Metrô em New York
Metrô de New York
Metrô de New York – o “Subway”

Metrô em New York

O metrô (subway), que cobre toda a cidade e os subúrbios, é a alternativa mais prática, econômica e rápida para se deslocar em Nova York. Até há alguns anos, os trens e estações de metrô nova-iorquinos eram sujos e perigosos; embora hoje em dia ainda não sejam muito limpos, sua apresentação melhorou bastante com o sumiço das pichações. Hoje, quem é pego rabiscando vai em cana.

O policiamento interno tem feito com que os ladrões que arrancam bolsas atuem com mais freqüência nas saídas das estações do que dentro delas, sobretudo quando há escadas a subir e a vítima em potencial está cansada demais para correr atrás do larápio.Mesmo assim, se você já utilizou metrô em outros países ou no Brasil, provavelmente não terá uma boa impressão do metrô de Nova York, de ar velhusco e mal-conservado. Pontos a favor: os vagões têm ar condicionado e aquecimento e o sistema funciona direitinho.

Mapa de New York

As linhas de metrô em New York

As linhas marcadas uptown dirigem-se para o norte da ilha; as linhas downtown seguem para o sul. Algumas entradas de estações dão acesso a uma só direção, não sendo possível alcançar as plataformas no sentido contrário. Elas são marcadas como uptown only ou downtown only.

Diferentemente dos metrôs inspirados no modelo parisiense, como os de São Paulo e do Rio, há trens que não param em todas estações (os express).Apenas os local trains param em todas elas. Observe, portanto, o número ou a letra dos trens que servem para você, visíveis na frente da composição.

Enquanto algumas estações servem uma só linha, outras servem várias delas e são verdadeiros labirintos onde você acaba caminhando bastante; é o caso da gigantesca Times Square. Há ainda linhas com nomes diferentes que têm trajetos parcialmente sobrepostos, passando pelas mesmas estações.

Horários do metrô de New York

Há trens o dia inteiro, mas entre meia-noite e 6h30 da manhã a espera é maior. Brasileiros que moraram em Nova York avisam que uma lembrança nada agradável daqueles dias muito quentes ou muito frios e ventosos é a espera do metrô. Se for tarde da noite, a espera é de quinze a vinte minutos.

Certas estações fecham à noite e nos finais de semana. Uma luz vermelha na entrada da estação indica que ela está fechada. Não perca seu tempo, procure outra.

Metrocard

Para pegar o metrô você precisa comprar o MetroCard, um cartão magnético que utilizará nas máquinas automáticas que dão acesso às linhas. Aproveite e solicite um mapa do metrô, sempre útil. Estude-o calmamente, entenda como funciona antes de se aventurar e ir parar no Queens ou coisa parecida. Quem se atrapalha é porque não quis perder uns minutos estudando o mapa.
A passagem vale por viagem efetuada e não por distância percorrida, o que significa que se você estiver acompanhado(a) e for a algum lugar relativamente próximo vale mais a pena tomar táxi.

Onde comprar o Metro Card O MetroCard é vendido nos guichês das estações e em máquinas destinadas a esse fim e é mais barato do que bilhetes, comprados por unidade. Se quiser economizar 20%, compre o MetroCard Pay-per-Ride, que dá direito a 6 viagens. Existe também o Unlimited Ride 1-day Fun Pass, que lhe permite fazer quantas viagens quiser em um mesmo dia. O Unlimited Ride 7-days vale por uma semana; o Unlimited Ride 30-days vale por 30 dias. Estude o que pretende visitar, onde fica cada atração e veja quantas viagens fará por dia, para só então se decidir. O MetroCard vale também para ônibus.

Em suma, o MetroCard é indispensável, exceto se você estiver resolvido a só andar de táxi ou tiver motorista particular. Um mesmo cartão MetroCard Unlimited Ride só abre a catraca da estação uma vez a cada 20 minutos. Portanto, não adianta querer entrar e entregar o cartão a seu amigo para que ele também passe… Já o MetroCard Pay-per-Ride pode ser usado até por quatro pessoas na mesma catraca, ao mesmo tempo.

Leia em “Matérias Especiais”

História do Metrô de New York, como foi construído

Outros meios de transporte em New York

Veja informações sobre outros meios de transportes em New York

Informações práticas

Como ir a Nova York

Compare os preços de passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro