Costa de Sauípe, na Costa dos Coqueiros
Mapa da Costa dos Coqueiros (Costa do Sauípe)
Como ir
Veja passagens aéreas e pacotes para a Bahia
Carro
De Salvador siga a Linha Verde (rodovia BA-099), direção norte, até o km 74.
Ônibus
Há ônibus climatizados ao aeroporto de Salvador até o resort.
Hotéis na Costa do Sauípe
Escolha e reserve seu hotel em Camaçari
Escolha e reserve seu hotel na Praia do Forte
Escolha e reserve seu hotel na Costa do Sauípe
Escolha e reserve seu hotel em Lauro de Freitas
Melhor época
Sauípe pode ser visitado o ano todo, mas se puder evite os períodos de férias escolares.
Atrações Turísticas
Sauípe, na Costa dos Coqueiros (Município de Mata de São João), é mais precisamente um grande complexo hoteleiro na Vila Nova Praia, formado por cinco grandes hotéis de luxo e pousadas.
Devido à rara beleza de sua paisagem, é conhecida como “Polinésia Brasileira”. Em sua enseada ancoram barcos de pescadores; a faixa de areia, enfeitada por coqueiros, é ideal para caminhadas.
Praia do Forte
Os recifes ao longo da costa na Praia do Forte em Sauípe, formam piscinas naturais de 1m a 5m de profundidade, excelentes para banhos e mergulhos com snorkel. Com águas transparentes, as piscinas levam nomes como Aquário, do Lord, Lagoa Azul e Papagente. De julho a novembro, com um pouco de sorte, você poderá avistar baleias jubarte. À noite, a Alameda do Sol é o local do agito. Os restaurantes e barzinhos ficam lotados, todo mundo sai para o footing ou para dar uma espiada nas barraquinhas de artesanato. Veja mais sobre a Praia do Forte
Projeto Tamar
Visitando na Praia do Forte a sede do projeto Tamar de proteção às tartarugas-marinhas, você poderá conhecer esses animais e o trabalho desenvolvido para a preservação das espécies que desovam nas imediações. Os monitores explicam as particularidades das espécies e o trabalho de proteção aos animais. Sede: Praia do Forte, junto ao farol. Abre das 9h às 20h.
Castelo Garcia D’Avilla
As ruínas do Castelo Garcia D Ávila encontram-se a 2 km da Praia do Forte. O que restou do edifício-sede do maior latifúndio brasileiro de todos os tempos foi tombado pelo IPHAN em 1938 e transformado em Centro Cultural e Museu Histórico. O castelo é o único com características medievais européias existente nas Américas e sua história está intimamente ligada à de Salvador e ao desbravamento dos sertões da Bahia. Sua construção iniciou-se em 1551 na sesmaria doada a Garcia de Souza D’Ávila pelo primeiro Governador Geral, Tomé de Souza. Fundação Garcia D’Ávila – Alameda do Farol, Praia do Forte. Saiba mais sobre o Castelo Garcia d’Avila
Reserva da Sapiranga
A 5 km da vila da Praia do Forte. Compreende uma área de 600 ha onde são preservadas muitas espécies de animais silvestres, orquídeas, bromélias e árvores como gameleira, mangueira, jaqueira, embaúba, sucupira e dendê (boa oportunidade para ver um dendezeiro). Não se assuste com os lagartos. A reserva, que possui um Centro de Apoio ao Visitante e um mini-zoológico onde são tratados animais feridos encontrados na mata ou resgatados de comerciantes ilegais, conta com guias para trekking. Há trilhas de até 8 km de extensão, algumas utilizadas para demonstração das atividades desenvolvidas na reserva.
Imbassaí
A paisagem é de uma beleza ímpar: são 6 km de praias de areia fina, com dunas e coqueiros, ladeadas por cursos d’água. Aliás, o nome tupi do vilarejo significa “caminho do rio”. O mar tem ondas fortes em alguns trechos; em outros, recifes formam piscinas boas para banhos. O lugar ideal para passar o dia é a foz do Imbassaí, onde o mar é calmo e há água doce. Com tempo e disposição, você poderá fazer trekking, sandboarding, canoagem, mergulho, surf, pesca ou ainda rafting nas corredeiras do Rio Pojuca, entre a Praia do Forte e Imbassaí.