Florença, a cidade-museu
Como ir
Avião
Não há voos diretos do Brasil. A capital da Toscana tem conexões aéreas com as mais importantes cidades da Itália e de outros países europeus. O aeroporto Americo Vespuccio fica a 4 km da cidade. Uma corrida de táxi até o centro não é cara. Há ônibus diretos do aeroporto até a estação Santa Maria Novella, no centro. Muitos voos chegam ao aeroporto Galileu Galilei, em Pisa, de onde existem trens diretos para Florença, localizada a 80 km dali.
Veja passagens aéreas e pacotes
Carro
A partir de Roma (280 km), Bolonha (105 km) ou Milão (300 km), pegue a A1. De Veneza (255 km), a A13 e, ao chegar a Bolonha, a A1. De Gênova (225 km), indo pelo litoral, utilize a A12 e depois a A11.
Trem
Florença é ligada por trens a Roma (1h30 a 2h30), Bolonha (1h30), Milão (2h45 a 4h) e Veneza (1h30 a 2h). Também tem conexões ferroviárias com outras cidades toscanas.
Ônibus
Há ônibus diretos de Roma e Milão para Florença. Eles o deixarão ao lado da estação Santa Maria Novella, no centro histórico.
Como circular por Florença – Vejas dicas sobre transportes em Florença
Hotéis em Florença
Embora existam em Florença hotéis instalados em belas vilas históricas na periferia, o centro histórico, sobretudo as proximidades do Duomo é a área mais prática para se hospedar e fica perto de tudo: pontos turísticos, comércio, restaurantes. Organize roteiros para optimizar seu tempo pois em Florença há realmente muito para se visitar.
Escolha e reserve seu hotel em Florença
Melhor época
Florença pode ser visitada em qualquer época do ano, mas evite o auge da alta estação: o verão europeu. Há turistas demais, tem filas para visitar museus, o serviço dos restaurantes perde qualidade, tudo se torna mais caro. Se puder, viaje na primavera ou no outono, a baixa estação. Veja mais informações sobre a melhor época para ir à Itália.
Atrações turísticas em Florença
Não é novidade para ninguém que a Itália é o país das artes. A região da Toscana é uma das que mais se destacam pelo volume e riqueza do patrimônio artístico. A concentração de obras de arte na capital toscana é simplesmente um escândalo!.
A capital toscana tem tantas atrações turísticas de primeira grandeza, que somos obrigados a separar informações sobre a cidade, das atrações, em páginas diferentes. A listagem de pontos de interesse é interminável! Veja “Atrações em Florença“.
Dicas
A cidade é perfeita para se visitar a pé, não de carro. O carro serve apenas (embora não seja realmente necessário), para visitar outras atrações na Toscana, próximas. É o caso de Siena, Lucca, Pisa, San Gimignano, acessíveis de trem ou de ônibus. O trajeto entre Florença e cada uma dessas cidades, que podem ser visitadas em um bate-e-volta, é de aproximadamente meia hora. É proibido estacionar no centro histórico e os estacionamentos são caríssimos. Poucos hotéis, exceto os de luxo, possuem garagem própria.
A cidade renascentista merece no mínimo uns três dias para se visitar o básico. Para visitar seus inúmeros museus e principais atrações, o ideal seria dispor de pelo menos uma semana. Calce sapatos confortáveis pois vai caminhar muito. Se puder evite a alta temporada quando a cidade é invadida por multidões de turistas do mundo todo.
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos