Transportes em Paris

ônibus - Paris, França


Transportes em Paris: metrô, ônibus, RER

Circulando por Paris

Paris é uma das cidades mais bem servidas no mundo em transportes públicos. Existem ônibus, metrôs e trens que vão para tudo quanto é canto e até um barco-ônibus que navega pelo Sena. Mas há outras formas de se locomover e de passear, que atendem a todos os gostos e orçamentos e que você poderá considerar atraentes, seja para ir de um ponto a outro ou simplesmente para curtir a cidade.

metrô de ParisMetrô

Este é, sem dúvida, o meio mais prático e rápido de se locomover por Paris. Porém, evite os horários de pico (pela manhã e final da tarde), quando os vagões ficam lotados.
Com 14 linhas e 297 estações, a rede de metrô cobre hoje toda a cidade e os subúrbios.
Saiba mais

Ônibus em Paris peqÔnibus: linhas urbanas regulares

Os ônibus parisienses São eficientes e começam a funcionar às 5h30 da manhã. Saiba mais

City Tours de ônibus

Há City Tours bem práticos onde você pode descer onde quiser, visitar o que deseja e tomar o próximo com o mesmo passe. Saiba mais

Passes de transporte

Há passes que dão direito, durante seu período de validade, a tomar quantos metrôs, ônibus e RER desejar por um período determinado. Embora muito prático, esse tipo de passe nem sempre vale a pena para quem está hospedado numa região central da cidade, onde estão as principais atrações, e só utiliza ocasionalmente os transportes públicos. Sai mais barato, nesse caso, comprar um carnê de dez bilhetes, que você vai usando à medida de suas necessidades. Não esqueça de que, com baldeações, você vai para qualquer lado com um só bilhete.

Onde comprar – Você pode obter todo tipo de informação sobre custo de bilhetes para ônibus e metrô bem como sobre os passes que oferecem vantagens e duração variada, no site oficial da RAPT, a companhia parisiense de transporte.

Atenção – Não perfure passes semanais ou mensais na maquininha do ônibus ou os inutilizará; apenas os apresente, com a respectiva carteira, ao motorista ou ao fiscal.

Validade – O passe semanal Navigo começa a valer na segunda-feira, portanto não compensa adquiri-lo no meio da semana. O forfait mensal vale do primeiro ao último dia do mês (e não durante quaisquer 30 dias seguidos). Para adquirir a carte talvez você precise se expressar um pouco em francês. Essa carte é pessoal e intransferível e para tirá-la é preciso apresentar uma fotografia 5×7 e preenchê-la com seus dados e com o endereço onde você está hospedado. Você usa bigodes e é moreno? Então não peça emprestada a carta de sua namorada loira, pois em caso de fiscalização, o passe será apreendido e você será multado. Mesmo falando um excelente francês, você ficará ruborizado ao explicar como conseguiu sair tão diferente na foto! À venda nas estações de metrô ou, mais fácil, pelo site da RATP.

Há passes que valem também para regiões vizinhas, mas são mais caros. O preço varia dependendo da zona abrangida.

Os passes mais baratos são os de zonas 1 a 3; com eles, além de Paris, você pode ir a La Défense, Vincennes e St-Denis. Com os de zonas 1 a 5, você pode ir a Versalhes, Auvers-sur-Oise, Malmaison, Saint-Germain-en-Laye, e aos aeroportos Charles de Gaulle e Orly. Para ir também a lugares mais distantes, como Fontainebleau e Rambouillet, precisará do passe que cobre as zonas 1 a 8.

Táxi

Como o sistema de transportes públicos é bastante eficiente, você provavelmente só vai usar táxi para ir e voltar do aeroporto ou para se locomover à noite. A tarifa para rodar na zona suburbana é mais cara do que na zona urbana. A bandeirada também é mais cara das 19h às 7h e aos domingos.

Uma corrida de táxi dentro de Paris não é muito cara. É claro que depende da distância e do trânsito. Muitos motoristas se recusam a transportar mais do que três pessoas.

Ao tomar um táxi, tenha sempre dinheiro trocado e muitas moedas com você; os motoristas parisienses nunca têm troco. Seja objetivo ao indicar onde quer ir (endereço, arrondissement e alguma referência, como o metrô mais próximo) e fique na sua.

Empresas de rádio-táxi

Taxi Bleu  Tel. 08/91701010 ou 01/49362948
Taxi G7 Tel. 01/41276699 (atendimento em inglês) ou 01/47394739

Quando for pegar um avião, principalmente de manhã, e aos sábados, domingos e feriados, peça para a recepção do seu hotel fazer a reserva do táxi na véspera.

Automóvel

É melhor alugar um elefante branco, ou de qualquer outra cor, do que um automóvel para circular em Paris. O trânsito não é nenhuma maravilha, é difícil encontrar lugar para estacionar e os estacionamentos são caros. As multas também!

A História de Paris o interessa?

Veja todas as postagens sobre a história de Paris

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França