Roma

Roma, a origem de nossa civilização

Reza a lenda sobre o surgimento de Roma, que Rômulo e Remo, descendentes do herói Enéas, eram gêmeos abandonados, que foram amamentados por uma loba e depois adotados por um casal de pastores. Rômulo, depois de matar seu irmão, teria fundado a cidade em 21 de abril de 753 a.C.. Para isso escolheu um lugar formado por sete colinas às margens do rio Tibre (Tevere, em italiano). Estudos arqueológicos parecem comprovar essa data, ou o ano, pelo menos, como correto. Antes da datação cristã que usamos hoje, o tempo era contado no mundo ocidental a partir da fundação de Roma.

Mapa de Roma

Como ir a Roma

Avião

Há voos diretos do Brasil. O principal aeroporto de Roma, o Leonardo da Vinci (Fiumicino), localizado a 30 km a sudoeste da cidade, é ligado ao centro da capital por um trem direto. O percurso leva 30 minutos e a passagem custa 10 euros. O táxi do aeroporto Fiumicino até a estação Termini custa entre 45 a e 60 euros. O trem direto custa em torno de 14 euros.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

Roma é ligada às demais cidades italianas e europeias por excelentes rodovias. Embora “todos os caminhos levem a Roma”, três dessas estradas são as principais: a autoestrada A1, para quem vem de Milão, no norte da Itália, ou de Nápoles, no sul; a A24, que liga a capital italiana a Pescara, na costa do Adriático, no leste do país; e a A12, que acompanha a costa do Tirreno, rumo ao norte, até Gênova.

Trem

Roma tem ligações ferroviárias com as principais cidades italianas como Florença (1h30 a 2h30), Milão (4h30 a 6h20) e Nápoles (1h45 a 3h), bem como com grandes cidades de outros países europeus. A estação central, onde você descerá ao chegar, chama-se Termini. Essa estação é também onde as duas linhas do metrô romano se cruzam.

Hotéis em Roma

A algumas quadras da estação ficam hotéis econômicos. Mas há hotéis de todos os preços por toda a cidade. Evite hospedar-se em bairros afastados do centro histórico.

Escolha e reserve seu hotel

Melhor época

A melhor época para essa viagem é a primavera. em segundo lugar, o outono.  Evite os extremos: o auge do verão e o auge do inverno. Veja mais informações sobre a melhor época para ir a Roma.

Atrações turísticas

Repleta de resquícios de diferentes épocas, a capital italiana é uma cidade cheia de vida, uma das mais belas e interessantes metrópoles do mundo, além de ter, incrustado em seu território, um Estado independente, o Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana. Além de seu lado religioso, a capital italiana tem seu lado mundano, a animada noite romana.  E também tem muito o que se ver, visitar e fazer. Leia sobre as atrações turísticas em Roma.