Ônibus em New York
Ônibus em New York - foto- www.autoevolution.com
Ônibus em New York

Ônibus em New York

As vantagens dos ônibus

Uma maneira econômica de apreciar a cidade

Fora dos horários de pico, os ônibus podem ser um bom meio não apenas de locomoção mas de observação da cidade. Como possuem ar condicionado, são agradáveis durante o verão escaldante de Nova York. No inverno, são aquecidos.

Mapa de New York

Horários de funcionamento

 Emboras certas linhas tenham serviço 24 horas por dia, algumas só funcionam das 7h às 22h. Conforme o bairro em que você estiver, pode ser meio desconfortável pegar ônibus à noite.

Vídeo: um percurso de ônibus em New York

Algumas precauções

Quando você se afasta um pouco de Manhattan, os pontos estão repletos de pessoas dos mais diferentes aspectos. A partir da 90th Street as linhas são frequentadas por um pessoal que não inspira muita confiança. Se pude evite horários tardios em certas regiões ou pelo menos evite transportas valores, cartões de crédito na carteira ou aparelhos caros. Embora durante o dia os motoristas só parem nos pontos, entre 10 horas da noite e cinco horas da manhã, se você solicitar ao motorista, ele para onde você pedir. Por que um sistema assim não é utilizado nas grandes cidades brasileiras, principalmente, sabendo-se que n,são muito mais inseguras do que New York?

Durante o dia, os ônibus só param nos pontos designados. Entre 10 da noite e 5 da manhã você pode pedir para o motorista parar aonde você precisa descer, dentro da rota do ônibus, claro. Todos os ônibus são equipados com elevadores para cadeira de rodas.

Pontualidade

Os ônibus novaiorquinhos, além de numerosos, costumam ser (quando trânsito permite…) de uma pontualidade invejável. Em bairros mais calmos e com menos trânsito, raramente se atrasam.

Transporte para quem não tem pressa

Embora os ônibus em New York, reconhecíveis pelas cores – brancos e azuis –  tenham muitas vantagens e sejam um meio de transporte seguro, são mais lentos do que o metrô. O número da linha e o destino está suficientemente visível no display na parte superior da frente do veículo.

Tão simples como o metrô ou mais

Ao contrário de São Paulo, o urbanismo novaiorquino com longas ruas e avenidas, sempre retas, facilita muito a utilização dos ônibus. Não tem muito o que errar.  De qualquer modo (olhe o mapa de New York), a cidade tem a forma aproximada de um retângulo alongado cortado por linhas de metrô. No sentido leste-oete (do rio Hudson  ao outro lado da ilha) há menos linhas de metrô e os ônibus são mais úteis.

O Metrô card

É uma carta de transporte que serve para ônibus e metrô, que você mesmo recarrega numa maquininha. O pagamento pode ser também feito por meio de cartão de crédito. Mas existem também passes de transportes em New York válidos por uma semana ou por um mês. Você pode descer do ônibus e usar a mesma para para tomar o metrô ou outro ônibus. Essas maquinhas de recarga oferece opção de idiomas. Práticas para quem não domina muito o inglês.

Pagamento ao entrar no veículo

Você pode pagar a passagem diretamente ao motorista (não existe cobrador), mas eles não dão troco. Você tem que ter exatamente o valor da passagem. Se você pagou a passagem em dinheiro tem que pedir ao motorista um tansfer para ser utilizado em outro ônibus (sem pagamento extra).

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em New York

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade