Calendimaggio, Festa da Primavera

Uma das mais belas festas italianas. em Assis, na Umbria, um evento de origem medieval, com todo mundo vestido a caráte,r com roupas de época.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Calendimaggio, a festa da primavera

Menos conhecido, mas tão interessante quanto o Carnaval de Veneza ou o Palio de Siena, o Calendimaggio de Assis é a festa que comemora as “calendas de maio”, ou seja, a chegada da primavera. Ocorre todos os anos, começando na primeira quinta-feira de maio (exceto quando caia em um feriado), e dura até o domingo. Festas folclóricas há aos montes na Itália, mas em poucas é possível curtir de verdade em meio à população local, sem ser engolfado por multidões e em um cenário medieval autêntico: a própria cidade de Assis.

Mapa de Assisi (Assis)

Competições, jogos e desfiles

Marcado por competições (jogos e desfiles) entre os habitantes dos bairros da Nobilissima Parte di Sopra (parte alta da cidade) e da Magnifica Parte di Sotto (parte baixa), o Calendimaggio reproduz uma rivalidade que remonta ao século XIV. O interessante é que os jogos são medievais (cabo-de-guerra, tiro ao alvo com arco-e-flecha…), assim como os desfiles, acompanhados por músicas especialmente compostas para a ocasião e cantadas por corais.

Todo mundo vestido com roupas medievais

Todos os participantes, sem exceção, dos idosos aos bebês, usam trajes medievais. Não se espante, portanto, se ao percorrer o labirinto de ruas e passagens de Assis cruzar com um guerreiro com espada na cintura e elmo na cabeça; com uma dama da corte ricamente vestida; ou com um maltrapilho servo de gleba… Esteja certo de que você os reconhecerá no dia seguinte: o soldado é o pacífico jornaleiro da esquina; a nobre, a caixa do mercadinho; e o pobre camponês, um motorista de táxi.
As alegorias, as roupas, os temas e as músicas dos desfiles são mantidos em segredo até o momento da apresentação e, ao final, julgados por uma comissão que escolhe a parte vencedora. Nos desfiles, há até carros alegóricos, como nas nossas escolas de samba, mas a diferença é que são puxados ou empurrados pelos participantes: é proibido utilizar recursos técnicos que não existissem na Idade Média.

Vídeo sobre a Festa da Primavera, o Calendimaggio

Os desfiles, o ponto alto da festa

Os pontos altos do Calendimaggio são, é claro, os desfiles, mas a festa tem momentos simbólicos muito divertidos, como a entrega das chaves da cidade pelo prefeito ao Maestro de Campo, que passa a ser a autoridade máxima de Assis enquanto durar ofestejo. Outro ponto alto é a eleição, dentre meninas em torno de 15 anos, da Madonna da Primavera. Todos esses momentos “solenes”, que transcorrem em um clima de aparente seriedade, são pura diversão.

Nas tavernas: vinhos e porchetta

Durante os dias de festa, alguns edifícios públicos são transformados em tabernas onde são servidos sanduíches de porchetta (um delicioso leitãozinho assado, prato tradicional do centro da Itália) e vinho tinto. À noite, sobretudo, esses locais ficam cheios de gente de todas as idades, e a alegria fica por conta dos jovens, na sua maior parte universitários vindos da vizinha Perugia.

Calendimaggio. Site oficial.

Saiba mais sobre Assis, a terra de São Francisco

Como ir para Florença, capital da Toscana

Compare preços de pacotes e passagens aéreas para Florença

Onde se hospedar na Toscana

Todas cidades Toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Onde se hospedar em outras regiões da Itália

Estabelecimentos listados por região

Booking.com

Mais posts

A Itália na Idade Média

Como era a vida na Itália na Idade Média. A sociedade medieval, sua estrutura social, os servos, os vilões, a Igreja, o feudalismo.

Castel Vecchio, Nápoli

Histórias de Nápoles

Curiosidades sobre Nápoles, os napolitanos, como é guiar em Nápoles, as massas e pizzas napolitanas.

Arredores de Nápoles

Curiosidades, história, lendas e mitos em um passeio perto da capital da Campânia, no centro da Itália.

O Santo Sudário

Verdadeiro ou fake? O Santo Sudário, que teria coberto o corpo de Cristo crucificado, guardado em Turim (Torino), na Itália, é objeto de polêmica quanto à sua autenticidade.