Roma à noite
Roma à noite
Roma à noite

Roma: vida noturna

Roma não tem uma vida noturna como a de Paris ou Nova York, embora existam muitos bares e danceterias para o público jovem. Como acontece em qualquer cidade, um bairro ou uma determinada casa vira “moda” por alguns anos, depois fecha ou “murcha”, e surgem novos endereços. Na revista Trovaroma, vendida em bancas de jornal, estão todos os lugares da moda para dançar ou ouvir música, com preços, endereços e um texto sobre a casa. Quem fala bem inglês pode procurar o Wanted in Roma, quinzenal, com tudo o que está acontecendo de interessante na cidade.

Mapa de Roma

Que tipo de programa você procura?

Para quem quer apenas tomar um drink e passear, uma boa opção é ir ao Trastevere ou ao Campo dei Fiori, onde há vários cafés, restaurantes, pizzarias e enotecas. Outra opção, bem mais fora de mão, é o Testaccio, um dos mais antigos bairros de Roma, um lugar colorido, cheio de gente bonita (e eventualmente exótica…), lotado às sextas e sábados à noite. Ali proliferam discotecas, danceterias, clubes noturnos e casas onde se escuta todo tipo de música: latina, jazz, rock etc. (Metrô: Piramide. Ônibus: 716). Dependendo de suas intenções, não vá fantasiado de turista. O ideal, em certas casas da moda, para ser bem aceito, fazer amizades e paquerar, é ir no dia anterior, reconhecer o terreno, e voltar na noite seguinte devidamente produzido. Chegando lá, procure sua tribo… Caso queira apenas dar uma volta e beber num barzinho comum, vá com a roupa que quiser: o Testaccio tem de tudo, inclusive turistas.

Roma: os lugares mais elegantes

Para os mais comportados, existem lugares elegantes e menos agitados, restaurantes finos, cafés e bares nas cercanias da Piazza Navona e da Piazza di Spagna. Em alguns desses lugares é recomendável vestir-se mais formalmente, usar um blazer ou eventualmente terno e gravata. Não são locais para ir de jeans, camiseta e tênis.

Roma: tours noturnos

Para quem deseja algo menos boêmio, uma boa coisa para fazer à noite é um tour pela cidade, seja por conta própria, seja pegando o ônibus turístico Linea 110. Os monumentos romanos podem ser ainda mais bonitos à noite, quando iluminados por potentes holofotes, que de dia.

Informações práticas

Hotéis em Roma

A algumas quadras da estação ficam hotéis econômicos. Mas há hotéis de todos os preços por toda a cidade. Evite hospedar-se em bairros afastados do centro histórico.

Escolha e reserve seu hotel

Como ir a Roma

Veja pacotes e passagens aéreas para Roma