Toscana

Sobre a Toscana

Com justa razão, a Toscana é uma das regiões da Itália mais visitadas por gente do mundo inteiro. Nela ficam muitas das mais belas e interessantes cidades italianas, como a esplêndida Florença (a capital regional), Siena, Pisa, Lucca e San Gimignano, todas repletas de obras de arte.

É uma deliciosa experiência percorrer a Toscana pelas estradinhas que cortam olivais, vinhedos e bosques de ciprestes, atravessar vales e colinas, desfrutar de bucólicas paisagens que inspiraram tantos artistas e surpreender-se com uma sucessão de minúsculos vilarejos de ar ainda medieval.

Mapa da Toscana

Como ir

Não há voos diretos do Brasil. O mais fácil é voar para Roma ou Milão e tomar uma conexão. O aeroporto de Florença não recebe aviões grandes. Pode ser mais prático tomar o trem.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Todas cidades toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

História da Toscana

Embora a História toscana remonte à época do antiquissimo povo etrusco, várias de suas cidades foram fundadas ou incorporadas pelo Império Romano, como a própria Florença. Mais tarde, na Idade Média, muitas delas prosperaram com governos independentes, exercidos por ricas famílias de comerciantes e banqueiros que disputavam acirradamente o poder sobre a região.

As guerras de guelfos e gibelinos

No século XIII, os toscanos foram abalados por guerras entre os guelfos, partidários do papa, e os gibelinos, que apoiavam o imperador do Sacro Império Românico-germânico, Federico Barbarossa. Mais tarde, sob o domínio da poderosa família Medici, Florença acabou por submeter praticamente todas as cidades vizinhas, seguindo-se um período de grande desenvolvimento das artes – a Renascença –, que deu ao mundo gênios como Leonardo da Vinci e Michelangelo, além de dezenas de outros menos conhecidos dos brasileiros.

Vídeo sobre a Toscana

Um fabuloso acervo artístico e arquitetônico

Hoje, provavelmente não há outro lugar no mundo onde a concentração de obras de arte medievais e renascentistas seja maior que na Toscana. Não estamos falando só de pinturas e esculturas, mas também de obras arquite­tônicas: palácios, igrejas e até mesmo torres, como a de Pisa. Vestígios da cultura etrusca são encontrados em vários museus, e heranças do Império Romano podem ser vistas aqui e acolá, bem como muralhas e ruínas de fortalezas que remontam ao início da Idade Média.

Culinária toscana

Mesmo para quem não pensa em fazer uma viagem de cunho cultural, a Toscana é, além de bela, literalmente saborosa. A excelente culinária, os vinhos, os doces e os produtos agropecuários locais dão água na boca de qualquer um.

Dica

Você tem curiosidade de saber como era viver na Toscana na época dos Medici? Leia A Vida Cotidiana – A Itália no Tempo de Maquiavel (Paul Larivaille, Companhia das Letras, São Paulo, 1988).

Como conhecer a Toscana

A melhor opção para quem não tem muito tempo é utilizar Florença como base. A cidade fica no centro da região e de lá há transporte para todos os lugares. Os principais pontos de interesse são tão próximos entre si que os mais apressados podem visitar mais de uma cidade por dia.

Percorrer a Toscana

É extremamente fácil e barato viajar pela Toscana de trem. Da estação Santa Maria Novella, em Florença, partem trens para as principais cidades.

Bem ao lado da estação ferroviária fica a SITA, companhia de ônibus que complementa os itinerários para os lugares onde a estação ferroviária fica longe do centro histórico. Via Catarina da Siena 17r

Apesar de a Toscana ser muito bem servida por transportes públicos, é mais fácil e agradável alcançar de carro os povoados rurais mais isolados. Essa alternativa, aconselhável para os que querem explorar melhor a região e têm tempo, é excelente para aqueles que já conhecem as cidades mais famosas e desejam ter uma experiência diferente, como hospedar-se em fazendas e praticar o agroturismo, que está muito em moda na Itália. Não é demais lembrar: alugar automóvel só compensa nessas circunstâncias.

Maquina fotografica

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens