o Palio de Siena, o Calendimaggio de Assis é a festa que comemora as “calendas de maio”, ou seja, a chegada da primavera. Ocorre todos os anos, começando na primeira quinta-feira de maio (exceto quando caia em um feriado), e dura até o domingo. Festas folclóricas há aos montes na Itália, mas em poucas é possível curtir de verdade em meio à população local, sem ser engolfado por multidões e em um cenário medieval autêntico: a própria cidade de Assis.

Mapa de Assisi (Assis)

Competições, jogos e desfiles

Marcado por competições (jogos e desfiles) entre os habitantes dos bairros da Nobilissima Parte di Sopra (parte alta da cidade) e da Magnifica Parte di Sotto (parte baixa), o Calendimaggio reproduz uma rivalidade que remonta ao século XIV. O interessante é que os jogos são medievais (cabo-de-guerra, tiro ao alvo com arco-e-flecha…), assim como os desfiles, acompanhados por músicas especialmente compostas para a ocasião e cantadas por corais.

Todo mundo vestido com roupas medievais

Todos os participantes, sem exceção, dos idosos aos bebês, usam trajes medievais. Não se espante, portanto, se ao percorrer o labirinto de ruas e passagens de Assis cruzar com um guerreiro com espada na cintura e elmo na cabeça; com uma dama da corte ricamente vestida; ou com um maltrapilho servo de gleba… Esteja certo de que você os reconhecerá no dia seguinte: o soldado é o pacífico jornaleiro da esquina; a nobre, a caixa do mercadinho; e o pobre camponês, um motorista de táxi.
As alegorias, as roupas, os temas e as músicas dos desfiles são mantidos em segredo até o momento da apresentação e, ao final, julgados por uma comissão que escolhe a parte vencedora. Nos desfiles, há até carros alegóricos, como nas nossas escolas de samba, mas a diferença é que são puxados ou empurrados pelos participantes: é proibido utilizar recursos técnicos que não existissem na Idade Média.

Vídeo sobre a Festa da Primavera, o Calendimaggio

Os desfiles, o ponto alto da festa

Os pontos altos do Calendimaggio são, é claro, os desfiles, mas a festa tem momentos simbólicos muito divertidos, como a entrega das chaves da cidade pelo prefeito ao Maestro de Campo, que passa a ser a autoridade máxima de Assis enquanto durar ofestejo. Outro ponto alto é a eleição, dentre meninas em torno de 15 anos, da Madonna da Primavera. Todos esses momentos “solenes”, que transcorrem em um clima de aparente seriedade, são pura diversão.

Nas tavernas: vinhos e porchetta

Durante os dias de festa, alguns edifícios públicos são transformados em tabernas onde são servidos sanduíches de porchetta (um delicioso leitãozinho assado, prato tradicional do centro da Itália) e vinho tinto. À noite, sobretudo, esses locais ficam cheios de gente de todas as idades, e a alegria fica por conta dos jovens, na sua maior parte universitários vindos da vizinha Perugia.

Calendimaggio. Site oficial.

Saiba mais sobre Assis, a terra de São Francisco

Como ir para Florença, capital da Toscana

Compare preços de pacotes e passagens aéreas para Florença

Onde se hospedar na Toscana

Todas cidades Toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Onde se hospedar em outras regiões da Itália

Estabelecimentos listados por região

Booking.com

Mais sobre o assunto:

O Santo Sudário

Verdadeiro ou fake? O Santo Sudário, que teria coberto o corpo de Cristo crucificado, guardado em Turim (Torino), na Itália, é objeto de polêmica quanto à sua autenticidade.

Read More »

Eventos em Veneza

Os principais eventos em Veneza: o Carnavale di Venezia, a Regata Storica, a Festa del Redentore, dicas e informações sobre os eventos.

Read More »
Portofino, na Riviera Italiana

O italiano, filho mais velho do latim

Afinal, quando o latim virou italiano? Acredita-se que já no século V da era cristã a língua que então se falava na Itália não era mais exatamente latim, nem mesmo latim vulgar, mas algo já um tanto diferente, embora não fosse ainda um italiano arcaico. Só os padres falavam latim.

Read More »
Gabinetto Segretto, Museu Arqueológico de Nápoles, na Itália

O Gabinetto Segreto

O erotismo no Império Romano: o Gabinetto Segreto do Museu Arqueológico de Nápoles, pinturas e peças de cunho erótico encontradas em Pompeia e Herculano, esculturas gregas e romanas.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.